Sonoff - Xiaomi

Boa tarde a todos,

Tenho usado três sonoff basic ligados umas downlight, com integração ao HA, onde depois controlo com us aqara wireless switch.

Mas se por algum motivo falta a luz, tenho de andar a reiniciar o HA porque deixa de funcionar.

Existe algum dispositivo Xiaomi que possa usar no lugar dos sonoff?

Cumprimentos,

E a informação que falta? Temos de ser nós a adivinhar? Configurações, SO, versão do HA, firmware dos basic…

:man_facepalming:t2:
Acho que essa resposta foi desnecessária! Que agressividade lol.

A minha pergunta era se existe alguma coisa similar ao sonoff basic na xiaomi e não tentar solucionar algo.

Percebi que era para solucionar, daí as perguntas…

Tens alguns equipamentos Zigbee que fazem basicamente o mesmo que os Sonoffs Basic mas são um pouco mais caros.

https://www.aliexpress.com/item/32966584298.html

E de que tipo de downlights tens?

Atenção que esses dispositivos podem não ser compatíveis com o gateway da xiaomi…

@Skribble acho que deverias solucionar o problema invés de ires gastar dinheiro noutro produto. Caso queiras ir por o caminho da solução informa nos do que o Jorge disse no segundo post.

Os downlight que tenho são da EGLO 20cm, sei que existe umas da xiaomi mas são pequenas.

A minha configuração está tudo bem. O que acontece é que por algum motivo a luz vai a baixo, quando o Hassio reinicia a ligação mqtt fica avariada, só depois de forçar um restart é que ele fica normal.

Eu tenho Hassio num raspberry com mosquitto instalado, depois tenho uma automação para conseguir desligar e ligar os sonoff com dois wireless switch da xiaomi.

Pensei que pudesse existir alguma coisa da xiaomi que substituísse os sonoff, e assim resolvia-me a situação de isto acontecer, não estando eu em casa, e a milha mulher ficar às escuras na cozinha. :joy::joy:

Posso mais tarde postar aqui as configs.

Obrigado pelas mensagens ,

Se quando a luz vai abaixo a ligação MQTT se perde é porque as configurações não estão bem. Pelo problema estou inclinado por os sonoffs estarem mal configurados.

Alem das configurações do MQTT e dos sonoffs, diz também qual o firmware e a versão que estás a utilizar nos sonoffs.

@Skribble estás a fugir aos problemas sem necessidade… Quando dizes que a configuração toda bem… Isso não é verdade. Algo está mal, pois e é do lado dos sonoff.
Caso queiras ajuda realmente para resolver o problema coloca a configuração e diz nos que firmware usas… Agora se queres mesmo comprar outro produto só porque sim… Isso já é outra conversa.

  - platform: mqtt
    name: "Luz Cozinha 1"
    command_topic: "cmnd/sonoff1/power"
    state_topic: "stat/sonoff1/POWER"
    qos: 1
    payload_on: "ON"
    payload_off: "OFF"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"
    optimistic: false

  - platform: mqtt
    name: "Luz Cozinha 2"
    command_topic: "cmnd/sonoff2/power"
    state_topic: "stat/sonoff2/POWER"
    qos: 1
    payload_on: "ON"
    payload_off: "OFF"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"
    optimistic: false

  - platform: mqtt
    name: "Luz WC"
    command_topic: "cmnd/sonoff3/power"
    state_topic: "stat/sonoff3/POWER"
    qos: 1
    payload_on: "ON"
    payload_off: "OFF"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"
    optimistic: false

Esse retain: true Podes tirar daí.
E na consola do tasmota podes escrever
PowerRetain 1

Isto vai fazer com que o último fique gravado no firmware e quando a luz faltar como te acontece e voltar caso a lâmpada tiver ligada aquando falta de energia, ela vai acender supostamente.

2 Curtiram

Em primeiro lugar, como o @RodolfoVieira disse, tira o retain: true. Aliás, tira todos os retain: true que tiveres no HA. Nunca (salvo muito raras excepções) uses isso…
Em seguida vais ter de limpar os tópicos que ficaram retidos no broker por causa disso - na consola do tasmota, escreve: Publish2 cmnd/sonoff1/power
Faz isso para todos os tópicos começados com cmnd…
Também na consola do tasmota, escreve o que o @RodolfoVieira disse - powerretain 1
Depois dá feedback…

1 Curtiu

Obrigado pela ajuda,
Já retirei os retain:true todos.
Relativamente à consola, tenho de fazer isso na consola de cada dispositivo sonoff?

Se tiveres o tasmoadmin configurado no HA podes fazer isso de uma só vez para todos os sonoffs

3 Curtiram

A maneira mais fácil é, num dos sonoff, na consola, escreveres o que escrevi acima para cada um deles,isto é, podes escrever para todos na consola de 1 deles…

2 Curtiram

Ainda não consegui por o Tasmoadmin a funcionar.
Penso que tenho de activar o SSL key.

Mudei de router, agora mesmo com o Wi-Fi com nome e pass igual os sonoff não conectam ao router.

Estão sempre a criar o Wi-Fi próprio porque não ligam ao que está guardado.

A encriptação é a mesma? O router está igual em 2.4Ghz ao que estava ou passastes para o 5Ghz?

O router tem as duas redes, mas coloquei a 2.4ghz com o mesmo nome que a antiga, a encriptação não tenho certeza, deixei a que a NOS tem por defeito no router 5.0

Será que se ligar a uma rede diferente e depois voltar de novo à mesma ele faz reset e já liga?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade