Sonoff (ou alternativa) para forno / placa (i.e. temperaturas elevadas)?

Boa noite pessoal,

dois dos aparelhos que mais me consomem em standby são o Forno e a Placa de indução e portanto estava a pensar colocar uns Sonoff’s para os desligar automaticamente se o cosumo nos ultimos 10 min for menor que xx W
O máximo do meu forno é 16A e da placa é 2 x 16A (tem cabos independentes) por isso precisava de 3 de 16A… a duvida que tenho é em relação as temperaturas porque junto do forno deve atingir sempre temperaturas mais elevadas.
Qual a vossa opinião?

Obrigado

Quanto a isso não há duvidas, Sonoff está fora de questão! Um Sonoff Basic aguenta TEORICAMENTE 10A e um Sonoff TH16 aguenta 16A. Tendo em conta que deves ter sempre pelo menos 15 a 20% de margem de segurança, os Sonoff estão fora de questão E sinceramente sem ser um contactor ou rele externo de pelo menos 25A comandado por um Sonoff não estou a ver o que podes usar ai.

O corte de energia terá de ser feito no quadro eléctrico e não no local devido ao problema de acesso ao equipamento e ao calor.

Consomem em standby??? Quando desligas a placa e o forno o que é que ficam a fazer para gastar electricidade? Não me digas que fazes mining de bitcoins com eles…

Se fizesse mining ao menos tinha algum retorno heheh.
Não sei qual o que gasta mais… só sei o conjunto placa + forno porque se desligar o disjuntor deles são ±10W. Assumindo que estão em standby 23h por dia são 167.9 KWh/ano. (o que já dá para automatizar mais qq coisa :))

Segundo a máquina de calcular as contas são as seguintes:

10W x 23h = 230W por dia

230W x 365dias = 83950W

83950W = 83,95kW

mas posso estar enganado…

Se calhar tens uns carregadores de telemóvel aí por casa sempre ligados à tomada e umas boxes de TV e afins que têm um consumo anual muito maior que esse.

Obrigado @Mestre_Yoda.
Tens razão… o que disse é 20W que era o que tinha aqui no meu Excel para a poupança da cozinha toda.
10W é Placa+Forno, os outros 10W são outras coisas (MLL, MLR, MW, …)

O resto já está +/- encaminhado… só o amplificador e Subwofer eram um absurdo. Mas ainda tenho onde optimizar.

Obrigado.

@dpjrodrigues

Eu tenho também um forno ligado 24/7 numa framboesa que consome o mesmo.

Muito obrigado pela ajuda @j_assuncao.
Visto que tenho um disjuntor separado para este conjunto de aparelhos haverá alguma outra solução mais fácil? ou o contactor comandado pelo sonoff seria o que faz mais sentido?

Obrigado

O contactor ligado a um Sonoff Basic é o que faz mais sentido no teu caso. Mas atenção à potencia do disjuntor que tens, qual é o valor?

Como tenho de mexer no quadro vou pedir ajuda alguem certificado… eu é mais software :slight_smile: ou então coisas mais simples de electrónica.
O Disjuntor que tenho é um Hager MW116 C 16.

Portanto…

Um de nós os dois está a fazer uma grande confusão e tenho a certeza que não sou eu!

Ora se o forno é de 16A e a placa é de 32A (2x16A) no total são 48A… Como é que podes ter isso ligado a um disjuntor de 16A???

:slight_smile: quando respondi… fui ver as características do disjuntor e estava a pensar para mim… Não percebo mesmo nada disto… Como é que isto diz 16A a 30° e esta ligado ao forno e placa que necessita de mais?..
Na dúvida respondi a pensar que aquilo poderia querer dizer outra coisa.

Mas assim a única explicação que encontro é que na realidade a placa consome 16 + 16 se tivesse as 4 zonas a funcionar em função Boost ou muito alto. E que o forno também só consome os 16A se tiver no máximo que cálculo que seja a função de limpeza pirolítico.
Raras foram as vezes que o disjuntor disparou… Mas também no máximo uso 2 zonas e o propria placa não deixa ter as 2 em modo Boost. Quanto ao forno no máximo uso 1 zona da placa em simultâneo.

Poderá ser isso?

Se for isso, o projecto eléctrico de tua casa foi feito por um incompetente acéfalo, isto para não ter de adjectivar a pessoa com outros termos menos próprios…

1 Curtiu

Admito que sim… quando comprei o apartamento há 10 anos contratei um electricista para colocar terra em toda a casa (só tinha na cozinha), preparar a instalação para o forno e placa e monta-los.
Antes a placa antiga era de gás e o forno eléctrico… ele aparentemente não mudou nada nesta parte e ligou tudo ao mesmo… :expressionless:

Bem… Acho que em conjunto com esta alteração que queria fazer vou pedir para rever a instalação toda… just in case.
Alguem tem contactos que possam sugerir para a zona de Lisboa?

Obrigado

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade