@Racl Com o sonoff mini para comutações de escada, é quase certo que vais ter de passar pelo menos um fio de um dos comutadores de escada até ao sonoff mini no caso de ele ficar nas caixas de derivação, e nas caixas de aparelhagem tens mesmo depassar pelo menos um fio.
O ideal é coloca-lo na caixa onde tens o comutador de escada de onde sai a linha de lampada, ou na caixa de derivação.
Caso o coloques na caixa de aparelhagem de onde sai a linha de lampada, nessa caixa vais ter um fio ligado no comutador de escada que vai para a lampada. Desligas esse fio do comutador e ligas no Lout do sonoff mini.
Do sitio de onde desligaste o fio que ia para a lampada, acrescentas um fio do comutador para ligar no S1 do sonoff mini.
O Neutro que vai para a lampada colocas um derivador nesse Neutro e ligas no Nin.
Se tiveres uma fase nessa caixa, acrescentas um ligador e ligas no Lin. Se não tiveres tens de ir buscar a uma outra caixa que tenha uma fase, como por exemplo do outro comutador de escada que vai ter lá uma fase. Essa fase como vais ter que a desligar nesse comutador, podes fazer união com um ligador e leva-la até à caixa onde fica o sonoff mini.
No sitio de onde desligaste essa fase, ligas lá um novo fio e leva-lo até à caixa onde fica o sonoff mini e liga-lo no S2
Resumindo… Compra antes um shelly para as comutações de escada. Como tens caixas de derivação, com sorte tens lá uma fase e não precisas de adicionar fios nenhuns.
O shelly como disseste, aceita os inputs a 230V. O sonoff mini não. Utiliza contactos secos. São bons para colocar por exemplo em interruptores simples. Para comutações de escada é mais fácil utilizar shelly.