Sonoff mini como comutador de escadas

Boas pessoal, descobri há pouco tempo este fórum e no meu histórico do browser já praticamente só aparece o nome cpha.tech :sweat_smile:

Já alguém instalou um sonoff mini como comutador de escadas?
Hoje ao montar um queimei-o. Depois li algures num fórum estrangeiro que as saídas S1 e S2 não podem receber carga dos 220v, ao contrário dos shelly. É que se for verdade obriga a passar mais fios, o que seria praticamente impossível, pois são distâncias muito grandes entre os interruptores.

Btw o meu conhecimento de eletricidade é básico, alguma teoria :stuck_out_tongue_closed_eyes:

Agradeço desde já as vossas ajudas, para ver se entendo o sonoff mini :smirk:

Não há necessidade de queimar nada, basta seguir o esquema original…

1 Curtiu

Bom dia Jorge e antes de mais quero agradecer a rapidez na resposta.

Teóricamente segui (:relieved:) mas algo correu mal.
O esquema de comutação que tenho é este

46479280_2386913464669828_663838653599973376_n

Liguei o sonoff no comutador que recebe a fase, pois é onde eu tenho acesso ao neutro também.

Não sei exactamente como fizeste as ligações para teres queimado isso mas umas fotos das caixas davam jeito para poder ajudar. Se as tuas ligações são assim como esse esquema, uma hipótese é colocar o Sonoff Mini na caixa de derivação.

Boa noite Jorge,

Deixo aqui as fotos dos meus interruptores.
Este é onde recebo a fase:

Peço desculpa pelo duplo comentário, mas não estou autorizado a postar mais que uma foto no mesmo comentário.

Aqui é o da caixa de derivação a derivação

Consegues explicar sff como posso ligar o sonoff mini na caixa de derivação, seria o ideal pois é a caixa onde tem mais espaço livre.

Obrigado :slight_smile:

Não tem grande explicação, basta seguir o esquema que publiquei acima. Tens apenas de identificar a fase, o neutro, a fase que vai ao interruptor e a fase que vem do interruptor e ligar nos respectivos sítios.

Olá Jorge,

O problema está nas ligações do S1 e S2, segundo li não podem receber carga de 220v, onde é que os devo ligar? A ideia era continuar a usar os botões físicos em simultâneo.
O meu sonoff queimou quando eu liguei o S1 ao interruptor e acionei-o.
Para usar apenas o sonoff como interruptor eu consegui fazer.

Eu por exemplo com um shelly consigo ligar da forma como liguei o sonoff sem problema.

Obrigado

O problema é que os condutores que vão para os interruptores têm energia e quando carregas num interruptor provocas um curto-circuito. Tens de desligar o cabo da fase que vai ao interruptor e ligar ao S1, o S2 é o cabo preto que vem do interruptor.

84fb8e1a8e16ca4bb5f4b2b7fa38eb47fc683f16

@Racl Com o sonoff mini para comutações de escada, é quase certo que vais ter de passar pelo menos um fio de um dos comutadores de escada até ao sonoff mini no caso de ele ficar nas caixas de derivação, e nas caixas de aparelhagem tens mesmo depassar pelo menos um fio.

O ideal é coloca-lo na caixa onde tens o comutador de escada de onde sai a linha de lampada, ou na caixa de derivação.

Caso o coloques na caixa de aparelhagem de onde sai a linha de lampada, nessa caixa vais ter um fio ligado no comutador de escada que vai para a lampada. Desligas esse fio do comutador e ligas no Lout do sonoff mini.

Do sitio de onde desligaste o fio que ia para a lampada, acrescentas um fio do comutador para ligar no S1 do sonoff mini.

O Neutro que vai para a lampada colocas um derivador nesse Neutro e ligas no Nin.

Se tiveres uma fase nessa caixa, acrescentas um ligador e ligas no Lin. Se não tiveres tens de ir buscar a uma outra caixa que tenha uma fase, como por exemplo do outro comutador de escada que vai ter lá uma fase. Essa fase como vais ter que a desligar nesse comutador, podes fazer união com um ligador e leva-la até à caixa onde fica o sonoff mini.

No sitio de onde desligaste essa fase, ligas lá um novo fio e leva-lo até à caixa onde fica o sonoff mini e liga-lo no S2

Resumindo… Compra antes um shelly para as comutações de escada. Como tens caixas de derivação, com sorte tens lá uma fase e não precisas de adicionar fios nenhuns.

O shelly como disseste, aceita os inputs a 230V. O sonoff mini não. Utiliza contactos secos. São bons para colocar por exemplo em interruptores simples. Para comutações de escada é mais fácil utilizar shelly.

Obrigado Jorge pela ajuda :wink:

Filipe foi por isso que acabei por queimar um sonoff. Vou desistir da comutação, porque neste momento não tenho como passar mais fios entre os interruptores, futuramente invisto nos Shelly 1, os que tenho são os shelly 2.5 mas já estão instalados nos estores.

Obrigado pela excelente explicação Filipe, deu para confirmar aquilo que eu suspeitava :+1::wink:

Abraços

Boas novamente,

Consegui instalar em comutação no meu quarto, a distância era menor e consegui passar um fio.
Está tudo a funcionar, excepto os interruptores físicos que preciso acionar 2x para mudar o estado. Ou seja mudo a tecla para ligar, a luz liga, volto a mudar para desligar, ela não desliga, mas volto a mudar e ela já desliga. Uma posição não faz nada, outra muda o estado.

Já inverti as posições do S1 e S2, dos 2 cabos que estão ligados entre os dois interruptores e não resolveu.

Alguma ideia do que possa ser?
Obrigado

@Racl Pelo que dizes pareces ter o sonoff configurado para utilizar botões de pressão, e pretendes utilizar os comutadores que mantem a posição no on e no off.

Se estiveres a utilizar tasmota no sonoff mini, vai à consola e vê como tens configurado o SwitchMode
Escreves na consola SwitchMode e vê se está configurado para a opção 3. Se estiver, escreves na consola SwitchMode1 0 para configurar para utilizar os comutadores de escada que tens instalados.

Se não estiveres a utilizar tasmota… Está na altura de mudar :wink:

PS: Inverter os fios no S1 e S2 não muda nada.

3 Curtiram

Para quem quer fazer uma comutação e tenha dificuldade a passar fios entre as caixas, se conseguir colocar o sonoff no copo do candeeiro, torna tudo muito mais simples.
Para aí consegue-se sempre passar mais um fio, ou então (como estou a fazer em alguns casos), comprar fio 0,50 ou 0,75mm e usar nas ligações das lâmpadas. Chega perfeitamente e passa super bem, independentemente do tamanho do tudo

Estou com um problema semelhante ao teu, mas neste momento não tenho as condições para testar o que o colega FSousa disse.

Coloquei 2 sonoff na sala, onde tenha interruptor duplo (tenho 2 pontos de luz a ligar só num sitio), e não estava a funcionar bem. Coloquei um comutador duplo, e já ficou a funcionar correto.
Na cozinha tenho um comutador duplo onde acendo a luz da cozinha e a luz da marquise. Aí ainda só coloquei um sonoff para a marquise, mas tenho esse problema. Por vezes calco no botão, e a luz da marquise não apaga, tenho de calcar 2 ou 3 vezes para ela apagar. Mas se acontecer calcar e ela não apaga, se acender a luz da cozinha, a da marquise já apaga.
São ligações independentes e não entendo o porque disto esta acontecer.

Tenho de verificar o que o FSousa disse, vou ter também de colocar o sonoff na cozinha, para ver se chego ao erro!

@max-men Nesse comutador que tens para controlar a luz da marquise e da sala, como é o funcionamento?
Tens um comutador com duas teclas em que uma só liga a luz da marquise nesse ponto, e a outra tecla faz comutação com outro comutador para ligar a luz da cozinha? Ou nesse comutador só liga tanto a luz da marquise como a da cozinha nesse ponto sem fazer comutação com outro comutador noutro local?

Pelo que descreves tens ligações mal feitas, porque a tecla da luz da cozinha não pode interferir na da luz da marquise.

Faz um desenho num papel e tira foto de como tens as ligações feitas para poder ajudar…

FSousa, presumo que o que queiras dizer sempre seja luz da marquise.
A ligação da sala é uma (só dei o exemplo porque troquei de interruptor duplo para comutador duplo e ficou bom), e a da cozinha / marquise é outra.

Na cozinha/marquise tenho um ponto em que tem um comutador duplo, que acende a luz da cozinha e acende a luz da marquise! Aqui neste, ainda só coloquei o sonoff na luz da marquise, e a cozinha ainda está a funcionar normal! E tenho esse problema, quando dou ao botão, e a luz não desliga, as vezes se eu mandar uma pancada mais forte no no botão já desliga (atenção que já refiz as ligações algumas vezes, para ter a certeza que nada estava mal ligado), mas tem outras vezes, que se der ao botão para desligar a luz e ela não desligar, dou ao botão da luz da cozinha (que nada deveria ter ha ver), e ela desliga (para esclarecer, também percebo de eletricidade).

Vou ter de comprar um comutador novo para perceber se está relacionado ou não!

Filipe nota-se que percebes do assunto, resolvido era mesmo esse o problema no código, apesar de eu usar esphome em vez de tasmota (não estou sujeito a falhas do mqtt)

Mais uma vez obrigado pela ajuda :wink:

1 Curtiu

Com Tasmota só ficas sujeito a falhas do MQTT se quiseres…

Boas Jorge,
Eu nunca usei o Tasmota, porque quando iniciei com o HA, nas minhas pesquisas Esphome vs Tasmota encontrei 99% dos casos pessoas a mudar do Tasmota para o Esphome devido a falhas do MQTT.

O único problema que para já encontro no Esphome é a menor compatibilidade com os diferentes devices existentes no mercado.

Já agora podes colocar algumas dicas básicas que possam prevenir as falhas do MQTT, muito provavelmente terei devices que terei de flashar com tasmota.

Obrigado :wink:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade