Solução para Redundância de Hardware

Olá,

Pretendo em breve montar um servidor HA em um local relativamente remoto que não ficará constantemente habitado, com isso estou avaliando maneiras de mitigar possíveis falhas de hardware, sendo assim gostaria de saber se alguém tem conhecimento de como montar um servidor com hardware completamente redundante, seja através de caixas Raspberry ou PC. Seria muito interessante se essa redundância de hardware contemplasse outros serviços que viessem a rodar nesse servidor além do HA.

Abraço!

Olá penso que neste tema o @Luis_Andrade ou o @tmarquespt pode te ajudar.

A tua ideia é boa mas como vais fazer para teres acesso aos sensores, switch,… que estão em casa e o teu sistema será remoto? Caso consigas, que não é dificil, terás sempre uma latência não negligável. E para certo dispositivos não será viável…

Isso é a minha mera opinião :wink:

Legal, fico no aguardo de sugestões!

Creio que com um túnel SSH feito até uma maquina linux na rede ou até mesmo no roteador + Redirecionamento de portas padrão a latência não deve ser superior aos 500ms, acho bem aceitável. O que acha?

Se pretendes ffazer um tunel ssh numa maquina local, vais ter que ter redundancia da mesma… se for para isso é melhor pôr logo localmente… Alguns sensores não funciona em rede ethernet mas sim através rede zigbee por exemplo… Não acho muito víavel mas aguarda mais comentarios.

Ainda não tenho um segundo Pi para testar mas achei essa solução interessante: https://www.linuxjournal.com/content/two-pi-r-2-web-servers?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+linuxjournalcom+%28Linux+Journal±+The+Original+Magazine+of+the+Linux+Community%29

Para rede acho que essa configuração atenderia, podendo usar mini pcs x86 para subir as máquinas pfsense: http://blog.thedarkwinter.com/2015/03/pfsense-ha-hardwaredevice-failover.html


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade