Solução de automação para começar com o HA

Olá a todos ! Este é o meu primeiro post, mas espero que seja o primeiro de muitos. Talvez seja um pouco extenso, mas são várias dúvidas. Se tiver que as separar, avisem

Estou aqui a escrever, porque pretendo começar com automação a sério e para começar, algo que a minha mulher já me falou, que é, ao chegar à garagem, as luzes acendam automaticamente.

Eu não queria fazer “obras” - casa nova - ou ter que passar fios e ter fios à mostra, assim pensei em algum tipo de automação.

Já andei a ver as soluções Xiaomi Aqara e MIJIA, SONOFF (tenho os wifi basic), entre outros, mas estou muito indeciso, sem saber se são compativeis.

A minha ideia era:

  • Substituir os interruptores (é um duplo - duas luzes) que ligam as luzes por algo “smart” - Xiaomi ou SONOFF, ou algo recomendado por voçês, ter um sensor de movimento e, ao detetar movimento, liga as luzes.

Básicamente é isto.
Xiaomi não poderá ser, porque já sei que o smart wall switch é quadrado e não é compativel com as caixas europeias. SONOF não sei se, com o firmware da tasmota irá ligar com o HA onde poderia criar uma configuração para isto mesmo.

Mas isto era para começar, pois já começei a pensar em também alterar os estores (que são todos eletricos) por algo automático - mas lá mais para a frente. :slight_smile:

PS: Uma ideia louca e talvez nem funcione - eria possivel subsittuir os interruptores dos estores (dois - um para cima e um para baixo) por um smart wall swtich - em vez de luzes, “liga e desliga” o motor dos estores? Se é algo absurdo, deixem lá… :slight_smile:

Muito obrigado desde já por qualquer ajuda !

Se optares por Xiaomi lembra-te que precisas de uma gateway zigbee (Xioami ou CC2531).

Podes colocar um Sonoff T1 com Tasmota ligado a um sensor PIR. Com esta solução podes ter o sensor a acender a luz directamente (caso não tenhas wifi) ou o sensor a enviar o sinal para o HA e este a comandar a luz. Mas se tiveres wifi podes usar o sensor e o interruptor em separado.

Já agora aconselhava-te a utilizares a pesquisa do fórum, algumas das tuas duvidas já foram respondidas noutras publicações.

@feiticeir0 antes de mais benvido à Comunidade Portuguesa de Home Assistant.
Relativamente à ideia da tua mulher, essa ideia é fácil de implementar sem muitos custos associados.
Mas primeiro temos que saber o seguinte:

Essa garagem é pessoal? é da entrada de um prédio?
Quando falas em substituir os interruptores falas apenas de substituir esse da garagem?

Responde primeiro a isto que depois já vamos passar a fase seguinte… pois alternativas neste tema existem variadas e é preciso saber mais detalhes.

Acho que o exemplo da garagem é um mau exemplo para iniciar. Eu tenho na garagem e na entrada um sensor de movimento ligado às lâmpadas . Nessa parte da garagem e em sitios de passagem tipo corredores nao complicaria tanto.

Agora se quiseres algo mais como abrir a garagem remotamento, integrar carro, gps, alarme, tv, programar estores, restantes luzes da casa em que não é praticavel ter sensores, etc… o HA é do melhor q há.

Obrigado pelas respostas e aqui vão as minhas respostas:

@j_assuncao Tenho WIFI em toda a casa, por isso wifi ou zigbee (que também tenho no raspberry pi).
Irei pesquisar pelo forúm com mais atenção, pois já andei a ver e já vi soluções váriadas para os estores (num futuro próximo), mas a minha unica preocupação é: como é tanta variedade de equipamentos, só quero mesmo que consiga que todos falem uns com os outros - e aí entra o HA, penso eu.

@RodolfoVieira Obrigado !
A garagem é pessoal.
Isto é para naqueles dias que chegue de noite, e como tenho um puto pequeno que preciso de tirar do carro, se a luz pudesse acender automaticamente, era o ideal.

Falo em substituir só esses - para já - se conseguir colocar isto a funcionar como deve ser, talvez pense em outras partes da casa :slight_smile:.
Eu sei que se contratar um eletricista, ele faz isto com sensor de movimento dos que se compram nas lojas e tira-me os interruptores, mas qual a piada nisso ? :slight_smile:

Das pesquisas que já fiz e em linha do que o @j_assuncao falou, com um pir (seja xiaomi, seja outro qualquer) e um interruptor inteligente , que falem ambos com o HA, isto consegue-se fazer…
E acender a luz da garagem remotamente é interessante para convencer a minha mulher a talvez avançar com outras coisas, como os estores, etc…

Estou a implementar uma solução de reconhecimento de matricula (e outras coisas de segurança - não só a matricula) para abrir automaticamente a garagem, mas implica usar a frequencia do comando (um RPi) sem meter automação ao barulho, mas talvez possa, depois de ter isto a funcionar, implementar antes com o HA em vez de hardware externo. Passos pequeninos.

mfrodrigues (só consigo mencionar 2 utilizadores), eu acho que é o melhor para começar - simples e básico. Tal como já disse, eu sei que há soluções “burras”, baratas, mas que, no meu caso, é melhor um eletricista fazer isso…

Obrigado pelas respostas

“Em que não é praticável ter sensores”? Isso quer dizer o que?

Não quero ser desmancha-prazeres mas isso é a pior coisa que podes fazer. Como projecto para aprender é muito bom mas basta imprimir uma foto a cores da matrícula do teu carro e qualquer pessoa abre o portão da garagem…

Respondendo à última abordagem do @j_assuncao ele tem alguma razão… mas isso evita-se com algumas condições pelo meio…

Relativamente a questão inicial @feiticeir0 visto então que a tua garagem é pessoal eu faria a coisa de uma outra maneira sem recorrer a sensores de movimento, mas sim a um sensor de Porta para por na garagem.

Deduzindo que tens mais que um comando de garagem, ou se for até barato e tiveres oportunidade de fazer mais um , o que podes fazer é instalar esse comando ligando o seu botão à manete dos máximos do carro.
E por sua vez substituir o teu interruptor da garagem normal por um shelly,bhonfre,ou até mesmo um sonoff touch… é a tua escolha.

Então o cenário seria… vens no carro… quando te estás a aproximar do garagem fazes sinais de luzes… os fios do botao como estão ligados à manete… a manete vai simular como se fosse o teu dedo a carregar no botão e vai abrir a garagem, que por sua vez o sensor de porta vai detectar que a garagem está a abrir… e vai te acender as luzes com um timer (caso seja de noite) e apagarão passado x tempo, ou se preferires apagas tu de forma manual.

O sensor de movimento é giro… mas na minha opinião não para usar em uma garagem… pode haver falsos positivos e a luz vai se acender.

Existe muitas alternativas para fazeres isso que queres esta foi só uma opinião pessoal de como eu faria caso tivesse garagem.

Eu sei ! Claro que não é apenas a matricula, tem que ter outros parâmetros de segurança. É mesmo só para aprender a fazer isto ! :slight_smile:

Obrigado pelas respostas, mas acho que a malta está a complicar. :smiley:

Eu procuro mesmo é algo simples para entrar na onda do HA. Claro que o objetivo de acender as luzes da garagem não era só com o carro, mas sim, quando descer à garagem, as luzes acendem sem que tenha que fazer nada…

Recapitulando:

Então, se eu optar por:

  • PIR da Xiaomi (ou Sonoff, ou outra marca qualquer, desde que funcione com o HA)
  • Interruptores inteligentes (SONOFF, por exemplo, com firmware tasmota para falar com HA, ou outro que seja compativel com a europa) que falem com o HA

Devo conseguir fazer o que desejo, correto ?

Agradecido pelas respostas todas, já aprendi imenso aqui e com a pesquisa pelo forum.

@feiticeir0
Não é tanto a questão de complicar, é a questão de estar a ver coisas que tu podes ainda não te teres apercebido ou poderem parecer-te complicadas sem o serem. No resto da minha resposta vou assumir que tens rede wifi na garagem… Corrige-me se estiver errado.

Se optares por essa opção que referes acima, estás a usar dois tipos de comunicação diferentes (wifi e zigbee) pelo que a pergunta que te faço é: e tens rede zigbee na garagem?

Penso que na tua situação (e assumindo que tens wifi na garagem) o melhor será um PIR e interruptor wifi (em separado) ou melhor ainda um interruptor wifi e um PIR ligado fisicamente ao interruptor. Esta ultima solução, se instalares Tasmota, dá-te uma enorme vantagem que é a de funcionar SEMPRE mesmo que te falhe o wifi ou o HA. Se faltar a electricidade é que não funciona… :stuck_out_tongue_winking_eye:

Sea qual for a tua opção tens aqui várias pessoas que te podem ajudar.

Gracias pela respostas.

Era esse o meu medo - os protocolos. Não, não tenho zigbee a funcionar (se bem que tenho 2 modulos que comprei na sparkfun, que já experimentei com o Raspberry PI, mas nada a funcionar neste momento.), só mesmo wifi.

Bolas, tantos modelos e marcas que quem ainda anda fora disto fica completamente baralhado… :astonished::astonished::astonished::astonished::astonished:

Então, se optar por este pir que tu agora mencionaste (wifi), mais o sonoff - com o Tasmota (wifi) , ambos podem falar com HA e consigo fazer o que pretendo ?

Já agora, o HA suporta ZigBee, ou é sempre necessário uma gateway para converter ?
É que, se não estou em erro, uma gateway sempre dá mais flexibilidade, pois podemos ter zigbee, que podemos sempre depois converter para wifi pela gateway (certo ? :thinking:), mas ficamos sempre presos é que tem que ser tudo da mesma marca… Ou podem falar com gateways diferentes ?

Muito muito agradecido pela paciência

Já estive a ver, mas esse PIR não é suportado pelo HA… :frowning:

então, provavelmente, é mesmo, por exemplo,
Xiaomi Aqara Gateway + Human body sensor

Sonoff Wall switch (com Tasmota)

HA num Raspberry PI e todos felizes… Será ? :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Normalmente estes equipamentos não são suportados no HA (pelo menos directamente). O suporte para HA é feito flashando um firmware custom.

@feiticeir0 também tens PIR 433mhz sao baratos e fiáveis. Precisas apenas de um sonoff bridge…e consegues fazer o que queres e mais…caso o HA falhe a magia toda acontece na mesma.
Apenas precisas de ter tasmota no sonoff bridge e tasmota no interruptor.

Mesmo a calhar, a Mouser.pt enviou um email - newsletter - com novos equipamentos da Nedis ! E pelos vistos são suportados pelo HA !

Será que valeram a pena ?

https://mauser.pt/catalog/index.php?cPath=570_2198_2733

Não conheço a marca. Vou tentar saber informações sobre eles e se podem ser flashados com firmware custom.

Agradecido !

Vou então analisar e pesquisar mais sobre os equipamentos já aqui falados e antes de fazer qualquer compra, coloco aqui os equipamentos e voçês falam sobre vossa justiça ! :slight_smile:

1 Curtiu

Então, conforme combinado, se eu adquirir isto:

E este kit (que já trás a bridge + o PIR):
Bridge + PIR

Conseguirei fazer o que desejo e flashar tasmota para falar com HA

???

Muito obrigado

Sim, essa combinação vai funcionar.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade