Olá a todos ! Este é o meu primeiro post, mas espero que seja o primeiro de muitos. Talvez seja um pouco extenso, mas são várias dúvidas. Se tiver que as separar, avisem
Estou aqui a escrever, porque pretendo começar com automação a sério e para começar, algo que a minha mulher já me falou, que é, ao chegar à garagem, as luzes acendam automaticamente.
Eu não queria fazer “obras” - casa nova - ou ter que passar fios e ter fios à mostra, assim pensei em algum tipo de automação.
Já andei a ver as soluções Xiaomi Aqara e MIJIA, SONOFF (tenho os wifi basic), entre outros, mas estou muito indeciso, sem saber se são compativeis.
A minha ideia era:
- Substituir os interruptores (é um duplo - duas luzes) que ligam as luzes por algo “smart” - Xiaomi ou SONOFF, ou algo recomendado por voçês, ter um sensor de movimento e, ao detetar movimento, liga as luzes.
Básicamente é isto.
Xiaomi não poderá ser, porque já sei que o smart wall switch é quadrado e não é compativel com as caixas europeias. SONOF não sei se, com o firmware da tasmota irá ligar com o HA onde poderia criar uma configuração para isto mesmo.
Mas isto era para começar, pois já começei a pensar em também alterar os estores (que são todos eletricos) por algo automático - mas lá mais para a frente.
PS: Uma ideia louca e talvez nem funcione - eria possivel subsittuir os interruptores dos estores (dois - um para cima e um para baixo) por um smart wall swtich - em vez de luzes, “liga e desliga” o motor dos estores? Se é algo absurdo, deixem lá…
Muito obrigado desde já por qualquer ajuda !