O PRH não funciona assim.
Como é um sistema com bastante enercia a bomba não inverte diariamente. Normalmente funciona por completas estações para quente ou frio.
eu expliquei de uma forma simples, obvio que ele não faz troca de temperatura quente frio como o ar condicionado(quase instantâneo), no entanto ambos conseguem fazer isso, a diferença é que no ar condicionado tens ar frio, no piso radiante hidráulico começa a nascer agua no chão…
O KNX não está de todo limitado nisto, o controlador que comprei da shneider é que pensa que o arrefecimento seria por teto radiante (que faz sentido pelo sentido natural) e não por piso radiante e por isso não aceita que seja a mesma valvula a aquecer a arrefecer. Podia tentar dar a volta mas prefiro fazer a automação em HA.
como não sei que tipo de controlador tens, não te consigo ajudar, mas não deveria de ser difícil corrigir isso.
As eletrovalvulas vão sempre meras torneiras mas os circuitos ligados apenas têm poderes diferentes de dissipação de energia ou seja não é por a bomba bombar 22º que a casa vai ficar uniforme a 22º.
em teoria sim, deveria manter a temperatura a 22ºC mas não é isso que acontece, primeiro porque a bomba não manda liquido a 22ºC, a temperatura se não estou em erro não é variável, existe um valor fixo para quente e um valor fixo para frio por razoes de segurança ao piso radiante, muito quente estraga o chão, muito frio cria condensações no chão. se consultares técnicos especialistas nisto, todos te dizem isto.
segundo porque existe muitas perdas numa casa, mesmo numa casa extremamente eficiente e isolada termicamente, estanque, com vários sistemas e VMC (eficiência de 80%), 20% da energia ventilada é perdida para o exterior, o que significa que terás de aquecer novamente esse 20%, o ar quando entra nunca entra a 22º entra a 20 ou 18 ou ate 16ºC dependendo do delta temperatura entre o exterior e interior e velocidade do ar no permutador.