Smart Thermostat

Acho que a questão é mas a tubagem e os acessórios.

Quando comprei, pela minha pesquisa, eram os únicos com tubagem certificada antiestatica e antibacteriana, pelo que vi mesmo outras marcas como daikin não têm nada certificado realmente.

O que vais usar para a a tubagem, caixas e bocas de saída/entrada?

usei tubagem anti-estatica e anti-bacteriana. comprei tudo em frança nesta loja

a marca dos tubos e caixas de distribuição foi tudo da Brink eles têm um sistema completo que eu gostei muito.

O que vais usar para a a tubagem, caixas e bocas de saída/entrada?

usei estes

o tubo que é o mais caro paguei com IVA perto de 350€ por 50m, deu um total de 2100€ só o que poupei no tubo aqui deu para pagar os portes ´á vontade. eu gastei 300metros de tubo na casa, sem emendas, tudo tubo de 90 e na cozinha e sala como é open space foram dois tubos de 90 por entrada e saida fazendo um total de 8 tubos só para esta area.

Estou parvo que estou a olhar para o tubo e é exactamente igual ao da siber.
Abaixo no site tem uma maquina da brink é exactamente o mesmo nome da minha só que a minha diz siber e a de la diz brink.

yah!! tenho quase a certeza que são exactamente a mesma empresa mas com nomes diferentes… :smiley:

Isto já me desbloqueou muita coisa.
Basicamente a siber cobra 400€ por um modulo de i2c <-> modbus e outros 300 para o modbus para knx. Obviamente não vou pagar isto.

Então estava a tentar perceber como raio iria entrar no protocolo i2c e descobri que para a brink já existe muita coisa. Infelizmente só encontro a usar o modbus ainda e por isso ainda precisaria de pagar 400€ mas já é um avanço

a tua maquina usa i2C como protocolo de comunicação? não tem modbus? ou entradas analógicas e digitais para controlo mais limitado da maquina?

O modulo modbus é um acessório que a Siber vende por 400€ :money_mouth_face:

Tem entradas analógicas para controlar a velocidade mas queria ter acesso a tudo

i2c é o protocolo interno de comunicação dos diferentes componentes, o acessório que vendem é basicamente uma conversão i2c para modbus

mas o maquina não tem uma porta para o i2c para comunicar com os equipamentos deles(exemplo: sensores de CO2, válvulas, Comandos), e depois não tem uma porta modbus 485?

porque a maquina da Aldes funciona assim…tem um bus para os equipamentos deles e depois tem uma porta modbus.

tens gateways knx/modbus mais baratos e que fazem a mesma coisa, só precisas da tabela com endereços. eu comprei este MDT SCN-MBGRTU.01. tecnicamente comprei dois porque tenho um em cada quadro eléctrico para comunicar com outros equipamentos para alem da maq VMC.

Não, para ter modbus tenho de comprar o tal acessório.

Depois dá para ligar um termostato opentherm (que não dá a info toda) ou e-bus que acho que é deles também.

acho que eles complicaram um bocado nesta parte! dois acessórios para poder ter comunicação!!! todas as maquinas que vi para VMC tem comunicação modbus na maquina sem necessidade de acessórios, algumas até tem porta RJ45.

Sem duvida. Até achei OK o acessório para o modbus mas nunca pensei que fosse 400€.

A sorte é que a comunidade já está a andar :slight_smile:

1 Curtiu

O smart_thermostat está a funcionar! Ainda não chegou à temperatura objectivo mas está a controlar as valvulas

1 Curtiu

qual foi o tempo do PWM que metes te?

15 min.

Ainda estou a experimentar falta ainda toda a afinação da coisa

acho que vais ter de aumentar mais esse tempo, mas faz os testes que precisares e afinações.

Feedback até agora:

Todos o sistema alterado para o HASmartThermostat.
Alterei o pwm para 30 min e adicionei o minimo de tempo valvula aberta de 5 min porque estas valvulas de PRH demoram a abrir e vi que às vezes estavam apenas abertas por 1 min quando a curva de temperatura começa a ser negativa.

Com este clima não dá para ver realmente se funciona bem ou não

pode não ser o ideal mas já tens o sistema configurado no mínimo para o inverno. bom trabalho :wink:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade