Smart Home Lidl

Boa tarde,

foi lançado à pouco tempo o folheto do lidl da próxima semana apresentando uma série de produtos Smart Home baseados em protocolo ZigBee. Tem um gateway e depois alguns dispositivos (sensores, luzes, etc). Será possível integrá-los no Home Assistant.

Pelo que andei a ler, o gateway tem porta de internet e também consegue ligar produtos Xiaomi. Também li, informação de outros países, que não conseguiram ligar através do Tuya.

Alguém sabe se conseguimos integrá-los através ZigBee2MTQQ?

Obrigado

2 Curtiram

Deves estar a falar destes equipamentos disponíveis a partir de 19-11

O nível de preços não é diferente dos zigbee TRAFRI do IKEA que em principio tem um maior nível de garantias. Mas é interessante até o LIDL ter uma oferta de Smart Home.

Depois diz como foi com esses produtos.

1 Curtiu

Também fiquei interessado nessa aposta do Lidl. Não tenho rede zigbee ainda.

Pois, mas eu o Lidl tenho a 5 minutos de casa, enquanto a IKEA está a pelo menos 1 hora e algumas portagens, pelo que acaba por ficar um pouco mais caro.

Já agora a integração com os Trafri funciona bem e sem problemas?

Obrigado

Podes sempre mandar vir online

Tenho o mesmo problema da distancia. E mandar vir on-line tem um custo que se não me engano e de no minimo mais 7 euros.
Outra vantagem para mim é a troca, não sei no IKEA mas no LIDL em 30 dias posso trocar caso não fique bem, sem perguntas.

Respostas encontradas na comunidade do HA.

I just ordered buld, motion sensor and outlet from Czech Lidl shop and will try to pair them with CC2531 using Zigbee2MQTT. Hopefully it will catch up :smiley:

Bought Silvercrest smartplug, lightbulb and motion sesor (all zigbee) yesterday (Slovenia). Smartplug and bulb successfully added to deconz/conbee, but cannot add sensor. So 66% rate of success :smiley: :smiley:

Today I bought Lidl/SilverCrest Smart Plug.
It’s a ZigBee 3.0 device and in my doCONZ is detected under Lights.

Unfortionally this plug doesn’t have “Power Monitoring” capability.

1 Curtiu

Sim a troca por outras coisas localmente é uma boa opção. O que testarem com sucesso digam . Assim saberemos se essa gama vale alguma coisa…

Quero ver como os sensores de presença se comportam.

é como eu . vou buscar no dia 19 e vou testar

Se no LIDL tens 30 dias no IKEA tens 1 ano…

Mas tive um problema nesse termo do usado.
Um carregador de contacto para telemóvel, aquilo era mesmo fraquinho, usei uma semana mas só consegui ir lá para trocar não lembro se pouco antes ou depois de um mês. Como usei para testar eles disseram que como estava usando não podiam trocar. Aquilo tinha uma película que tem que ser removida para utilizar, e eles pegaram nisso, apesar de até ter colocado a película de volta.
Posso ter dado azar e ter pego um atendente mal disposto, mas se não estiver fechado na caixa as regras tem muitas aberturas para interpretação.

Segundo o https://community.home-assistant.io/t/silvercrest-lidl-smarthome/243561 a malta teve problemas com os motion sensors, mas o resto parece funcionar bem. Também vou buscar alguns hoje e vou testar. Depois digo aqui como correu. Eu tenho o CC2531 e zigbee2mqtt.

Já tenho aqui em casa o gateway mas não o consigo configurar de nenhuma maneira. Realmente a porta SSH está aberta (tcp/2333) mas se falharmos a password ele corta a ligação e nem responde.

Não encontrei nada documentado acerca do fabricante deste gateway.

Algumas ideias em como ligar isto ao home assistant ?

Já testei a tomada “Enchufe intelligente” hoje e funciona bem, fez o pair no ZHA de imediato com bridge Sonoff ZBBridge com tasmota. O que não gostei de ver é que o LIDL vende exactamente a mesma coisa em Espanha a 9,99 Euro ( e não é promoção) e em Portugal é 12,99 Euro. Sobre taxa tuga deve ser algo assim… enfim. Acho que se é assim fico pelos do Ikea, que ambos não têm power metering, até ter mais dados como se porta este em relação aos outros.

Comprei o motion sensor e para já não funciona com o CC2531 e zigbee2mqtt. A primeira vez conectou, mas não funcionava dava a mensagem típica: “how_to_support_new_devices.html”. Fiz reset a partir daí nunca mais foi detetado.

1 Curtiu

Acabei por tentar fazer o paring do sensor de movimento igualmente. Foi á segunda tentativa desta vez no ZHA. Atenção que o sensor tem que estar fora no suporte, existe um botão que o sensor quando esta no suporte mantem pressionado. Esperar que o led apague e depois com un clip 2 segundos até o led voltar a piscar (entrar em paring). Na primeira vez não tirei do suporte e acho que por isso não funcionou.
Igualmente com sonoff ZBbridge tasmota e funciona bem. Desta vez duas entities uma para o sensor zone e outra para o power (bateria). A tomada esta como device type router como eserado e o sensor como endDevice. Agora é fixar no sitio fazer uma automação para o evento e ver o que dá nos proximos dias.

a mim aconteçeu-me o mesmo comprei o sensor de movimento e diz:
WARNING: Received message from unsupported device with Zigbee model 'TY0202'

WARNING: Please see: https://www.zigbee2mqtt.io/how_tos/how_to_support_new_devices.html.

Zigbee2MQTT:debug 2020-11-19 22:22:09: Received Zigbee message from ‘0xbc33acfffe359355’, type ‘commandStatusChangeNotification’, cluster ‘ssIasZone’, data ‘{“extendedstatus”:0,“zonestatus”:36}’ from endpoint 1 with groupID 0
Zigbee2MQTT:warn 2020-11-19 22:22:09: Received message from unsupported device with Zigbee model ‘TY0202’
Zigbee2MQTT:warn 2020-11-19 22:22:09: Please see: https://www.zigbee2mqtt.io/how_tos/how_to_support_new_devices.html.

existe alguma maneira de emparelhar ? sera por ser zigbee 3. 0 ?
ou é melhor devolver o produto

1 Curtiu

já funciona, remover ou stop ao addon do zigbee2mqtt, e nas configuraçao:
integraçoes-- > adiçionar -> Zigbee Home Automation escolher a pen (serial )
carregar no mais para procurar e fazer o pair , ja funciona o sensor de movimento do lidl .
:wink:

Comprei dois sensores de movimento e duas fitas led.
Consegui fazer o bind à primeira com todos. Primeiras impressões os dispositivos funcionam bem.
A minha config é Homeassistant com ZHA e Sonoff ZBbridge Tasmota 9.1

2 Curtiram

Neste momento os sensores de movimento funcionam com ZHA, mas não funcionam com Zigbee2MQTT, apesar the estarem, supostamente configurados no devices.js

    {
        fingerprint: [{modelID: 'TY0202', manufacturerName: '_TZ1800_fcdjzz3s'}],
        model: 'TY0202_occupancy',
        vendor: 'TuYa',
        supports: 'occupancy',
        description: 'Motion sensor',
        whiteLabel: [
            {vendor: 'SilverCrest', model: 'SMSZ 1 A1'},
        ],
        fromZigbee: [fz.battery, fz.ias_occupancy_alarm_1],
        toZigbee: [],
        meta: {configureKey: 1},
        configure: async (device, coordinatorEndpoint) => {
            const endpoint = device.getEndpoint(1);
            await bind(endpoint, coordinatorEndpoint, ['genPowerCfg']);
        },
        exposes: [e.battery(), e.occupancy()],
    },

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade