Shellys - Nomes na Integração

Tenho estado a adicionar os novos Shellys que me chegaram ao meu HomeAssistant, e está a acontecer uma coisa que em princípio não tem importância, mas como já tenho alguns instalados começa a fazer diferença, pois a integração do HA, na lista que apresenta no painel de configuração de dispositivos, não me mostra os nomes que atribui a cada uma das Shellys mas sim os nomes originais. O que será que ando a fazer mal?

Na propria app da shelly em cada um dos dispositivos vai a definições/definições de aplicação/sync name e marca o visto. Creio que resolve esse problema

alternativa, via web browser

A opção do @bbaixo é a melhor e deve ser feita antes de integrar no HA. Assim, quando integrares o dispositivo e as entidades vão logo ficar com nomes que não criam confusão pois vão usar o device name.

1 Curtiu

Pois, então algo não está a correr bem por cá.
Os meus passos, na instalação de um Shelly são:

  1. Instalação física;
  2. Configuração da rede wireless dedicada para IOT, no server web do próprio equipamento em 192.168.33.1;
  3. Atualização do firmware (nomeadamente para a geração 1);
  4. Configuração do nome do device e channel;
  5. Confirmar que o dispositivo foi reconhecido pelo HA e adicionar.

No final, na lista da inegração da Shelly, aparecem com os nomes originais, seja a Gen1 ou a Gen2.

Vamos por partes:

  • Mostra uma imagem daquilo a que chamas “nomes originais”…

  • Estás a usar a integração oficial ou a do HACS?

Eu uso a integração oficial e aparecem-me sempre os nomes que meto no device name.

Bom Dia,

  1. Uso a integração oficial;
  2. Os nomes originais são aqueles que são gerados automaticamente;

Apesar de aparecerem como se vê no prtscr, todos têm os nomes definidos por mim quer no próprio dispositivo, quer depois na integração da Shelly.
O mais estranho, é que os outros que adicionei antes têm os nomes já alterados.
Em termos de funcionamento, tudo corre normalmente e sem problemas, sendo os nomes que defini, que são usados em todo o lado (dashboards, automações, etc).

shellyintegration

Viva,

Elimina os dispositivos da integração oficial.

Reinicia o HA (aconselho 2x).

Volta a adicionar os dispositivos.

Já experimentei com o Shelly I4 e funciona.
Vai-me dar um trabalhão, mas enfim.

Não precisas desse trabalho todo. Se o que queres é mudar o nome nessa lista basta o seguinte:

Escolhes o dispositivo, clicas nos três pontos e depois Rename

image

Boa noite,

Comprei um Shelly 1 PM com add on e sensor de temperatura.

Mas digam-me: que história é essa de atualizar o firmware para a GEN1?

Temos que fazer downgrade ao aparelho é?

Porquê?

Obrigado a todos

Ok. Funciona, e é mais fácil obrigado.
Só não percebo porque é que a própria integração não o faz.

Eu faço a atualização do firmware em todos os Shelly’s, após a respetiva configuração.
No caso, dos shelly’s de primeira geração o device name apenas aparece após atualização do firmware, pelo menos nos que me chegaram.

1 Curtiu

ah, ok.
Como falou em “Atualização do firmware (nomeadamente para a geração 1)”, pensei que fosse necessário fazer downgrade do firmware.
Agora já entendi. É fazer upgarde para a ultima versão disponivel do firmware.

isso faço eu sempre em todos os equipamentos.

Obrigado


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade