Shelly's e Comutador de Escada (2)

Boa Tarde,
Gostava de saber qual a melhor solução na vossa opinião, para a seguinte situação:
Quero substituir um comutador (no fundo são dois) de escada num corredor com duas lâmpadas a cada ponta em que tenho um interruptor duplo ao meio e dois interruptores simples nas pontas, mesmo junto das lâmpadas, por relays e interruptores da Shelly. Qual a melhor solução?

Se eu percebi bem a solução e muito simples. tem apenas que perceber qual é o interruptor do qual sai o fio para a lâmpada. (quase de certeza que vão ser os simples, visto que se eu percebi a descrição são os que estão mais junto das duas lâmpadas) Se existo se verificar e tiver neutro na caixa, pode colocar o shelly 1pm ou 1pm plus em cada um dos 2 interruptores (excluir desta equação o de duas teclas que fica lá a fazer o trabalho exatamente que fazia anteriormente. a comutação).

Obrigado.
Pois mas o problema é que estou a substituir os interruptores normais que tenho pelos da Shelly.
E no duplo faz sentido por um Shelly 2.5 ou um I3, pois tenho que ter solução para alimentar o Interruptor.
A vantagem do 2.5, penso eu, será que tudo fica a funcionar manualmente mesmo sem rede.

Imaginando a instalação, diria que o comutador duplo são os retornos para a lâmpada… portanto não tens alimentação permanente nessa caixa e por isso está fora de questão usares o shelly 2.5

Tens de usar a solução que o Bruno indicou… para seguires a tua ideia parece-me que a cablagem teria de ser toda reformulada. A vantagem que referes do 2.5 não se aplica… com o shelly 1 também trabalha tudo sem rede

Estive a estudar melhor a coisa, e percebi (penso que percebi) que os interruptores da Shelly, não têm que ser alimentados, logo será possível colocar um interruptor duplo da shelly no local onde antes tinha um interruptor normal a fazer a comutação.
Confirmando-se esta minha suposição posso colocar apenas Shelly 1 ou Shelly 1PM nos interruptores simples, sendo que do duplo vem a fase e um cabo com uma ligação em paralelo ao Output como descrito no esquema da Shelly que se pode ver em: https://www.shelly.cloud/knowledge-base/devices/shelly-wall-switch/
em que se vê um Shelly 1 PM a fazer uma comutação de escada. No meu caso penso eu que será duplicar o esquema, colocando ao meio um interruptor shelly duplo, em vez do simples que está apresentado.

Explica lá isso melhor…

Eu pensava que os interruptores de parede da shelly tinham que ser alimentados a 12v. Mas pelo que vi do esquema funcionam como um interruptor normal da Efapel ou da Legrand, etc.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade