ShellyH&t desapareceu

Boa tarde, é a primeira vez que aqui escrevo
Ora bem
Tenho um ShellyH em para medir a produção solar do painéis e do consumo do quadro e estou bastante contente, entretanto comprei um Shelly H&T para medir a temperatura dos quartos dos miúdos, o problema é que dá primeira vez tive imensa dificuldade em emparelhar o sensor com a aplicação da Shelly
Entretanto ele desapareceu e não o consigo encontrar!!!
Ou seja a aplicação deteta o sensor, inclui na rede, mas depois quando o vou abrir para ver valores, diz que está desligado, e não o consigo encontrar!!
Já o inclui mais de 2o vezes e nada, não o consigo “utilizar”

1 Like

Boa tarde, Pedro eu também tenho o mesmo problema, pelo que já li estamos a falar de um “não defeito” deve-se ao facto de este dispositivo quando alimentado por bateria entra em modo de poupança de bateria, pelo que a comunicação das leituras é feita quando e apenas quando o sensor deteta uma alteração. Caso contrario não está estabelecida a comunicação com o mesmo. Provavelmente o comportamento será diferente se estiver a ser alimentado por USB. Também já ouvi falar do HA ir ler os dados à cloud da Shelly ou ter a possibilidade de armazenar a última leitura com a respetiva hora!.. Mas não consegui saber mais pormenores!.. se alguém conseguir saber alguma novidade publique pf.

Se o shelly estiver configurado para usar mqtt, sempre que ele acorda envia o seu estado para o servidor mqtt, fazendo com que o HA capture o seu estado e guarda na base de dados

1 Like

É exatamente isso, o HT entra em modo deep sleep, e quando assim não é visível ou acessível, ele apenas manda o status (para cloud ou MQTT) quando o limite é alcançado. Esse limite pode ser configurado no equipamento, sendo que o mínimo é de 1 grau Cº na bateria ou 0,5 por USB. A humidade acho que é 3%.
Quando alimentado por USB ele também entra em deep sleep a diferença é que além do limite configurado ele manda o status de 10 em 10 minutos.
Se observar o led dele esta sempre desligado, se precisar acessar ele para algo configurar é só apertar o botão que ele volta a conectar.
Para que ele funcione melhor e gaste menos bateria configura um IP fixo nele, ele perde muito tempo a pegar IP de forma dinâmica e consome bem mais a bateria.

1 Like

boas o meu problema não é esse.

passo a explicar melhor.

eu abro a aplicação da shelly e tenho lá alguns aparelhos conectados, na aplicação que nunca desapareceram e estão a funcionar ás mil maravilhas, como tal comprei este sensor de H&T na prespectiva de funcionar ele também bem.

e efectivamente assim começou, da primeira vez tive dificuldades em emparelhar o sensor com a aplicação por isso mesmo que referiram, o dito hiberna e complica o emparelhamento inicial, se a aplicação demorar mais por qualquer motivo, mas ultrapassado esse handicap, siga para bingo e lá estou eu todo contente a verificar as temperaturas e humidades dos quartos.

A determinada altura a aplicaçao teve um bug qualquer… nao consigo precisar se foi na altura que me instalaram fibra ou se foi antes… mas é certo que o sensor saiu da aplicação, naturalmente fui pesquisar e os sensores da shelly nao funcionam com 5G e lá consegui conectar a rede shelly de casa ao router novo (que tem as duas frequençias 2.4GHZ e a 5G).
Quando vou tentar emparelhar o sensor H&T na rede, nao o encontrava e passou-me, também ia de ferias e não em lembrei mais do dito,
Resumindo o meu filho mais novo que tem 3 aninhos meteu o sensor dentro de uma gaveta que encontrei agora.

Neste momento eu consigo incluir o sensor na aplicação (na rede shelly), a aplicacao detecta e eu incluo, (na rede shelly) mas depois quando o vou tentar ver (na rede de casa) , para saber a temperatura e a humidade, diz que está desconectado, mesmo com a luzinha a piscar.
ja tirei a pilha, ja mantive premido o botão mais de 10s, já desinstalei a app, e voltei a instalar… tudo!!!
no outro dia consegui ver…, nao sei como mas foi por breve instantes, depois desapareceu outra vez.
por isso a incompatibilidade com o router ou modem nao se coloca… penso eu

ou seja nunca me aparece os “discovered devices” quando me ligo á rede de casa, presumo que algo de errado esteja a acontecer entre a “rede shelly” e a minha rede de casa
need help


Copyright © 2017-2020. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade