Shelly vs Sonoff Mini vs outro?

Olá,

Já tenho uma série de candeeiros automatizados através de tomadas espertas da Xiaomi mas todas as luzes controladas por interruptores de parede continuam manuais.

Chegou o momento de as automatizar.

Oiço falar muito nos Shelly. Agora saíram os Sonoff Mini. Havia os Onofre mas se bem entendi nunca estão disponíveis. Quais aconselham e porquê?

Já agora, tenho interruptores on/off convencionais que pretendo manter e é para mim fundamental que tudo continue a funcionar normalmente mesmo se o wi-fi ou o HA forem abaixo.

Obrigado.

Cumprimentos,
Nuno

A manter os atuais interruptores… os Onofre ou shelly são boas opções.

1 Curtiu

Boa tarde,

Encontro-me em fase de escolha para os meus módulos interruptores e também já me surgiu a mesma questão.
A minha instalação está pensada de forma a manter todos os interruptores, Luzes e estores.

Estava “virado” para os Sonoff mini para iluminação e shelly para estores.
Não recomendam os sonoff?

A minha dúvida recai sobre a integração no Ha de forma autónoma.
Em qualquer um das duas marcas, terei de flashar com Tasmota?
Depois de flashar o funcionamento das saídas permanece igual à origem?

Obrigado
Pedro

Bem vindo ao fórum da CPHA @Pmax e não esqueças de ler os nossos Termos do Serviço/Regras e a FAQ

Respondendo às tuas questões.
Sim o sonoff mini é um produto recomendável para esse efeito, mas se puderes por shelly também ficas bem servido.

Flashar um firmware alternativo como o exemplo do tasmota não só ficas mais seguro, como também não ficas dependente da cloud, o processo não é dificil e aqui terás acompanhamento para o sucesso.

Sim as saídas continuam a operar da mesma forma.

1 Curtiu

Obrigado pela brevidade da resposta.
Sei que tenho muito de aprender. Espero um dia vir transmitir igualmente os meus conhecimento.
Sei que vou muitas vezes partir a cabeça mas estou realmente fascinado com o potencial e conforto que é ter um sistema de Ha em pleno funcionamento.

Cumprimentos

2 Curtiram

@Pmax Só conheço o shelly 1 e o sonoff mini. Com tasmota ambos são bons. Dependendo de onde o vais instalar, um é melhor para umas situações, outro para outras.

O shelly 1 é bom para utilizar em praticamente tudo devido ao input no SW ser a 230V e a saída ser um contacto seco, o que faz com que o possas utilizar para iluminação e controlar por exemplo um portão de garagem.
Para integrar nos circuitos de iluminação existentes em casa o melhor é o shelly.

O sonoff mini tem o input como contacto seco, ou seja, não aceita input de 230V o que o limita a ser utilizado só nos interruptores simples sem necessidade de alterar a instalação existente.
Para utilizar o sonoff mini numa comutação de escada vai ser necessário andar a passar pelo menos mais um fio na tubagem existente.
Tem também a desvantagem do output ser a 230V não podendo ser utilizado por exemplo para controlar um portão de garagem sem andar a adicionar relés na saída do sonoff mini.

Se puderes, embora mais caro, opta por shelly. E vai para sonoff mini só para circuitos de iluminação com um só interruptor.

Se descreveres o que queres fazer é mais fácil aconselhar um ou outro.

:warning: PS: Em qualquer uma das situações verificar se na caixa de aparelhagem onde vai ser instalado o sonoff mini ou o shelly, se passa lá o neutro.
Ambos os casos tem de ser adicionados fios dentro da caixa de aparelhagem, ligadores, cortar e adicionar ligador no fio neutro.

Em algumas situações pode ser necessário passar um fio neutro até à caixa de aparelhagem quer utilizem sonoff mini ou shelly.

Se não tiverem a certeza do que estão a fazer ou não se sentirem à vontade… Paguem a quem perceba para fazer o trabalho.

1 Curtiu

Boa noite Filipe,

Obrigado por toda informação passada.

A ideia era uniformizar o mais possível devido a serem vários e ter de os “Flashar” a todos para Tasmota. Sempre era mais prático e praticamente em série com um router que tenho aqui por casa só para esse efeito.

Li no fórum que os shelly funcionam bem com mqtt sem terem de ser flashados. Neste momento não tenho conhecimentos para enveredar por esse caminho.

Ainda não tenho a contagem dos dispositivos fechada. Passei os requisitos do que pretendia por assoalhada ao meu eletricista para que pudesse passar a tubagem para as caixas ou tetos. Os enfiamentos virão posteriormente.

Dispositivos pensados:

16 Sonoff Mini para comutadores simples e de escada
2 Comutadores Shelly 2.5 para comutadores de escada duplos
5 controladores de estores ( ainda não sei o que escolher.)
Sensores de movimento/Porta
Posteriormente Ac, Aquecimento, 3 câmeras, video porteiro e garagem.

Apesar de ter gosto pelo tema, não me importava de contratar o serviço. A grande questão é desconhecer por completo alguém que o faça. Já para não falar da configuração do HA em pleno

Cumprimentos,
Pedro

Existem pessoas na tua área que o podem fazer, é uma questão de perguntares.

1 Curtiu

@Pmax Para as configurações, caso tenhas interesse em aprender, tens praticamente toda a informação no fórum. Tens de começar a ler para começares a ter ideia do que realmente vais precisar.
Acho que devias começar pela base que são os equipamentos que vão suportar a tua rede wireless e o equipamento onde vai ficar instalado o hass.io.
Para utilizar câmeras de vídeo vigilância na minha opinião devias optar por um minipc caso queiras integrar as câmaras no home assistent. Digo isto devido às necessidades de processamento para lidar com as 3 câmaras que dizes querer instalar. Que de momento são 3 mas no futuro certamente vão ser mais :wink:

Como estás a construir casa, tens a possibilidade de optar por soluções que não são fáceis de implementar quando se tem a casa construída.
Uma delas é utilizar câmaras PoE ligadas a um switch PoE ou então a um NVR. Só precisas de passar um cabo de rede do switch/nvr até cada uma das câmaras. Não precisa de cabo de alimentação à parte.

Procura no fórum um tópico que eu criei sobre o meu rack com o minipc e outros equipamentos para puderes tirar ideias.

Quer utilizes sonoff mini ou shelly acho que devias optar por utilizar um firmware open source livre de clouds proprietárias como por exemplo o tasmota.

Para flashar tasmota tens informação no fórum e vídeos no YouTube. Só te vai custar o primeiro. Depois demoras no máximo 1 minuto para flashar cada um dos sonoff ou shelly.
Para as configurações, vais ter de ler para começar a perceber como tudo funciona.
Depois de perceberes como tudo funciona tens a vantagem de ficar com bases para no futuro puderes ir melhorando todo o sistema, mesmo que entregues a instalação a um profissional da área, que acho que o deves fazer.

Tem em atenção que a passagem dos fios para as caixas de aparelhagem não vai ser a mesma para o sonoff mini e para o shelly nas comutações de escada.
O melhor a fazer é decidir o que vais utilizar para controlar cada um dos circuitos e fornecer o esquema de ligação dos equipamentos ao electricista para ele fazer a passagem dos fios necessários de acordo com o local e equipamentos que vais utilizar.

Para os estores podes optar também pelo shelly 2.5.

Para acabar, vai do gosto pessoal, mas opta por interruptores de pressão para toda a casa, tanto na iluminação como nos estores.
Fica mais bonito teres os interruptores sempre na mesma posição, quer ligues a iluminação através do home assistent ou diretamente no interruptor.
Podes programar por exemplo duplo clique num interruptor de pressão para fazer uma determinada automação. Por exemplo teres dois estores numa divisão e ao dares duplo clique na tecla de fechar um deles, acionar uma automação para fechar os dois estores dessa divisão, ou então fechar os estores de toda a casa. Programar o inverso para a tecla de abrir. Duplo clique para ligar todas as luzes de uma divisão…

Por isso digo que mesmo entregando o trabalho a um profissional devias perceber como tudo funciona para no futuro caso queiras adicionar funções não estares dependente de terceiros.

E acredita, vais querer adicionar funções. Isso nunca vai ficar acabado. :upside_down_face:

6 Curtiram

Filipe, mais uma vez obrigado pelo contributo que tens dado às minhas questões.

Tenho lido bastante, tendo pouca bases, assusta-me os vários caminhos possiveis para a configuração quer do hardware quer do Ha. Ja nem falo de ter um front completamente ao meu gosto.

Irei abrir um post com o meu projecto e com o hardware que ja tenho, algum dele a funcionar em modo teste para poder tentar perceber melhor o Ha sempre que me sobre tempo para isso.

Quanto à escolha das comutacões, depois de ler varios posts e sugestões, a escolha vai para o shellys.

Gosto muito de tecnologia desde pequeno, por isso é algo que me vou dedicar e saber pelo memos o minimo sobre o que vais ser montado e a forma como é configurado. O problema neste momento, é tempo.

Obrigado


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade