Shelly/P.Solar EDP - Dúvidas nos dados EM + 1PM

Boas tardes.
Acabei de instalar um Shelly EM para medir “os consumos de toda a casa” e um Shelly 1PM para medir a produção dos painéis fotovoltaicos.

Tenho tudo junto no mesmo quadro elétrico…

Não percebo p.ex. no display do painel que a EDP deixou qd me instalou os painéis solares ,aparece produção 100, mas aqui no shelly aparece uns 30/40 consoante…

Depois no quadro elétrico, parece-me os valores a negativo… Suponho que esteja a ir à rede buscar aquele valor… E s estiver a positivo estarei a injetar…

Já agora, alguém também comprou painéis pela EDP, no meu Shelly, agora à noite diz-me q está a injetar uns 15w… Sei q eles tem um sistema q está incluído no que comprei, q injeta aquilo q não consumimos na altura mais tarde… Será isso?

Podem-me ajudar por favor, onde posso ter falhado… E/ou como devo configurar isto.
Obrigado desde já.
Vou deixar aqui algumas fotos…

Negativo é produção. Positivo é consumo.

Pode ajustar isso rodando a pinça ou alterando os cabos nas pinça…

Boa noite. Encomendei agora um Shelly EM para medir o meu consumo da casa, também tenho painéis solares da EDP e sou completamente leigo em electricidade. Os meus painéis estão no sótão, e ligam, depois de passarem pelo ?inversor? (será?) Ligam a uma tomada. ONDE especificamente e COMO poderei instalar um Shelly 1PM para medir a minha produção solar? Muito agradeço desde já a ajuda!

Boa noite.
A Edp não lhe deixou nenhum contador/disjuntor do próprio painel?

O meu vai ter diretamente ao quadro principal.

Os inversores são por norma colocados por baixo dos paineis, ou seja, ficam no exterior… Mal nos apercebemos deles.

Se for para ver o consumo dos paineis apenas, terá de ser com o shelly Pm1 … Pois o shelly EM é apenas para o quadro principal… Claro e as respetivas pinças…

Resumindo, 2 pinças e dois shellys.

No meu caso, comprei isso tudo e não gostei da experiência…
Ainda tenho os aparelhos encostados…

Comprei depois um aparelho da EOT, que se liga no contador da casa na Porta Han. (Como a edp teocou de graça para esse contador), com esse aparelho, vejo os gastos da casa, e vejo qt injeto na rede… S quiser ver qt estou a produzir, vejo no mostrador que está no quadro elétrico. (Ou volto a por o shelly PM1, para ver online)

Cumprimentos

Boa noite, Luis. A EDP deixou-me realmente “algo” no sótão, não sei se é o contador se o inversor, sou completamente leigo. Sei que isso liga directamente a uma tomada da casa, e mais nada, penso que daí vai para o resto da casa e, se em excedente, para a rede (posso estar a dizer a maior asneira de sempre, mas não sei).
Ainda não encomendei o Shelly 1PM, pois ainda não percebi como fazer com o que tenho para ter leituras só dos painéis. Encomendei sim o Shelly EM, com 2 pinças, que já vi como fazer, para o quadro. Confesso que ainda não sei bem o que vou obter das leituras no quadro, devido ao tipo de ligação que tenho… Obrigado desde já pela ajuda!

Boa noite.
Certamente ficou no sótão, pois devem ter tido dificuldade em encontrar uma ligação direta ao quadro principal da casa.

Lá no sótão, tem esse quadro elétrico, c os disjuntores e manómetro/contador digital, digamos, como o que mostro em cima nas fotos…

Aí ao clicar no botão digital, verá a produção na hora dele… E é aí q se quiser coloca o pm1, s tiver wifi aí claro, para acompanhar online a produção dele…
Se não, terá de ir sempre ao sótão ver qt está a produzir…

Para instalar o pm1 aí, como são disjuntores, é só ligar uns cabos elétricos do pm1 aos disjuntores dos painéis solares…

REsumindo ir ao sótão ver oq
ue lá vtem etirar fotos :grin:

Bem, só tirei fotos do exterior, ainda não abri
Isto é o que tenho no sotão:


De cima vem dos painéis, para baixo vai para uma tomada normal.

Entretanto já recebi o Shelly EM :blush:

E descobri algumas coisas no meu quadro:

  • não achei rack de neutro, ainda não sei bem onde vou instalar o ShellyEM
  • a EDP instalou um dispositivo no rack dos disjuntores, que é o que acho que está a fazer leituras para eles, e com uma pinça amperimétrica!



Help! :expressionless:

Boa tarde.
Não sabia que a Edp tbm usava pinças …

Então é assim Shelly Em, instala aí nesse quadro geral e mete uma pinça ao lado da deles… Para apanhar os consumos da casa toda.

Como não tem esse pequeno quadro dos paineis junto do quadro geral, não vai precisar dessa segunda pinça…
Se não era com a segunda pinça no Shelly Em.

Agora s quiser acompanhar a produção online, terá de comprar por exemplo o shelly pm1, e esse instala lá no sótão.

Veja estes dois vídeos, talvez ajude.

1 Curtiu

Obrigado, Luís!
Eu também não sabia… Lol.

Eu esses vídeos já os “papei” do princípio ao fim, li os mais de 500 comentários e respostas, e coloquei lá questões em comentário também. Mas tenho de admitir a minha falta de conhecimento e, sobretudo, MEDO e respeito pela eletricidade. Não sei precisamente o que fazer, que fios ligar e onde… Tenho de aprofundar e procurar mais…

Quanto à 2ª pinça, se não der para outra coisa, irá ler os consumos da placa do fogão ou forno. Até queria os 2, mas isso teria de ser mais um Shelly e o investimento é muito alto.

Relativamente a ter os resultados online, eu já tenho, pela app re:dy consigo leituras no momento. O que me falta é ter isso no HA para automatizar dispositivos, por enquanto estou a usar estimativa para a produção solar e não tenho consumos de alguns dispositivos chave em casa (placa do fogão, forno e microondas). O resto, mais coisa menos coisa, até já vai andando. Mas para automatizar como deve ser preciso saber o excedente para ver o que posso ligar, ou desligar coisas menos importantes quando o consumo é da rede.

Muito obrigado pela ajuda, vou ver de novo os vídeos e procurar mais, pode ser que encontre especificamente o que procuro!

Olá de novo, Luis.
O 2º vídeo, do Shelly EM, ainda não tinha visto com atenção, pois já tinha andado a ver outros e pareceu-me mais ou menos simples. Mas deu-me ideia:
Então se eu colocar 1 pinça onde está o da EDP, terei directamente:

  • o Consumo se for valor positivo?
  • o Excedente se for valor negativo?
    Com apenas 1 pinça? :smiley: ?

Se sim realmente só me falta complementar com a produção :slight_smile: , quando souber com precisão como e onde ligar o PM1

Como falou no e-ready… veja se essa pinça não está conectada ao e-ready. Esse disjuntor q tem a dizer esp comercial, talvez seja o e e-ready.

E se assim for, uma pinça aí e outra no cabo geral… E terá tudo no Shelly em…

Terá de testar…

Como não tenho e-ready… Daí as minhas dúvidas :sweat_smile:

Obrigado, vou testar o EM este fds, vamos ver como corre.

Entretanto, achei por aí 2 esquemas por causa do 1PM. Estão parecidos, mas não iguais.

IMG_20210813_160731_123


(Assumo que o solar vem do lado esquerdo?)

As minhas perguntas:

  1. Qual delas está certa?
  2. Isto deve ser montado por cima da caixa que tenho no sotão, certo, antes de entrar nesta caixa?

Obrigado desde já!!!

é do re:dy, sim, mas acho que a única coisa que faz é ler a pinça, a alimentação que lá está em cima deve ser apenas para ligar o dispositivo, depois como transmite isso para o router deles, não sei (por PLC, WiFi, outro?), não sei se dá para snifar esse tráfego de alguma forma…

A ligação da foto de baixo do pm1, parece errada, ou até pode estar correta, mas por exemplo para abrir portas etc…

Castanho no zero, azul no N, e o outro no L1

Se for para montar o PM1, abre a caixinha do sótão e lá dentro faz as ligações… Apenas adicione…
Desaperta os parafusos onde entram os cabos, mete esses tbm, e volta apertar…
Não corte nem mexa no que está, apenas adicione…
Claro sempre c td Off, no quadro geral e aí…

Então, certamente que o shelly Em, c as duas pinças… Resolverá esse problema…
Uma ao lado da pinça da Edp, e outra no cabo principal… :sweat_smile:

Depois diga como correu…

De nada :wink:

Obrigado pela ajuda, Luís! :slight_smile: Já tenho algo para me fazer transpirar no fds :smiley: Ainda não tenho o 1PM, vou fazer com o EM primeiro e ver que resultados tenho depois de integrar no HA. É o primeiro dispositivo Shelly que tenho, por isso ainda vou ter que dar algumas voltas de certeza para integrar tudo bem. Vamos ver, depois dou notícias! :slight_smile:

Só para confirmar, devo fazer como está no esquema 1, certo? (as minhas desculpas)
Tenho desligar o castanho que vem do painel para o quadro lá de cima e ligar ao O do Shelly, depois adicionar outro castanho para ligar do L1 ao sítio onde estava antes o castanho no quadro; o azul posso simplesmente adicionar um cabo entre o Shelly (no N) e juntar ao outro azul que vai para o quadro. É isto?

da esquerda para a direita

O - fio castanho (fase) que vem do inversor
L - fase que vai ligar ao disjuntor ao lado só para os paineis
N - neutro que vem da regua geral do quadro

1 Curtiu

Obrigado! :slight_smile: Só vi agora, mas entretanto “arrisquei” e ficou OK! :smiley:


(ps: não sei porquê, mas a imagem ficou de lado, só me acontece aqui nesta imagem)
Painéis à direita (que seria em cima), saída para tomada à esquerda (que seria em baixo).

1 Curtiu

Boas a todos. Farto de pesquisar pelo google e sem grandes soluções penso ser o sitio indicado aqui para expor o meu “problema”…
Instalei 2 paineis solares EDP e com todos os acessórios que voçes já partilharam aqui com fotos… agora o que é que acontece… os dois paineis injectam numa fase e tenho trifásica em casa… então basicamente fiz as contas todas, ví quais as 2 fases com mais carga e separei os paineis, meti cada um deles a injectar numa fase diferente.
O problema começa agora, tenho um re:dy meter com 1 pinça no quadro dos paineis a medir a produção e outro re:dy meter com 3 pinças no quadro da entrada da instalação a medir o consumo, o problema com isto é que só consigo ter dados de produção de 1 fase (painel) e queria ter dos dois independentes… segundo o rapaz que veio instalar, se mete-se a pinça a abraçar os 2 fios (2 fases) que veem dos paineis o re:dy meter media como sendo um, o que não está a acontecer. Se tenho uma media de produção de 500w com os dois paineis só consigo medir uma fase (1 painel) dando-me 250w. Já meti 2 pinças no re:dy meter monofasico e meti cada pinça na fase de cada painel e continuo a ter os mesmos resultados. Os homens da EDP querem cerca de 150€ para vir trocar o medidor de produção monofásico por um trifásico. Alguem que perceba mais disto que eu me consegue ajudar!!! É normal a pinça só conseguir medir 1 fase (fio) mesmo tudo bem montado e com o sentido de corrente igual. Já fiz todo o tipo de testes e já reparei que a fase que está a ser medida tem que ser a mesma a alimentar o re:dy meter… senão aquilo atrofia, ou até dá valores de consumo na aplicação. Pela via das duvidas de não fazer asneira, usei o re:dy meter para medir 1 painel e usei o medidor digital que eles tb montam para medir o outro painel, só para ter a certeza que ambos estão a produzir. Alguma sugestão como conseguir ter valores de produção dos 2 paineis em separado? Ou existe por ai alguem que tenha um re;dy meter monofasico e que já não utilize e queira abdicar dele (vender)? Mas con isto deparo-me com outro problema, só os senhores da EDP ou instaladores teem a aplicação para configurar os re:dy meter e emparelha-lhos uns com os outros e ligar á wi-fi da casa… e mesmo com alguma insistência o instalador disse que não podiam disponibilizar essa APP, ou seja se mudarem a wi-fi da casa ou a password, para quem usa o EDP re:dy, lá teem que chamar os senhores e pagar para eles configurarem os meter´s com a vossa rede wi-fi. Um obrigado em geral para quem perdeu tempo a ler isto tudo :slight_smile:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade