Após deixar aqui no forum a ideia deste projecto, foi-me pedido que o partilha-se e aqui estou!!!
Acima de tudo, espero que o tópico venha a ajudar todos aqueles que venham a optar por este investimento, mas também que me dêem ideias de melhorar o projecto com novas ideias.
Aqui vai:
Tudo começou com o planeamento, com uma pinça amperimétrica fui fazendo várias medidas durante o dia e obtendo o consumo. Claro está, que temos que ter presente o orçamento disponível.
No meu caso optei pela compra de 5 painéis Jinko de 400W, um inversor Hauwei 3KTL, um modulo smart power sensor e respectivos suportes para os painéis. Num total de 2000€ arredondados. Loja online espanhola, uma vez que com a crise do covid o mercado português ficou muito limitado com os painéis disponíveis e só lá encontrei o que queria, posso disponibilizar o endereço da loja para evitar publicidade. De referir, o inversor já está preparado para funcionar com baterias na esperança que um dia o custo destas venha a baixar.
Passemos ás fotos do trabalho:
Neste momento tenho dois Shelly EM instalados, um no quadro principal e outro no quadro parcial dos painéis. Os shelly já estão a trabalhar no HA.
Pedia agora ideias para novas integrações/configurações no HA, gostaria de colocar graficamente a produção/consumo da rede com vista a optimizar os gastos cá de casa, bem como outras optimizações.
Aguardo as vossas ideias.