Boa tarde, estou a restaurar uma habitação e tenho apenas alguns aparelhos ligados em modo standby.
Instalei um Shelly EM para medição de corrente, acontece que ontem vieram instalar a placa de indução e assim que foi ligada o registo do Shelly passou de 30w para -2.5w!
Isto é normal ou vou ter medidas de consumo incorretas?
Totalmente efeito da placa de indução e da electrónica de potência da mesma.
Na prática e para a integração do Shelly com HA o que pode implicar? O que posso fazer?
Não creio que haja muito a fazer.
Olá Nuno,
Tens ligada a pinça a saida do diferencial? Ou estas a medir a saida de um disjuntor de uma determinada divisão?
Antes da instalação da placa já tinhas o Shelly EM ligado e este já registava correctamente?
pergunto isto porque poderia ser recente e estar ligado no sentido contrario.(a pergunta parece de resposta obvia , mas tenho que perguntar).
Abraço.
Tenho a pinça ligada na entrada do diferencial no cabo que vem do contador. Antes da instalação da placa estava a registar bem! Acho eu não estive a medir nem a contabilizar os consumos individualmente… mas quando ligo o disjuntor da placa passa dos cerca de 30w para -2,5w.
A pinça que estas a usar esta ligada no P1 ou P2?
É de 50A ou 120A?
Na App da Shelly tens valores negativos ou é só no HA?
Tenho uma pinça de 50A ligada no P1. E os valores são iguais nos dois…
Se a placa estiver em standby as leituras são negativas?
Li o seguinte num outro forúm:
" Bastou trocar a ordem dos fios (colocar o vermelho onde o manual diz para colocar o preto e vice-versa) para resolver esta questão."
Não sei se resulta…
Trocar a ordem dos fios onde??
Só pode ser os da pinça… ( seria a mesma coisa do que virar a pinça)
Porque a alimentação do Shelly não faz sentido…
Claro que faz sentido e daí ter perguntado. Por vezes acontece ter LEDs ligados em alguns equipamentos (os Sonoff Basic eram muito conhecidos por isso) e quando se desliga os LEDs ficarem ligeiramente iluminados e quando se troca a fase com o neutro deixa de ter esse comportamento.
Obrigado pela dica. No meu caso o Shelly EM esta a funcionar.
Deixa ver se o @Nuno_Martins1 se safa.
Um abraço.
E pode-se trocar os fios da pinça sem problemas?
Mas assim não vai contar negativo sem o disjuntor da placa ligada. Porque como está se ligar o disjuntor da placa estiver ligado o Shelly conta negativo, mas a partir do momento que ligo a placa para usar o valor passa positivo. O mesmo acontece se eu ligar outros aparelhos para aumentar o consumo o valor passa a positivo, mas temo que não seja o correcto…
Acho que vou ter que pensar em outra solução para ler os consumos de energia.
A minha sugestão é tentares falar mesmo com o suporte da Shelly.
Acredito que eles se interessem pelo caso.
Um abraço.
Olá @Nuno_Martins1, acontece-me exactamente o mesmo. Tenho 4 Shellys EM e o único que me dá leituras negativas é o da placa de indução. Mas quando a ligo ficam positivas (e muito altas lol).
Ainda não fiz nada quanto ao assunto porque não o considerei prioritário mas andava para enviar uma msg ao suporte da Shelly. Se o fores fazer podes colocar aqui o que te responderem?
Obrigado e abraço.
Consumo negativa no circuito da placa de indução é normal acontecer, as placas de indução tem muita eletrónica de potencia com efeitos reativos de energia.
Tenho o mesmo problema numa máquina de lavar louça. Instalei recentemente um shelly EM com uma das pinças a medir o consumo da máquina no dijuntor e com com o equipamento desligado aparece muitas vezes o consumo a negativo. Há mesmo alturas em que chego a ter picos de consumo (algumas vezes na ordem dos 3 a 5 w) com a máquina desligada.
Alguém chegou a alguma conclusão quanto ao que leva a que isso aconteça?
Olá pessoal…tb tenho o mesmo problema…neste momento, tenho a placa desligada e no shelly está a medir -10.5w.
Mas também tenho um sonoff Pow R2 na lavandaria onde tenho uma máquina de secar e lavar roupa e o consumo com as mesmas desligadas é de 1 ou 2 watts…
Olá, eu tenho o mesmo problema na leitura de uma célula de eletrolise de sal para tratamento de uma piscina.
Em modo standby está sempre a oscilar entre valores positivos e negativos como por exemplo -2w e 3w…
Quando está a produzir, faz leituras positivas…