Shelly 2 - esquema (e Shely 4 PRO)

Responderam-me a indicar que foi enviado no dia 4, portanto devo receber no final desta semana!

Não faço a menor ideia sobre como vou instalar, mas tenho de pesquisar pelos esquemas e o apoio aqui no fórum é fantástico. Depois de ligar é só colocar o esquema aqui, conforma já fizeram nos anteriores.

Este tem mais mecanismos de proteção, pelo que não deve queimar com tanta facilidade, quando comparado com a versão anterior!

1 Curtiu

Tb ficarei a aguardar… :+1:

Já chegou! É efetivamente mais pequeno e bem diferente nas ligações face ao anterior.

No fim‑de‑semana vou dar uma vista de olhos para o ligar aos estores de forma similar que fiz com o shelly2 e para não misturar as coisas crio um novo tópico para o esquema do 2.5 para pedir ajuda a quem efetivamente percebe!

Boas,
Eu ainda não recebi os meus…

Entretanto já fiz um rascunho a partir do esquema oficial da Shelly.

Vou deixar aqui ambos.

Alguém me pode confirmar se a aplicação oficial da Shelly, com firmware nativo, se dá para ver a percentagem dos estores abertos?

Obrigado!
Cumps

2 Curtiram

Excelente! Obrigado pelo esquema!

Confirmo que com o firmware nativo (nas últimas versões) já consegues ver a percentagem do estore tanto na aplicação deles como
no home assistant.

Por exemplo, todas as manhãs, tenho automatismo para abrir o estore do quarto a 50%, via homeassistant.

Desativei cloud deles e tenho apenas mqtt e não vejo necessidade de flashar. Está assim há alguns meses e estou muito satisfeito.

Única coisa que precisas de fazer é a calibração, via aplicação da shelly ou interface web. Depois de fazer a calibração, já aparecem as opções.

Única luta que tive é que a calibração não funciona na aplicação IOS deles. Dá um erro não especificado. Então fiz via browser sem qualquer problema!

Tens aqui a info, bem como o código em HA para o fazer:

1 Curtiu

Eu ainda não tenho HA, não estou dentro do assunto.

Tenho lido que o mais barato e usual é comprar uma Raspberry para instalar o HA e a partir daí começar a concentrar os equipamentos numa só aplicação.

Tens HA em que equipamento?

Já instalei alguns sonoff sv para abrir os meus portões automáticos remotamente através de “contacto seco”, como se de um botão de pressão se tratasse. Se juntar tudo numa só app seria óptimo, não obstante deixar de usar a cloud sonoff e Shelly. Mas ainda tenho que ler mais sobre o assunto.

Obrigado pelas dicas da calibração e HA.

Dependendo do que estão a ligar, podem ou não necessitar de ligar os dois L.

Eles estão ligados internamente, e só é necessário ligar o segundo se a carga for superior a 10A segundo o DD

2 Curtiram

Os shelly2.5 já chegaram e já estão instalados. Não justifica estar a colocar aqui o esquema pois é exactamente igual ao shelly2, com a diferente dos 2L.

Só depois vi o feedback do Tiago e mesmo sendo apenas uns estores eu liguei os 2 L’s.

Funcionamento é em tudo igual ao anterior, e não notei melhorias porque o shelly2 já era excelente. O que é notório é a diferença no tamanho, Nas specs não parecia um absurdo mas numa caixa de luz, onde cada cm faz diferença é de facto excelente.

O facto dos cabos ligarem todos na mesma extremidade também facilita no posicionamento dentro da caixa de luz

Fica a comparação de um shelly2 com um 2.5:
image

image

3 Curtiram

É brutal mesmo! :grinning: Agora é aguardar pela primeira revisão de HW

1 Curtiu

Hoje recebi os meus Shelly 2.5.

Já tive a oportunidade de instalar um e posso desde já dizer que estou absolutamente rendido.

Muito obrigado pelas dicas, em especial na escolha deste pequeno grande gadget.

2 Curtiram

A única coisa que está aí a mais é o firmware da Shelly :wink:

Eu ainda ando a estudar o caso do HA. :wink:

Deixo aqui uma pequena questão.
Relativamente aos interruptores de tecla fixa.
Por exemplo se ativar o estore para abrir pelo interruptor e deixar a tecla fixa no modo de abrir, qual o comportamento do shelly?
Deixa de funcionar pela app?

Compreendo a questão porque acontece-me algumas vezes.

O shelly (e similares) vai sempre funcionar independentemente da posição do botao.

Pode é acontecer uma situação:
Imagina que fechas via botao e esse mesmo botao fica na posicao de descer em vez de stop.

Se depois o subires via homeassistant, então nao fica congruente porque ele vai ficar aberto mas com o botao para descer pressionado. A solução aqui é muito simples. Caso queiras usar o botão fisico basta colocares na posição stop e carregar novamente em descer.

E qual é a temperatura do shelly25 ?

(Podem ver a mesma se activarem MQTT)

Desconhecia que tinha sensor de temperatura no 2.5. Eu tenho mqtt ativo. Podes dizer-me qual é o topic da temperatura? Procurei na documentação do shelly e não encontro.

shellies/shellyswitch25-XXXXXX/temperature

1 Curtiu

Acabei de confirmar o valor de 51 num e 52 noutro. Não sei a unidade de medida mas parece-me alto para C. mas é baixo para ser F. também.

Devo ficar preocupado ou é uma temperatura normal?

Abri e fechei estore e não afetou temperatura.

1 Curtiu

Bem… o meu está a 59… Tenho um sensor mqtt no HA a monitorizar o mesmo

Deve ser normal. No grupo do FB disseram que a temperatura sem carga anda pelos 55-60C e em carga maxima 87-90C. Em todo o caso, aos 95C o shelly desliga-se por seguranca.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade