Shelly 2.5 ligar e desligar luzes

Opá muito fixe, nunca tinha ouvido ou visto nada disto, o máximo que soube foi que os antigos para pouparem nas varetas de cobre para descargas de electricidade faziam puxadas aos tubos da canalização que eram galvanizados e quem me contou jura que apanhou um valente esticão quando foi abrir uma torneira da cozinha “Zenit” que era toda metálica e porque a maquina de lavar roupa estava a torcer na altura e supostamente estaria a fazer uma descarga de electricidade para a terra…
Desculpem este oftopic

Obrigado pela partilha PDM

A electricidade é ixada , então qd se mete a percorrer caminhos alternativos é o fim da macacada.
Es ás vezes a malta , facilita e ajuda-a a ir por maus caminhos.
Muito perigosa ela é , se houver cuidado e respeitarmos as regras, menos mal .

Há casos muito raros de acidentes graves e não mortais, tenho a prova viva de um colega que sofreu um acidente com 15kV, 15.000V ! , os 230V em nossas casas já podem matar (se algo não estiver bem na instalação) definitivamte a sorte esteve do lado dele, “só” perdeu um membro.

PS: E como se pode tentar explicar a sorte dele, julgo que foi os pontos que a corrente escolheu para passar, uma vez que estava calçado e tapete isolante… pontas dos dedos e cotovelo.
A origem e causa … segundo o relatado é muito dificil de encontrar explicação, pessoa extremamente responsavel , devidamente formado e “encartado” , muitos e largos anos de expereincia, cumpria todas as regras exigidas para manobrar este tipo de equipamento…

Será que está tudo bem com o Francisco?

Epa o rapaz foi pai e agora não dá noticias, espero que esteja tudo bem…

Espero que esteja tudo bem
Deve estar a tentar tasmotizar o rebento dele a ver se o consegue programar para desligar no maximo das 00:00 ás 07:00 :rofl:

1 Curtiu

Isso é que era!
fui a casa dos sogros e nem tive tempo.
agora que já tenho o limite reposto, recapitulando

nesse interruptor tenho que fazer uma puxada para ter um cabo fase “extra” para fazer a ligação ao shelly. de Resto é o cabo na lampada no output, neutro o que estava a ligar o interruptor ligo no SW e a fase e I e L.

quanto à puxada posso fazer com um ligador?

fiz uns pequenos esboços do meu planeamento que ja partilho

Numa das imagens no link acima partilhado tenho um dos interruptores com um mini cabo cinza a fazer um U
A ligar os born de cima do interruptor esquerdo ao direto
Isso em concreto é para que?
Ter fase ?
Posso fazer isso no interruptor da cozinha ?

Sim é para passar a fase para o outro interruptor , mas pelo que entendo já falas da sala e não é da comutação de escada onde inicialmente pretendias colocar o shelly

Parece-me bem
image

Então eu para passar a fase posso fazer o mesmo que está na sala
Isto é
Uso um pequeno cabo no interruptor da cozinha onde está o output

Em vez de puxar um cabo inteiro

Estas a enviar tudo misturado , ou eu é que já não tenho a mesma capacidade de intrepertar.
Tanta foto tanto esquema que já nem sei o que é o que :slight_smile:

A cozinha parece que está arrumado certo?
image

A mim também me parece que esta bem esquematizado e portanto já não deve ter duvidas.

Sala venha ela :grin:

Sim isto é a cozinha.

Para ter fase para ligar o shelly
Ou passo um cabo de uma aparelhagem
Ou posso fazer um U nos borns de cima do interruptor?

Sala

Uma vez que o interruptor são de 2 botões mas só utilizo 1 pois a outra lâmpada não está montada

Eu posso tirar a fase desse interruptor e utilizo no shelly correto ?

Se na caixa de aparelhagem, onde vais montar o shelly, em algum dos comutadores/interruptores houver fase (que não seja retorno ou linha de lampadas), sim podes ir buscar a fase a esse ponto, alguns aparelhos de manobra tem dois pontos de ligação, se for o teu caso e tiveres um ponto livre, podes ir aí buscar a fase que precisas para o shelly.

Eu fiquei baralhado com a pergunta
Se a shely vai ser montada no comutador que não tem fase como é que faz um U dos bornes de cima?
Perdi me nesse raciocínio.

Sim o PDM já disse tudo

:grin: :grin: :grin:

A cozinha ficou esclarecida ou não?

SALA
Quanto à sala estamos perante uma comutação lustre

image

Como não tenho tido necessidade de comprar, hoje em dia nem sei se há comutadores de lustre ou é tudo interruptor duplo ou comutador escada duplo.
A diferença está no numero de pontos de ligação acessiveis ao utilizador :wink:

A ligação do shelly é sempre igual, na caixa onde o vais instalar tens de ter sempre fase e neutro.
As vezes em caixas com muita “fiarada” a difuculdade é deslindar que “fio” é qual , de onde vem para onde vai … o resto acho que já estás um pro

PS: Lá estou eu com o meu Alzheimer, nunca escrevo tudo de uma vez , depois ao reler, ou vejo erros ou lembro de mais uma coisa.
Desta vez, e já era para te ter dito antes, como estás a ficar pro em electricidade, deita o busca polos fora (só serve para apertar parafusos e mal ) e compra um aparelho de medida :wink:
Vai-te servir não só para medires tensões, como para mais umas coisas que podem vir a ser necessarias á medida que vais evoluindo. Depois cá estamos para te ajudar a utilizar o aparelhometro

Na sala eu refiro-me tirar este cabo e usar como fase
Já q não preciso desse interruptor

Não me parece que seja esse o condutor de fase , esse dá idea de ser o retorno ou linha de lampada.
A fase deve estar no tal “u” cinza e nos condutores pretos que já falaste.

PS; Pelo que vejo da foto , dá a entender que:

  • a fase chega num dos condutores pretos que estão num dos botoes
  • deriva para o o outro botão com o “U” cinza
  • segue para outro lado qualquer no outro condutor preto que está no 2º botão

Sim agora só testando

Mas por exemplo nos Born de cima é sempre o retorno ?

Sendo nos de baixo a entrada da fase e noutra aparelhagem a saída (lâmpada)

Neste tipo de ligação certo

Boa pergunta , acho que até pode ser ao contrario , cá em casa entra em cima e sai em baixo.
Outra “regra” que se deve seguir é :

  • Preto fase
  • Castanho retorno

Vé o PS do meu post anterior


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade