Shelly 2.5 ligar e desligar luzes

Francisco penso que te disse no inicio do post
Imagina outro desenho igualzinho ao que tens e mudas a letra A por B
Retiras a3 e b3, um tem corrente o outro não, a shelly é colocado no que não tem corrente.

1 Curtiu

O rapaz está com difucldades, vou tentar fazer um esquiço mais parecido com que ele lá tem, já posto aqui.

  • O primeiro esquema é o que penso que tens aí instalado.
  • Acredito que o esquema interno dos contactos dos comutadores seja o que vês
  • Se estiver correcto nas minha deduções o esquema de baixo tem de funcionar
    Como não estão representados ligadores, pode acontecer teres dificuldade de passar do esquema à pratica, se acontecer, vamos tentar ajudar. Isto para ver se evito deslocação a Paredes. :rofl:

PS: Espero que a posição rodada do shelly não cause confusão, fiz assim para evitar ao maximo cruzamentos das linhas no esquema. Se vires com atenção os esquemas anteriores , são iguais na sua essencia.

Melhor não sei fazer, nestas coisas dos fios ainda posso tentar dar ajuda , nas programações … ai já há outros que podem ajudar mais que eu.

Mais um PS (Post scriptum): Se tiveres dificuldades em passar condutor novo entre caixas , podes sempre optar pela solução de botões de pressão em vez dos comutadores ( consulta esquemas anteriores)

4 Curtiram

Obrigado pela vossa ajuda

Amanhã de manhã já passo para a prática.
Não consigo mexer de noite lol tenho que desligar no interruptor e fico sem luz para trabalhar

Notei que no esquema terá um erro por engano mesmo o output deve ser ligado a lâmpada e a fase no I e L

No entanto cada vez mais acredito que seja necessário passar fio
Para recriar esse esquema
Ou optar por pressão

Boa noite eu aqui em casa comutação de escada e e normais uso interruptores de pressão para mim mais pratico só preciso de 2 modelos em casa interruptores de pressão e duplos

Sim de facto tens razão está trocado :), para seguir o manual é como dizes. Mas sendo um contacto seco, acho que embrora trocado, não haverá problema em ser com esta no esquema. Mas faz como manda o manual.

hoje testei a informação do Pedro e nem em a3 nem b3 tem corrente no busca polos
no entanto decidi ir ao corredor que também é possivel ligar e desligar em cada ponta do corredor

no ponto A tenho botao unico que liga luz do corredor e em cima do A tenho botao duplo, um controla a luz fora do apartamento e outro foco interior funto a porta
o que fiz foi usar um ligador e funtei essas fases todas e ligei ao shelly I e L funciona tudo bem!

consigo ligar e desligar as luzes como antes sem shelly

no entanto eu no ponto B tenho botão duplo (B1 controla a luz do corredor B2 controla um foco por cima desse interruptor)

Eu ao dia de ontem tinha colocado no B2 um shelly e como é de ligação simples (entra 1 fase e retorna a lampada) estava a funcionar tudo bem

acontece com a adição do shelly no ponto A o shelly do B2 já não funciona

é normal?? é que agora a luz não acende
tera alguma relação com o interrutor que liguei hoje?

O Shelly 1 só comanda uma lampada porque só tem um relé… Para controlar duas lampadas tens de usar um Shelly 2.5

E são 2 shelly
Em 2 lâmpadas distintas

1 ligado com um único botão (azul)
Outro shelly ligado em escada

Mas ao ligar o shelly em escada o que antes estava a funcionar deixou de dar

Já olhaste para os esquemas ?

Onde está a linha de lampada da comutação de escada do corredor no aparelho A3 ou no B2?
Já andam tantas referencias por ai que já estou baralhado.
O shelly deves montar onde estiver linha de lampada, olha para os meus esquiços.

É importante entenderes o funcionamento e as ligações internas dos comutadores , julgo que seja assim
image

Sim.
Até ao momento tenho 3 a funcionar na perfeição

Consegui num usar em escada pois fui buscar fase a outro interruptor e foi pacífico
Funciona os 2 botões em cada lado do corredor e com o shelly

O que não estava a dar foi ao colocar o shelly dentro desengatou 1 fase de outra lâmpada

Foi só colocar tudo no sítio e está a funcionar

Quanto a cozinha que está a ser o meu calcanhar Aquiles
Penso que o ideal era buscar fase a outro lado
Inclusive tentei colocar um fio fase dentro do tubo mas ele fica preso nem sei onde vai dar

Terei que me dedicar e focar no esquema da cozinha
Perceber muito muito bem
Pois se consegui aos outros neste irei de certeza !

E o melhor é comandar com a voz está qualquer coisa
Viva a vida de preguiçoso

Agora é passo a passo
Talvez monte um ecrã no quadro elétrico com Home Assistant

Mas como é um apartamento T2 não vi a necessidade ainda

A coisa está a ir, já comandas com voz e tudo, coisa que ainda não me meti a comprar, qual foi a tua opção Alexa ou Google home?
Preguiçoso com um bébé em casa? não vai ser facil … a não ser que já tenhas conseguido integrado o bébé no Home automation …isso é que era assunto :rofl:

1 Curtiu

Tenho android em casa e também iOS

Aliás ofereceram -me um Apple Watch recentemente uma vez que o meu galaxy watch não estava a emparelhar corretamente com iOS

Deixo um vídeo disto a funcionar

Graças a um código no GitHub foi possível alterar o firmware da shelly para ser compatível com Apple HomeKit de forma “oficial”

Dai usar a voz (ou telemóvel)

Só falta mesmo colocar na cozinha e fica tudo a funcionar
Nos quartos tenho Philips Hue (na altura não conhecia isto de domotica nem shelly sonoff etc )

Facílimo de integrar no HA com CC25xx ou Conbee.

Pelo que tenho lido a Alexa tem mais variedade de integrações, e foi a que comprei e funciona 5*.

Francisco, também experimentei alterar o firmware da shelly para IOS mas não ganhas nada (minha opinião) e voltei a repor para o de origem e fica como dizes voz pela Alexa e telemovél app da shelly.
Neste momento estou a testar a localização, quando passo na rua x acende uma luz.

Também comecei a mexer na HA mas isto parte me a cabeça. :upside_down_face:

Parte lá a cabeça com Há, assim qd precisar já sei a quem recorrer. Para já ando às voltas e partir a cabeca com hardware wemos, nodemcu, IO expanders, esp32 (qd chegar) e firmwares.

Bom dia,

estive a acompanhar este tópico e queria colocar aqui uma duvida (pedindo desde já desculpa ao autor…)

Tenho nos quartos três interruptores para ligar as luzes. Um na porta e um de cada lado da cama.

Pelo que percebi só tenho que ligar o Shelly 1 no interruptor que tem a linha de iluminação e ignorar os outros dois correcto?

Obrigado,

Daniel Fonseca

Não são 3 interruptores que tens instalado
Quase de certeza que se tratae de uma comutação de escada, constituida por 2 comutadores de escada e 1 inversor que controlam a mesma lampada.
De uma forma , mais “fio” menos “fio” geral podes utilizar os esquemas que se encontram neste topico.
Convem leres com atenção todo o topico, sobre tudo identificar bem o que está feito e se possivel esquematizar, pois permite perceber melhor o que tens instalado e facilita a vida a quem te for ajudar e a ti proprio qd fores mexer.
Tudo depende como está feito, mas provavelmente podes ter a necessidate de passar mais um “fio”.

Algumas das varias hipoteses de esquema (esquece o inversor que fica algures no meio e que não está representado)

image

Ainda há hipotese de passares os comutadores a botoes de pressão.

Muito obrigado P. Dá Mesquita!

É isso mesmo, uma comutação de escada e um inversor.

Botões de pressão tipo campaínha?

Daniel Fonseca

Sim, podes substitiur os comutadores por botoes, altera-se configuração no shelly e ficas a comandar pelos botoes, carregas qualquer botão acende, carregas qualquer botão apaga.
Assim podes libertar uma linha que conforme for o teu caso pode dar jeito.
É assim que tenho nos quartos, escadas…etc, só que em vez do shelly tenho um device home made com wemos, tb se pode usar um sonoff mini.

Já vêm 3 botões de pressão a caminho para testar…

Obrigado!


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade