Shelly 1PM - vale a pena ?

Neste forum descobri o Shelly.
Encomendei o Shelly 1 mas estão esgotados. Disponibilidade parece haver para o Shelly 1PM.

Eu “apenas” pretendo para ligar luzes ( 1 interruptor que alimenta uma linha de luzes “em série” no quintal ) .
Posso pretender ligar/desligar a determinadas horas.
Pretendo que a opção manual se mantenha.
Pode ser interessante ligá-lo ao HA.

Acham que serve ? será mal empregue (visto que é mais caro que o Shelly 1)?

Podes sempre comprar agora o 1PM, mais tarde comprar o 1 para substituir e dar outro uso ao 1PM.

1 Curtiu

conseguem-me indicar algum video que possa ver como são as ligações com 1 interruptor que permita ligar e desligar na app assim como fisicamente.
e preciso de 1 interruptor especial (tipo flipflop) ou serve um que faça on/off?

Procura aqui no fórum que o que não falta são esquemas de ligações.

@RicardoT Podes ver a opção Sonoff Mini e flashar tasmota. Funciona integrado no HA ou independente. Tens o inconveniente do tempo que demora a chegar. Cerca de um mes.

Essas luzes que tens no quintal estão ligadas em paralelo, e não em série :wink:

As principais diferenças entre o Sonoff Mini e o Shelly sao as seguintes:

O Shelly 1 torna-se mais versátil devido a poder ser alimentado com tensão contínua ou tensão alternada. A saída é um contacto seco, o que faz com que possas ativar circuitos de tensão alternada de 230V ou por exemplo coloca-lo em paralelo com o botão de pressão que comanda o abrir/fechar de um portão de garagem.

E mais fácil para integrar nos sistemas de iluminação de nossas casas devido ao comando de input ser de 230V.

Para utilizar em comando de luzes com comutadores de escada, e inversores pelo meio, o Shelly 1 na minha opinião é muito bom devido a não ser necessário fazer mudanças na instalação de nossas casas. Se o chegares a utilizar para esse fim depois vais perceber como é fácil inseri-lo numa instalação existente.

No caso do Shelly1PM não tens a saída como contacto seco, o que faz com que só o possas utilizar para alimentar uma carga de 230V como por exemplo as lâmpadas que falas. Tens a vantagem de poder medir o consumo dessas lâmpadas.

Eu só optava pelo Shelly1PM caso necessitasse mesmo de medir o consumo do circuito a comandar.

Em alternativa, o Sonoff Mini para ligar/desligar lâmpadas através de um só interruptor, é muito fácil de aplicar numa instalação existente. Não necessitas fazer alterações a instalação existente.

Caso queiras utiliza-lo no comando de luzes com comutadores de escada, e inversores pelo meio, torna-se mais difícil devido a não aceitar inputs de 230V. Vai te obrigar a passar um fio na tubagem existente. Para este fim recomendo o Shelly 1.

Como a saída não é contacto seco, é uma saída de 230V, não o podes utilizar para controlar portões nem tensões diferentes de 230V. (A não ser que faças alteração para contacto seco. Caso não estejas a vontade com o ferro de soldar, vai pelo Shelly 1).

Resumindo, tanto o Shelly 1 como o Sonoff Mini para a utilização que descreveste serve perfeitamente. :wink:

Caso tenhas dúvidas na instalação, pergunta antes de instalares. Tira todas as dúvidas antes de iniciares a instalação quer de um,quer do outro.

PS: Tanto para um como para o outro, servem perfeitamente os interruptores normais que tens em casa.

Jorge,

procurei pelo esquema do Shelly 1 (novo) e não encontrei os esquemas. (talvez seja eu que não consigo encontrar as palavras certas para a pesquisa).
Alem do esquema que vem com ele não tenho mais nada. Mas vi 1 video em que o esquema está diferente do que vem . No video juntam o ‘L’ ao ‘L1’ . Será isto que permite ligar e desligar no interruptor ?
e o interruptor tem de ser especial ?

isto não encontrei.

p.s . O meu shelly 1 não em O/I/SW/L/M mas O/SW/L/L1/N

Nao tenho o shelly 1PM para confirmar, mas é quase certo que internamente o L está ligado com o L1. Podes confirmar isso caso tenhas um multímetro medindo a resistência entre o L e o L1. Deve dar um valor entre 0.1 a 0.2 ohm. Por isso podes encontrar esquemas em que trocam o L com o L1.

Segue o esquema de ligações do manual Shelly 1PM.
shelly1pm
Desliga o quadro eléctrico para poderes estar em segurança durante a instalação.

Confirma se na caixa de aparelhagem onde vais instalar esse shelly tem la o neutro a passar.

Caso tenhas fazes o seguinte:

Nos dois fios que vão ao interruptor, tens de identificar qual é o que leva a alimentação até ao interruptor e qual o que vai para a lâmpada.

Identificados os fios, desligas no interruptor o que leva a alimentação e ligas no L do shelly.

De seguida desligas no interruptor o que vai para a lâmpada e ligas no O do shelly.

O neutro que passa na caixa, caso tenha algum ligador com buraco livre, ligas uma ponta de fio azul de 1,5mm2 do ligador para o N do shelly. Caso não tenha ligador, vais ter de arranjar um ligador de 3 buracos, cortar o fio azul, ligar essas duas pontas no ligador e adicionar mais uma ponta de fio azul de 1,5mm2 do ligador para o N do shelly.

Por último arranjas duas pontas de fio preto de 1,5mm2 e ligas cada uma delas no interruptor no mesmo local de onde tiraste os dois primeiros fios, e as outras duas pontas desses fios ligas uma no L1 e a outra no SW. Não importa a ordem.

Estão as ligações feitas, voltar a montar tudo no sítio de maneira que fique tudo bem acomodado.

Caso não tenhas o neutro a passar na caixa de aparelhagem, vê se o tubo que vai para o interruptor vem de uma caixa de derivação e se tens espaço para colocar o shelly nessa caixa de aparelhagem.

Não te esqueças de configurar o shunt no shelly para funcionar a 230V.

Qualquer duvida pergunta… :wink:

1 Curtiu

Impecável.

só fiz com a diferença (porque vi num video) : o L e o L1 vão para 1 ligador de 3 vias. na que sobra liga a outro ligador com 3 vias : as outras 2 vão para o interruptor e a outra é a que recebe a alimentação.

sabes qual a diferença ?
não alterei o shunt (nem sei o que é). mas está a funcionar .

O mais difícil foi por tudo dentro da caixa.

agora vou tentar perceber como funciona no HA.

Como podes ver pelo esquema que coloquei acima, retirado do manual do Shelly 1PM, não é necessario utilizar esses ligadores todos no L e L1. Eles de certeza que estão ligados internamente.

Sendo assim, só precisavas de ligar a fase de alimentação no L do shelly e no L1 o fio que vai para o interruptor.

Esses ligadores só estão a dificultar a acomodação de tudo dentro da caixa de aparelhagem.

O shunt há-de estar aí algures no shelly para selecionares se a tensão de alimentação vai ser 110 a 240V AC ou 24 a 60V DC.

Se esta a funcionar é porque já estava definido para os 110 a 240V AC.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade