Precisava de uma ajuda com a caldeira nas fotos em anexo.
Para instalar o shelly 1PM para controlo de on e off e consumo de energia é facil.
A minha duvida está como poderei usar o addon para conseguir ter a temperatura da caldeira no HA.
Penso que não poderei usar o atual manómetro de temperatura que as ligações não são iguais ao addon, no addon preciso de três fios. Como poderei obter a temperatura?
Eu no meu cilindro de AQS, “enfiei” no mesmo buraco da sonda de temperatura original um sensor DS18B20.
Por trás daquela tela em cima do termostato deve ter o buraco do sensor.
Funciona muito bem, a temperatura lida bate certo com o apresentado no cilindro.
É ver bem se cabe no furo do verde ou do preto… Em último caso, dá para tirar na sonda DS18B20 o invólucro de metal e fica só sensor, que é pequeno…
Outra forma, mas menos rigorosa, seria simplesmente encostá-lo ao corpo metálico do cilindro (por dentro do isolamento). Eu fiz isso com outro DB18B20 para saber a temperatura da água do aquecimento central, em que o coloquei encostado ao tubo de cobre do coletor do aquecimento, por baixo da manga de isolamento.
Pode não dar exato, mas também não varia muito para o valor apresentado pela caldeira e para as minhas automações já chega.
Pois a minha ideia não dando de outra forma até era essa sim. Encostar a sonda à união de cobre e isolar com fita para ter o valor mais correto. Como faz a integração dos valores lidos por cada sonda no HA também é com shelly addon e um shelly por cada sonda?