Shelly 1PM + addon e Caldeira de recuperador e painéis solares

Bom dia,

Precisava de uma ajuda com a caldeira nas fotos em anexo.
Para instalar o shelly 1PM para controlo de on e off e consumo de energia é facil.
A minha duvida está como poderei usar o addon para conseguir ter a temperatura da caldeira no HA.
Penso que não poderei usar o atual manómetro de temperatura que as ligações não são iguais ao addon, no addon preciso de três fios. Como poderei obter a temperatura?

Caldeira VIDEIRA Fotos

Obrigado.

Eu no meu cilindro de AQS, “enfiei” no mesmo buraco da sonda de temperatura original um sensor DS18B20.
Por trás daquela tela em cima do termostato deve ter o buraco do sensor.

Funciona muito bem, a temperatura lida bate certo com o apresentado no cilindro.

Obrigado antes demais pela resposta. Penso que não consigo enfiar a sonda naquela espuma onde passa o preto do original :confused:

É ver bem se cabe no furo do verde ou do preto… Em último caso, dá para tirar na sonda DS18B20 o invólucro de metal e fica só sensor, que é pequeno…

Outra forma, mas menos rigorosa, seria simplesmente encostá-lo ao corpo metálico do cilindro (por dentro do isolamento). Eu fiz isso com outro DB18B20 para saber a temperatura da água do aquecimento central, em que o coloquei encostado ao tubo de cobre do coletor do aquecimento, por baixo da manga de isolamento.
Pode não dar exato, mas também não varia muito para o valor apresentado pela caldeira e para as minhas automações já chega.

Pois a minha ideia não dando de outra forma até era essa sim. Encostar a sonda à união de cobre e isolar com fita para ter o valor mais correto. Como faz a integração dos valores lidos por cada sonda no HA também é com shelly addon e um shelly por cada sonda?

E no shelly PM podemos sempre acertar (+ ou -) o valor da sonda para fazer match com o do termoacumulador.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade