Shelly 1 - "Desactivar" desligar no interruptor

Boas!

Comprei casa recentemente e queria começar a automatizar e integrar algumas coisas com o HA.

Neste momento já tenho bastantes luzes da philips hue espalhadas pela casa, que consigo controlar ou via HA ou via Google Home… a questão é, todos os sitios onde tenho philips hue, “não posso” mexer nos interruptores fisicos senão corto a energia à lampada e deixo de ter automação.

A minha ideia para contornar este problema, que queria perguntar-vos se é possível, era ter um Shelly atrás do interruptor, e usar isso para fazer com que o interruptor fisico em vez de controlar a passagem de corrente, simplesmente enviasse um sinal para o HA e via software ligar/desligar as luzes correspondentes.

Isto é sequer possível, ou by default os interruptores ligado ao Shelly vão sempre ligar/cortar a corrente à lampada onde tão ligados?

Se só queres enviar sinal para HA, embora permita não precisas de shelly 1 ou 2,5, tens o shelly i3 (sem reles), onde podes ligar 3 botões/interruptores , depois no HA fazes o resto, não tenho a certeza se dá para fazer directo entre shellys, mas desconfio que sim , deixa ver o que dizem os entendidos
https://shop.shelly.cloud/shelly-i3-wifi-smart-home-automation#363

Pensando melhor no assunto, o problema aqui é que ia ficar sem fallback - se o interruptor não está a controlar directamente a passagem de energia, se por alguma razão ficar sem HA / router / whatever, fico tambem sem controlo das lampadas… parece-me dificil conjugar lampadas inteligentes com interruptores smart sem ter drawbacks

@tfpereira podes usar um shelly1 sim e crias um light group e nesse light group incluis o shelly e a lampada. Tanto no Ha como fisicamente fica a funcionar bem. Mas o @Luis_Andrade tem um cenário próximo ao teu pode ser que te dê um melhor input.

Estou na mesma situação, mas o que fiz foi simplesmente colocar todos os interruptores de parede ON e ao lado coloquei o comando da Phillips. :slight_smile:

Cheguei a fazer isso na casa onde estava antes, e funciona sem problemas (pelo menos para mim, visitas acabavam sempre a carregar no botão fisico :rofl:) mas o meu objectivo final era mesmo ter só os interruptores originais para ficar mais clean

Viva,

Verifique se esta solução vai de encontro à necessidade.

Não tens qualquer problema nem dificuldade. Se tiveres um interruptor inteligente e lâmpada, basta criar um light group no HA e ficas com uma entidade única que agrupa as funcionalidades de ambos como o dim, cor,… e tens os estados sempre corretos e em caso de indisponibilidade do HA, rede wifi ou zigbee, vais conseguir sempre ligar ou desligar no interruptor.

1 Curtiu

Bem vindo Tiago

Se colocares Shelly sim vais cortar a corrente a lampada, dai eu usar lampadas normais em vez das que tens.
Eu já tenho instaladas algumas Shelly e é isso que pretendo, manter os interruptores normais e lampadas normais, depois podes controlar por voz, app da Shelly ou HA.
Outra sugestão bem valida que já li aqui é mudares os interruptores para os inteligentes, eu pessoalmente não o fiz para não ficarem diferentes do resto da casa.
Neste momento tenho algo assim;


Não sei se é isto que procuras e se de alguma forma poder ajudar apita.

Cumprimentos

2 Curtiram

Antes de mais, obrigado a todos pelas sugestões.

@V-ONERRR respondendo à tua questão, o que eu procurava era mais ou menos o que tu referes, mas com lâmpadas inteligentes. Isto porque uso bastante as features de dimming das minhas Philips Hue (e verdade seja dita, já investi algum dinheiro nelas e queria manter). Mas compreendo perfeitamente que isto seria 1000x mais simples se tivesse lâmpadas normais :rofl:

Pelo que tive a ler, há malta que com ESPHome consegue fazer um comportamento do género do que eu procuro com Shelly - é o que eles chamam de “detached mode”, quando carregamos no botão fisico do nosso interruptor ele na verdade na mexe não relé, mas sim manda só o sinal para o HA. Até aqui nada de novo, vocês já me tinham sugerido isto.

O que aparentemente dá para fazer, é ter um comportamento de fallback no Shelly para o caso de , por alguma razão, ele não conseguir comunicar com o HA. Ai o que ele faz é entra em fallback mode e activa a relé.

Tou-me a referir a este post - https://www.reddit.com/r/homeautomation/comments/g42p8b/shelly_1_detached_switch_mode_question/fnvyrr7/?utm_source=reddit&utm_medium=web2x&context=3

O meu objectivo principal é conseguir ter sempre um fallback para worse case scenario, em que a minha automação vai toda à vida e passo a ter só os interruptores fisicos.

Agora o próximo passo é meter mãos na massa, e abrir os interruptores para ver a cablagem que está lá. Tenho 99% certeza que não vou ter fio neutro nos interruptores e vou ter que puxar das caixas de derivação

Já vi que usas a App nativa da shelly sem estar flashada para usar HomeKit

Muito provavelmente por causa do HA

E por la que usas a App HomeKit e voz da Siri por exemplo ?

Boas

Sim exactamente, integrei no HA a Home Kit da Applee no Iphone instalei e configurei a app HA.
Tudo funciona bem em casa, fora de casa como não quero pagar ainda estou em testes.

Cumprimentos

Eu fiz o flash do firmware pois não tenho o HA (por enquanto)

Não sabia que podia utilizar a Siri

Eu controlo com a voz ou na App Casa (HomeKit )

Fico contente pelo feedback
Mais vontade da de investir nisso

Já agora os controlos consumo frigorífico etc é shelly 1 pm ou é o shelly plug ?

(Neste momento estando fora de casa não consigo controlar remotamente pois não tenho HUB ou HÁ

Mas fica assim a App HomeKit
Google Photos

Controlo nos interruptor ouno telemóvel ou no relógio Com ou sem voz (siri)

Muito pratico )

Shelly 1 PM

p.s -Francisco para não fomentar um off topic se precisares envia me mp
assim quem chega de novo ao topico não quebra o raciocínio :grin:

Abraço


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade