Servidor HA, UPS e retorno ao funcionamento

Eu rodo o meu HA virtualizado em KVM num velho servidor CentOS. O HA se tornou tão importante para minha casa que resolvi comprar uma UPS (APC com USB) para garantir que o servidor não ia abaixo abruptamente dando cabo de tudo. Pus tudo a funcionar bem no Linux a utilizar o NUT. Quando falta energia o servidor faz o shutdown próprio após o nível de carga da bateria atingir o nível que determinei. Entretanto, a UPS nunca deixa de alimentar o servidor pois sua carga não chega a zero.

Problema: Como o servidor faz um shutdown “graceful” quando volta a energia ele não arranca por si só porque permaneceu alimentado. Alguém teve este problema e conseguiu resolver?

Uma forma comum é configurares a nível da bios do equipamento onde está o HA.
Dependendo do equipamento/bios podes ter a opção em
“Advanced/ACPI/Power Management Setup” para configurar o “Restore on AC/Power Loss/AC Power Recovery/After Power Loss”.

Existem ups mais avançadas onde podes configurar o wol (wake on lan) do device em específico conforme o nível de carga da mesma.

Existem muitas outras formas… vai depender do cenário e equipamento.

https://roll.urown.net/server/server-ups.html#powering-off-the-ups

Ou tentar configurar no software original

A UPS terá de suportar a opção de se desligar

Obrigado! Vou experimentar. Entretanto, sabes dizer se há alguma versão de Tasmota que permita rodar um script, tipo de 15 em 15 minutos, que faça WOL - Wake On LAN?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade