Sensores de temperatura & humidade

Olá pessoal.

Estou a pensar colocar sensores de temperatura e humidade em todas as divisões da casa (quartos, cozinha e sala).

O que é que vocês me recomendam?

Obrigado

Subscrevo a pergunta… Ainda não tenho nenhum sensor de temperatura/humidade ambiente e queria pôr na casa toda. Gostava de receber o feedback da comunidade daquilo que presta para evitar comprar “lixo”…

Xiaomi, tanto faz o modelo da Mijia como o da Aquara.

Estes sensores utilizam zigbee, certo? Dúvidas:

  • Colocamos o adaptador/receptor de zigbee diretamente no HA?
  • Para além dos sensores e adaptador zigbee, o que mais temos de comprar?
  • A cobertura de um zigbee é boa ou temos de colocar mais que um adaptador na casa para funcionar bem?

Obrigado!

1 Curtiu

Sim, são zigbee.

  1. Sim
  2. Nada
  3. Depende do coordenador que comprares

Aqui no fórum tens bastante informação sobre o assunto.

2 Curtiram

Boas…

Esta versão funciona com a gw da sonoff zigbee com tasmota?

https://www.pcdiga.com/sensor-de-temperatura-e-humidade-xiaomi-sem-display-ytc4042gl?gclid=CjwKCAjw4qCKBhAVEiwAkTYsPKZLRTUkTaE0qjcQz9ORk52NAzF4xm2UVBbpGenKh60Z-78KbkNe5xoCQ7IQAvD_BwE

Obrigado

Boas

Por aqui tenho uns da Xiaomi e até agora nunca falharam ou estiveram “fora de alcance”. Em termos de duração, já vai quase 1 ano e ainda têm 90% de bateria.

Quanto à cobertura, estou com uma Conbee 2 mais umas tomadas a funcionar como repetidor e não tenho qualquer problema.

A integração usada é a Zigbee Home Automation.

Abraço

1 Curtiu

Tenho em todos os compartimentos da ewelink (zigbee).
Com a informação que recebo deles, os desumidificadores dos WC liga e desligam automaticamente com a configuração de valores que coloquei.
5 estrelas!

Outra hipótese são os Xiaomi LYWSD03MMC.
São Bluetooth, gastam mais pilha, mas têm ecrã e são baratos.

Eu tenho dos dois tipos. Para os Zigbee uso um CC2531, para os Bluetooth apanho um LYWSDCGQ pelo BT do RapspBerry Pi4 que está perto e os outros (LYWSD03MMC) via um ESP32 com EspHome.

É questão de fazeres contas e se interessa ou não ter ecrã. É sompre possível ir espalhando ESP32 para aumentar a cobertura BT, mas eu com 1 num quarto central, dá para quase toda a casa.

Nao preciso que tenham display…

Estou virados para a sonoff:

“SNZB-02 SONOFF Sensor de temperatura e humidade sem fio ZigBee” https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=096-8714

Será uma boa aposta?

Obrigado pelas dicas.

Só posso falar do Xiaomi WSDCGQ01LM que tenho.
É pequeno, a pilha (cr2032) dura bastante e os dados são fiáveis.

Para economizar bateria só envia quando a diferença de temperatura é de 0,5º (penso eu) ou em espaços temporais de quase 1 hora, o que resulta num gráfico às escadinhas. No entanto entre cada ‘degrau’ são diferenças menores que meio grau.

E sensores para o exterior? Alguma recomendação?

Eu uso estes bluetooth LE:
https://www.pcdiga.com/sensor-de-temperatura-e-humidade-xiaomi-monitor-2-nun4126gl?search=temperature%20

tenho 7 instalados mais 2 na caixa. Mandei vir da bangood em packs de 3 por valores entre os 10 e o 12€.
Os mais antigos estão ligados à quase 9 meses e a segundo o HA a bateria está nos 100%.

Não querendo fugir muito ao tema, mas não tiveram problemas com este tipo de sensores? adquiri uns da moes, que já tem permitem também a medição de lux’s, mas ele desliga-se de vez em quando. será possivel que sejam demasiadas leituras? foi o meu primeiro dispositivo que expermentei com HA. ou será que a propria conbee por algum motivo está a interefrir (desconfio que seja problema da conbee)

E por acaso esse equipamento está na lista de compatibilidades da Conbee?

https://phoscon.de/en/conbee2/compatible refere se a esta lista? realmente nao vim aqui ver como ele detetou o dispostivo pensei que existisse compatibilidade, mas também parece uma lista curta, para o que ouve falar no mundo de “conbee”. mas sim relamente nao aparece o modelo ZSS-ZK-THL da MOES. então nao deve ser problema da conbee. Obrigado pela rapida resposta Jorge.

1 Curtiu

Sim, é essa lista mesmo. De facto a lista é muito curta mas é apenas daqueles equipamentos que são confirmados pela equipa da Dresden e não os confirmados pelos utilizadores.

1 Curtiu

Tenho este por zigbee da Tuya mas faz-me registos no HA muito espaçados e com grandes variações de valores, alguém lhe acontece o mesmo? Haverá maneira de ter registos mais constantes e precisos? No caso de não ser possível com este qual o que aconselham em zigbee?

image

Esses 7 instalados, estão todos perto da máquina onde tens o HA a correr? Pergunto isto por causa D cobertura, afinal de contas o Bluetooth não tem muito alcance

Tenho o gateway num ponto mais central da casa, e estão todos ligados, mesmo os do piso de cima. O que está no meu quarto é o que dista mais paredes ao gateway (umas 3 em linha reta) e nunca se desligou do sistema.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade