Sensor temperatura/humidade Xiaomi bluetooth

Olá,

Peço desde já desculpa caso esta questão já tenha sido resolvida.

Tenho um sensor de temperatura e humidade bluetooth da Xiaomi (https://www.amazon.com/Xiaomi-Bluetooth-Temperature-Sensitive-Thermometer/dp/B07B9SJJZJ) e um ESP32 flashado com o ESPHome.

Tenho reparado num alcance bastante reduzido acabo por necessitar de um ESP32 em cada divisão.

Qual a vossa opinião sobre este sensor? Qual o alcance que têm conseguido?

Obrigado.

Bem vindo ao fórum da CPHA @Joao_Carreira e não esqueças de ler os nossos Termos do Serviço/Regras e a FAQ.

Em relação à tua pergunta, eu também tenho um sensor desses que até instalei há pouco tempo mas consigo uma boa comunicação com o Esp que está há uns 4 metros de distância.
Se bem percebi a tua ideia é ter mais sensores desses em mais divisões da casa certo? Se sim tenta por o esp em uma zona central para cobrir toda a área.

Olá,

Pois eu tenho um ESP também a 2 metros (dentro da mesma divisão).

Estava à espera de algo perto dos 10 metros, mas isso não consegui mesmo como linha de vista.

Qual seria a alternativa para obter uma boa cobertura num dispositivo portátil?

É dificil estar a dizer uma alternativa dentro da comunicação via bluetooth.
Tenta fazer mais alguns testes, podes sempre optar por os outros sensores de temperatura/humidade/pressão da xiaomi que também existem com comunicação zigbee, contudo estes que te falo não têm visor.

Pois não teria de ser via bluetooth. Alternativa seria ziggbee embora eu não tenha nenhuma bridge.

Será que o alcance seria superior? É possível cobrir uma moradia de 100m2 com apenas uma bridge?

Depende muito da disposição da tua casa, só testando também.
Quanto à “bridge” podes usar uma pen cc2531, e depois testas, caso não cubra tudo podes por um repetidor o ikea tem uns baratos, contudo caso pretendas dar continuidade a este assunto visto que já estamos a mudar de protocolo de comunicação, podes pesquisar aqui no fórum tópicos onde se fala do cc2531.

1 Curtiu

Viva!

Eu tenho um esp32 em cada divisão por diferentes razões.

Inicialmente comecei testar 1 par servir de iBeacon. De facto o alcance não era o melhor e rapidamente encomendei mais.

Paralelamente, fui entrando no mundo do ESPHome e percebi que uma vez que o plano passava por ter 1 em cada divisão, podia potênciar estes ibeacons com sensores adicionais. Hoje em dia tenho 5 esp32 quase todos com um setup semelhante a este:

Substitui uma carrada de sensores zigbee de temperatura e movimento por esta solução, e não estou nada arrependido!

4 Curtiram

@asmp não queres partilhar o teu projecto? Parece-me bastante interessante…

@asmp concordo com o Bruno.

O teu projecto parece bastante interessante. Estou curioso com o sensores e a sua disposição.

Estou todos ao alcance do EDP?

Viva,

Espero no fim de semana fazer uma partilha como deve ser do Projeto. A minha resposta a este topico teve o entuito de informar de que devido a problemas de alcance dos ESP32 vi-me obrigado a colocar um em cada divisão (e posteriormente, adicionar sensores)

@Joao_Carreira, não percebi a questão do alcance/EDP
Todos têm conectividade wifi, ligam-se a 1 dos 2 access points que tenho em casa.
Depois cada um deles é emissor de iBeacon, o alcance por cada divisão é perfeito. No teu caso como usas a componente de Bluetooth LE tracker não dá para ter ao mesmo tempo a função iBeacon ativa.

2 Curtiram

Obrigado! Aguardamos pela partilha do teu projeto que, garantidamente, será de muito interesse para o resto da nossa comunidade. :+1:

1 Curtiu

OK. Então se entendi bem os sensores são sem fios com conectividade Bluetooth (exemplo).

A alternativa era serem sensores que estivessem ligados aos I/Os do ESP

Não me expliquei bem.
O ESP32 tem ligado a ele vários sensores, fisicamente com cabos/jumpers.

@asmp chegaste a explicar o teu projeto?
Li esta thread pela primeira vez hoje e pareceu-me interessante.
Assim que poderes disponibiliza aí o teu setup, principalmente no que falas, de ligar os ESP32 aos sensores.
Obrigado!

Dá para ligar este sensor da xiaomi ao gateway conbee II, certo?

Atenção que o ConbeeII é zigbee , e aqui fala-se de bluetooh.

Os com mostrador são bluetooh , os sem mostrador são zigbee.

2 Curtiram

boas …
por acaso ja encontrou alguma forma de colocar o yeelight wireless dimmer switch … por acaso conseguiu encontrar alguma coisa?

link: https://forum.yeelight.com/t/topic/9712


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade