Sensor para exterior

Boa tarde a todos,

Tenho no exterior da casa um sensor AHT15, ligado a um ESP32 que funcionou em pleno desde o verão, até que a humidade relativa aumentou. Desde então a humidade “bloqueou” nos 100% e só por pequenos momentos com sol é que mostra outros valores para a humidade.
Hoje por exemplo andei a fazer alterações na localização do sensor e meter num novo “protector solar contra radiação” e enquanto lhe andei a mexer lá mostrou 96% de humidade, mas depressa passou para os 100%.

Eu desconfio que seja por criar condensação no sensor e só com algum calor ele seca. De salientar que o sensor não está exposto à chuva.

Há alguma forma de contornar/corrigir isto? Será do sensor escolhido? Eu optei por este por ser barato e com valores de precisão bons. Ou haverá algum tipo de sensor que dê temperatura e humidade mais indicado para o exterior?

Sem Título

Screenshot 2022-01-08 at 19-23-17 Visão Geral - Home Assistant

Tb tenho problema identico com sensor ZB da sonoff montado bem abrigado no exterior, funcionou bem?! (já tenho duvidas que tenha funcionado bem ) durante 1 ano e tal :slight_smile:

image

Ultimamente andava muitas vezes a bater nos 100% , até que resolvi trazer para dentro de casa, limpei pois tinha umas poeiras e teia de aranha , está há 2 dias cá dentro e não sai dos 100%, acho que o sensor de humidade entregou a alma ao criador .
Há quem tenha sensores da Aqara no exterior e estão a funcionar, será o proximo a testar.

Tenho um xiaomi ble no sótão

Qualquer sensor nao deve levar com Sol directo.

Deve ser disto:

AHT15 is in protection waterproof and dustproof PTFE membrane that does not affect RH measurement response time.

Provavelmente retém a humidade

Se quiseres resolver o problema de vez, dá uma olhada neste tópico nosso:

Eu necessito medir a temperatura e humidade dentro de uma estufa. À noite, vai sempre próximo dos 100%. Como já sabia que os sensores “digitais comuns” vão à vida em pouco tempo se expostos a humidades fortes (i.e.: condensante), fiz eu o meu próprio sensor.

Para o sensor externo, a única coisa que me falta é implementar uma proteção contra a radiação solar.

Esta proteção normalmente é feita por discos de plástico branco, semelhantes a um pires, que empilhamos à volta do sensor. Mas não faço ideia de onde posso comprá-los…

Eu tenho acompanhado o teu projecto e é um caso a pensar, se bem que o facto de ter que ir pondo água, devo falhar algumas vezes… Os DS18B20 também não são dos sensores mais exactos, pelo que o resultado na medição da humidade terá sempre uma boa percentagem de erro. No entanto será bem melhor que os meus 100% constantes!!!

Em relação à protecção para a radiação solar, foi isso mesmo que eu fiz. Já vi pela internet com vários objectos, eu acabei por comprar uma tigelas de plástico para sopa. São muito finos e não vão durar muito e se fossem um pouco mais grossos não deixariam passar tanto calor do sol, mas só me custaram 80 cêntimos.
A melhor opção que vi, numa loja de agricultura e jardinagem foram pratos de plástico brancos para vasos. Eram perfeitos, mas só tinham 3 e sem previsão de terem mais. Quando lá os voltar a ver, vou comprar e mudar. Como os pratos são mais baixos, deverei precisar de uns 6 e de preferência um maior para o topo.
Depois são 3 varões roscados, uns pedaços de tubo plástico para fazer espaçadores entre pratos e um L em chapa para poder aparafusar a uma parede.

Pratos de esferovite

Cortiça :rofl:

Seja o que for. Só é preciso evitar a exposição direta

E proteger da chuva…

Para ajudar na protecção do sol, optar sempre por material branco ou então pintar.

As fórmulas, princípios, etc., de toda medida de temperatura ambiente se baseiam em sensores sem exposição direta à radiação solar. Enquanto alguns pensam que é pôr na sombra, não é isto! A radiação solar refletida também te altera a temperatura/medida.

Dito isto, o problema com os “pratos plásticos”, em branco, é a resistência deles à radiação solar direta, principalmente ao UV. Se não forem resistentes a UV, em menos de um ano estão destruídos.

Há muitos anos atrás eu “vendia” destas coisas. Os melhores eram em alumínio laqueado em branco, em tinta resistente ao UV. Entretanto, custam mais de 150 euros, pelo que terei de ser criativo.

@Peixeiro, comparei a medida dos sensores DS18B20 com um termómetro, não digital, de laboratório. A precisão dos meus é melhor que 0,05ºC. Se leste o post todo, eu queria utilizar PT100 ou PT1000. Entrentanto, para o fim a que se destina, achei exagero. Se o erro for de +/- 0,5ºC está para lá de bom para o que eu necessito. Meu problema é o ambiente agressivo de uma estufa que à noite bate sempre os 90 e muitos % de humidade.

1 Curtiu

Esqueceu-me mencionar: O sensor de cabelo humano é absolutamente preciso. Entretanto, caro e poucos fornecedores têm leitura digital dos mesmos.

Talvez fosse oportuno discutir como fazer um sensor destes em casa e, a utilizar um ESP, medir a humidade. A calibração do mesmo poderia ser feita por um medidor com um termómetro seco/molhado desde que os termómetros fossem mais precisos, tipo PT100 ou PT1000.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade