Humidade e temperatura em estufa

E que tal o bolbo seco e bolbo húmido. São 2 sensores temperatura que pode ser o ds18b20. E a base científica do cálculo da humidade

@Jcorreia, esta é de longe a melhor ideia! O termómetro seco me dava a temperatura; com mais um, calculava a humidade. Eu acho que a velhice está me tirando a memória, pois vendi muitos destes higrómetros (não digitais). A vida longa do sensor fica garantida desde que o sensor seja bom. Uma PT100 hoje em dia está ao preço da chuva, pelo que o sensor poderia ser uma sonda PT100.

Assim sendo, troco o pedido à comunidade: Alguém sabe como medir temperatura, a utilizar uma PT100 com ESP/Tasmota?

Eu para estes casos gosto mais de ESPhome:

Algo durável só o ds18b20

Quanto à humidade não há milagres.
Talvez algo à base de alumínio

A questão aqui são os elevados requisitos do @Moacir_Ferreira :joy::joy::joy:

Ok @nikito7, vou reduzir as minhas exigências. Agora, um ESP/Tasmota lê a temperatura de dois destes sensores?

Lê desses e de muitos outros similares. A wiki do Tasmota tem uma lista de todos os equipamentos (sensores, actuadores, displays, etc) compatíveis.

Absolutamente simples… Quem quiser saber como colocar 2 sensores ds18b20 no mesmo GPIO leia no link abaixo. Vou fazer o medidor de humidade via temperatura de seco e molhada. Quando estiver pronto ponho aqui uma foto com a explicação do que fiz.

https://tasmota.github.io/docs/DS18x20/#wiring

1 Curtiu

Por curiosidade (saber se não estou a exagerar) pus um Shelly HT na estufa. Assim que a temperatura baixa, a condensação eleva assustadoramente. Nos próximos dias terei uma ideia da realidade, mas este é o meu medo: Condensação!

image

É normal

Por aqui estão todos assim

Tu vives numa casa ou numa estufa? :rofl: :rofl: :rofl:

Olha que aqui em casa não esta muito melhor que na casa do @nikito7 :smiley:

image

A ultima é a humidade exterior.

E ando eu aqui a abrir janelas, ligar o desumidificador, … a tentar manter abaixo dos 70%…

O exterior está a 100% de humidade, pois o AHT15 não se dá bem quando apanha água e só depois de bem seco é que volta a apresentar valores. Tenho que lhe fazer um shield melhor, com uns pratos para vasos!

Screenshot 2021-12-14 at 15-58-12 Visão Geral - Home Assistant

Vi am algum lado essa ideia dos pratos, parece boa.

Para o exterior estou a utilizar uns da aqara
image

Mesmo com um nevoeiro forte lá fora e entre os 98% e 100% tem se comportado muito bem.

Aqui também ando sempre a ventilar a casa (estou em teletrabalho o que ajuda). Já tenho os estores todos automatizados, tenho que bolar um jeito para abrir e fechar as janelas :stuck_out_tongue:

Se a fonte da humidade for o chao/paredes é quase uma luta impossível

Deem-me mais uns 3-4 dias e ponho aqui a foto do meu medidor de humidade com base em termómetro seco e molhado, ligados a um ESP/Tasmota. E sim, já está feito. Agora quero colocar numa caixa onde a montagem fique “fixe”.

Ao contrário de qualquer outro medidor de humidade este não falha, à menos que te esqueças de colocar água no pote que humedece o termómetro.

Tudo isto para dizer que eu “suspeito” das medidas feitas por medidores de humidade “baratuchos”.

1 Curtiu

Moacir, como implementas-te os cálculos da humidade no tasmota? Tinha a ideia da base científica (teoria) mas não cheguei a desenvolver. Como fizeste?

Não implementei o cálculo no Tasmota… Utilizo o Node Red, com um node de subscritor de MQTT no tópico que programei no Tasmota. Num outro node, de funcção, pego os valores e faço o cálculo. Finalmente, publico novamente via MQTT para o tópico que programei no HA um sensor.

No Node Red tenho:

image

No “function” tenho:

var wet_dev  = "DS18B20-1"
var dry_dev  = "DS18B20-2"
if (msg.hasOwnProperty("topic")){
    if (msg.topic == "Home/Temperatures/SENSOR"){
        if (msg.payload.hasOwnProperty(dry_dev) && msg.payload.hasOwnProperty(wet_dev)){
            var Td = msg.payload[dry_dev].Temperature
            var Tw = msg.payload[wet_dev].Temperature
            var e  = 2.71828182845904
            var N  = .6687451584
            var Pd = (17.502*Td)/(240.97+Td)
            var Pw = (17.502*Tw)/(240.97+Tw)
            var ed = 6.112 * Math.pow(e,Pd) 
            var ew = 6.112 * Math.pow(e,Pw)
            var rh = ((ew-N*(1+.00115*Tw)*(Td-Tw))/ed)*100
            delete msg._topic
            msg.topic = "Home/HT"
            msg.payload = {"Time":msg.payload.Time,"GreenHouse":{"DryTemperature":Td,"WetTemperature":Tw,"Humidity":Number(rh.toFixed(1))}}
            return msg;
        }
    }
}

A fórmula de cálculo que utilizei foi a do site que se segue. De notar que não considera a pressão atmosférica mas, para o meu efeito, é mais que preciso. Fórmula:
image
Site: http://www.1728.org/relhum.htm

O medidor, já montado na estufa, ficou como podes ver abaixo. Tem uma entrada de alimentação e uma saída para ligar a ventilação (não tenho ainda os ventiladores).

O material utilizado foi este:
image

Quebrei a caixa do adaptador USB para caber dentro da outra caixa…
image

Meti tudo dentro da caixa. Sequei bem a caixa com um secador de cabelo e pus um saquinho de cilica gel. Apertei bem os bucins. Já está rodando há 8 dias “sempre a bombar”.

2 Curtiram

Tá na hora de começar a aprender Node Red. As fórmulas tb não era problema porque já as conhecia e montar é a minha praia. A questão era mesmo saber como pegaste no assunto. Para mim seria mais para aprendizagem, os DTH11 que tenho tem servido mto bem. Obrigado por partilhares, vou testar e comparar com as minhas tabelas, sim porque no mar sempre usamos as tabelas do almanaque.

O Node Red é poderosíssimo! Acho que te vais assustar com o que qualquer leigo consegue fazer devido a abstração por ele disponibilizada. Há também muita, muita informação. Com mais de 40 anos a trabalhar com eletrónica e informática, nunca vi nada igual.

Dito isto, a sonda de temperatura do Shelly podes pôr em paralelo, assim tens 2 termómetros no ESP ou mesmo Shelly. O bom é que o sensor é protegido por um tubo em aço inox. Se a caixa onde puseres isto for estanque, acho que aguenta bem mesmo nos ambientes mais agressivos. Já agora, a manga para manter o termómetro molhado eu tirei de uma máscara para COVID daquelas que parece um “bico de pato”, :joy:

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade