Sensor de corte de energia

Boa Noite,

Tenho muito pouca experiência em eletrónica e/ou programação e provavelmente a minha questão possa estar um pouco absurda ou mal elaborada mas vou tentar explicar de seguida:

Comprei recentemente um sensor de corte de energia (link por baixo) para que quando exista uma falha elétrica em qualquer uma das fases em minha casa eu consiga receber no meu HA um alerta e provavelmente passados alguns minutos desligar o HA que está ligado a uma UPS. Será possível ler o estado da saída do sensor que tem um relé pelos contatos COM e NO?
Será possível através de um ESP32 WROOM ou Wemos D1 Mini pelo ESPHome?
Como e quais os pinos a ligar?

Link do sensor de corte de energia: AC Power Failure Alarme para Aquarium, Power Outage, Corte Sensor, Detecção, 3-Fase, Controlador de Alarme, 220V, 380V - AliExpress 502

desligar o HA que está ligado a uma UPS

porque desligar o HA? está ligado a uma UPS se HA consumir 50W numa ups de 500W vais ter muito tempo o HA ligado. não parece fazer muito sentido desligar o HA porque a energia falhou. alem de que, se queres receber notificações e avisos tens de ter o HA ligado para conseguir enviar isso.

Será possível ler o estado da saída do sensor que tem um relé pelos contatos COM e NO

sim, o COM NO/NC é um contacto seco podes ligar o que quiseres ai que não existe grandes problemas.

Será possível através de um ESP32 WROOM ou Wemos D1 Mini pelo ESPHome?

sim, desde que a alimentação dele esteja na UPS.

Como e quais os pinos a ligar?

vai depender do ESP que compres, mas no final a forma como ligas um MCU a um contacto é sempre a mesma coisa. https://circuitdigest.com/tutorial/pull-up-and-pull-down-resistor

Sim tenho o HA ligado a uma UPS mas também estão outros equipamentos como router de operador, switch de rede e access points, o que pretendo é que passados 15 minutos se a energia não for retomada iniciar o shutdown do HA.

Como saber o estado do relé no contato seco é a minha dúvida, por exemplo tendo lá ligado um Wemos D1 Mini para controlar se o relé fechou ou abriu com o corte de energia, que pinos ligar do Wemos ao relé e como ler o estado?

Gosto tanto de um projeto com um microcontrolador como o próximo; mas neste caso parece-me que estás a tentar reinventar a roda. :sweat_smile:

Dá uma vista de olhos na integração: NUT.
Verifica também se a tua UPS é compatível.

Um exemplo da minha UPS conectada ao HA:
ups

Quando a luz vai ‘abaixo’ o estado do “Status data” altera-se de “OL” para “OL CHRG”; além disso tens sensores como “Ups Battery runtime” que te dá a informação em segundos/minutos/horas de quanto tempo (aproximadamente) se irá manter a carga.

Tendo ambas informações podes criar automatizações variadas que desliguem o HA, quando - por exemplo - o sensor.status_data mantém o state “OL CHRG” por X minutos; ou desligar quando o sensor.ups_battery_runtime tem um state_number de <X tempo.

Podes até receber, nessas situações, notificações no telemóvel - caso não estejas em casa - para te informar da situação.

1 Curtiu

Obrigado pela dica mas infelizmente a UPS que tenho tem o modulo Ethernet da mesma avariado e não consigo comunicar com a UPS, foi um equipamento comprado em 2ª mão e aproveitei pela autonomia e preço. A solução que indica já tenho a funcionar algo do género em casa de um cunhado com a integração NUT mas não minha solução não é possível pois não tenho outra forma de controlar a UPS daí comprar o sensor de corte de energia, só não sei como o ligar ao HA :thinking:

Na minha é OB.

alias: Salicru Shutdown
description: HA Host Shutdown
mode: single
triggers:
  - entity_id:
      - sensor.salicru_status_data
    to: OB
    for:
      hours: 0
      minutes: 5
      seconds: 0
    trigger: state
conditions: []
actions:
  - data:
    action: telegram_bot.send_message
  - data: {}
    action: hassio.host_shutdown

A forma mais segura é ligar o ground a um gpio.

Esp ground > RELAY > Esp gpio.

binary_sensor:
  - platform: gpio
    pin:
      number: 12
      mode:
        input: true
        pullup: true
        inverted: true

Se por algum motivo o relay tiver 230v vai queimar.

@nikito7

O relé não é alimentado, medindo os contactos NO, COM e NC não tem nada.
O esquema de ligação para usar com esse código poderia ser algo do género?

Claro que numa falha de energia o Wemos Mini estaria alimentado pela UPS.

O esquema de ligação para usar com esse código poderia ser algo do género?

Sim

Eu optei por deixar o Mini PC ir abaixo abruptamente em vez de desligar ordeiramente pela seguinte razão:

Se ele se for abaixo abruptamente, mais tarde volta-se a ligar no momento em que é restabelecido o fornecimento de electricidade.

Caso contrário permanece desligado. Posso nem estar em casa e fico com o HA desligado vários dias ou semanas até que vá lá alguém.

Até agora zero problemas com isso. A UPS aguenta MiniPC e LAN/WLAN por cerca de meia hora.

Até haveriam outras soluções; como quando X, Y e Z dispositivos ficarem unavailable = corte de luz.

Antigamente, quando usava o HA num raspberry 3b+ tinha-lhe posto um receptor IR e um broadlink rm4 pro enviava um comando para ligar; caso ele se tivesse desligado.
Com mini-pcs talvez um comando WOL; se estiver activa a opção… :man_shrugging:

Verdade seja dita, sempre que há um corte de luz é - na grande maioria das vezes - algo momentâneo e a NAS (Synology) envia de imediato um email. Por isso nem é coisa que me preocupe muito…

Viva,

Tenho a mesma situação que tu e portanto implementei um serviço em Linux (no computador onde o HA está hosted em VM) que envia um ping ao Shelly do quadro, que está sempre com o mesmo IP, a cada 1 min, caso não responda a 30 pedidos (30min) inicia o processo de shutdown.
Para power on ainda não implementei, mas estou a estudar enviar pacotes wake on LAN através de um ESP.

Entretanto ponho aqui o link para o Git, onde tenho isso

@luuuis Deixar o PC ir abaixo abruptamente é um risco, podes ter o azar que corromper alguns ficheiros de sistema e o PC não arrancar ou mesmo perder informação importante.

@lui54lb3rt0 A solução de ping a um equipamento pode levar a um falso positivo, basta por exemplo o shelly bloquear ou perder a ligação à rede, isso não significa que houve um corte de energia.

Estou a tentar implementar o Sensor de corte de energia pois parece-me o mais adequado à minha solução, a minha UPS tem a porta de rede (comunicação) avariada portanto não posso usar a integração NUT para o “shutdown” automático, então como tenho desde router de operador, switch de rede com POE que alimenta dois access point e uma camara de vigilância, o meu servidor que tem alguns serviços com Docker e VM’s e NAS tenho que ter cuidado para fazer um “shutdown” controlado, assim que a energia for reposta tenho a possibilidade de aceder ao servidor por IPMI e levantar o mesmo e os serviços existentes remotamente.

Podes tentar com um sensor de corrente

O pior são dois cortes.

No primeiro funciona como espectável.

No segundo depende do estado da UPS…

Para power on, porque não usarem um dispositivo em paralelo com o botão de power do MiniPC?

Eu usaria um ESP8266 com um Optocoplador. Como tenho VPN via Router, tenho sempre acesso aos dispositivos.

Seria fácil até automatizar no ESP, usando dois optocopladores, um em paralelo no botão de power e outro (invertido) no led de status do MiniPC. Se o led estiver apagado por X minutos, enviar pulso ao botão de Power.

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade