Rpi 3b + hdd + ha

Ola a todos,

Estou a ter um problema com o meu sistema e talvez alguém possa ajudar ou ate mesmo tenha passado pelo mesmo, eu tenho a RPI com o HA instalado, inicialmente tinha num SDCard mas começou a falhar, então meti um HDD 2.5" e ate aqui tudo ok, o problema é que ao falhar a alimentação a RPI já não inicia se não tiver o teclado ligado, alguma dica como contornar o problema?

HDD poderá ser falta de energia suficiente no USB para arrancar com o disco.
Não tens um SSD para testar?

SSD não tenho, mas se fosse falta de energia penso que não iniciava também com o teclado ligado porque era mais um consumo, a alimentação é o original da RPI de 2,5A.

Sim na teoria ter o teclado ligado apenas aumentaria o consumo , já tentaste arrancar com o HDD noutra porta?
Tenho o meu rpi4 alimentado directamente aos header pins, não sei se pode ajudar a fornecer melhor estabilidade na alimentação.

@PDM estar alimentado pelo GPIO tem a desvantagem de passar ao lado do circuito de proteção de inversão de polaridade e de curto-circuito. Poderá eventualmente haver uma avaria num componente e ser alimentado directamente pelo GPIO poderá resolver o problema mas o potencial perigo sobrepõe-se às vantagens na minha opinião.

O problema poderá ser outro e se puderes ligar o disco ao Rpi através de um hub USB com alimentação separada ajudava a despistar o erro

DIY feitos com ferro KIOTTO que já tem experiencia de 30 e tal anos não falha , o ferro claro :rofl:
O operador de vez enquando lá faz uns fumos mágicos.
Inversão de polaridade é dificil a ficha não permite , curto-circuito está reforçado com cola do chinês :;

Ola a todos,

Fiz o que disse, testei com alimentação a parte e já funcionou sem o teclado. Realmente era power o problema, mas não deixa de ser estranho porque o teclado era mais um consumo.

Obrigado.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade