Olá a todos.
Já há muito tempo que ando para criar alguma coisa com os módulos de comunicação RFM69HW (parecidos com os Lora).
Resolvi meter as mãos à obra e comecei por uma placa de detecção de porta aberta!
Resumindo a coisa, uso duas pilhas AAA e um boost para garantir que tenho sempre 3.3V até esgotar completamente as pilhas, maximizando assim o tempo de funcionamento.
Poderia usar outro tipo de pilhas, mas optei por pilhas mais seguras e mais vulgares.
O consumo é muito baixo, já que o atmega vai ter um bootloader de 8 MHZ (mas ainda vou testar o de 1MHZ interno) e consome em comunicação aproximadamente 3mA, e em deepSleep aproximadamente 5uA, o que daria uma duração da bateria de aproximadamente 2,5 anos…
Para quem não conhece estes modulos eles são muito utilizados por LowPowerLab (Moteino), pelo whisper-node e pela plataforma nossa conhecida MySensors. E são essas librarias que estou a usar, já que são muito bem documentadas e tem auto-discovery pelo HA atraves do MQTT.
Tenho em funcionamento um Wemos D1 como gateway com MQTT e dois modulos com arduino pro-mini a trabalhar muito bem.
Agora estou em processo de criar PCBs dedicados para sensor de porta.
O que acham, mudavam alguma coisa?