RFM96HW com MQTT

Olá a todos.
Já há muito tempo que ando para criar alguma coisa com os módulos de comunicação RFM69HW (parecidos com os Lora).
Resolvi meter as mãos à obra e comecei por uma placa de detecção de porta aberta!
Resumindo a coisa, uso duas pilhas AAA e um boost para garantir que tenho sempre 3.3V até esgotar completamente as pilhas, maximizando assim o tempo de funcionamento.
Poderia usar outro tipo de pilhas, mas optei por pilhas mais seguras e mais vulgares.
O consumo é muito baixo, já que o atmega vai ter um bootloader de 8 MHZ (mas ainda vou testar o de 1MHZ interno) e consome em comunicação aproximadamente 3mA, e em deepSleep aproximadamente 5uA, o que daria uma duração da bateria de aproximadamente 2,5 anos…

Para quem não conhece estes modulos eles são muito utilizados por LowPowerLab (Moteino), pelo whisper-node e pela plataforma nossa conhecida MySensors. E são essas librarias que estou a usar, já que são muito bem documentadas e tem auto-discovery pelo HA atraves do MQTT.

Tenho em funcionamento um Wemos D1 como gateway com MQTT e dois modulos com arduino pro-mini a trabalhar muito bem.

Agora estou em processo de criar PCBs dedicados para sensor de porta.

O que acham, mudavam alguma coisa?



1 Curtiu

Parece-me bem assim. Apenas algumas questões:

  • Quais são as medidas da PCB?
  • O botão que aparece na foto está a simular a abertura/fecho da porta ou tem outra função?
  • Já fizeste algum teste à cobertura da rede dentro de casa?

PS: Que software usas para desenhar as boards?

As medidas são 52x21mm.
O botão é para efectuar um reset ao PCB, a detecção de porta aberta é garantida pelo sensor magnético

A cobertura daquilo é muito grande, dá mas uns 200m se usares a opção HW. Mas irei fazer uns testes melhores no fim de semana!
Posso usar sempre alguns modulos como repetidores, mas nesse caso não podem ser a pilhas… Como vou controlar fitas de led irei ativar a função de repetidor…

Há, o Software é online easyeda

1 Curtiu

A PCB ainda é grande mas também não dá para encolher muito mais. Quando tiveres boards feitas avisa que deve haver pessoal interessado nisso (eu incluído :wink:).

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade