Repetidor zigbee2mqtt

Boas,
Planeio colocar estes sensores aqara em todas as divisões e usar um stick USB CC2531 como hub.

No entanto, estes sensores não criam um rede mesh entre si, pelo que provavelmente vou necessitar de um repetidor/router zigbee adicional.

Idealmente preferia usar uma smart socket ou lâmpadas para essa função.

TLDR: Alguém sabe de alguma smart socket ou lâmpada que consiga criar um rede mesh entre os sensores Aqara/Xiaomi e o stick USB CC2531?

Obrigado

Em teoria qualquer equipamento que esteja listado como suportado no zigbee2mqtt excepto os que funcionam a bateria.

Na prática só testando. Com lâmpadas nunca tive grandes resultados, e com a ficha da OSRAM, só faz routing quando tem o relé ligado.

Podes usar outro cc2531 com firmware específico para o efeito. Do que testei, é o que me dá mais confiança (embora o alcance não seja grande coisa). Existe um projecto para usar Cc2530 com antena externa, mas ainda não testei.

Eu tentei implementar o cc2531 para esses mesmos sensores e não tive grande resultado. Optei por usr o Gateway original da xiaomi e a cobertura é brutal.

Com
Um switch d xiaomi no carro consigo a 30m de casa abrir o portão da garagem e acender ou apagar as luzes que tenho configuraras para esse fim.

Até cobertura tenho na caixa do correio onde apliquei um sensor de porta também da xiaomi.

2 Curtiram

Pois, a idea era evitar os gateways proprietários para no futuro integrar diversas marcas num só hub, além da questão da privacidade.

Em relação a usar um cc2531 / cc2530 como repetidor tem a desvantagem de ter um dispositivo (feio) a ocupar uma tomada, quando idealmente essa tomada poderia ser zigbee e servir de repetidor.

Eu tenho a tomada do IKEA nesse mesmo cenário e está a funcionar bem.

https://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/40364748/

Existe também um repetidor de sinal Zigbee do IKEA mas ainda não há informações sobre o funcionamento com Z2M.

1 Curtiu

O repetidor de sinal do IKEA já se encontra na lista de equipamentos suportados pelo Z2M!

2 Curtiram

se tivesses dito mais cedo tinha trazido 1 :slight_smile: estive com ele na mão e é genial porque tem passthrough de USB :slight_smile:

1 Curtiu

Segundo este post, o range é bastante bom.

Não sei é se justificará um equipamento destes versus uma tomada TRÅDFRI, que em teoria também funcionará como repeater e mantém a tomada disponível.

Esse repeater já está à venda em PT?

Sim, já há em Portugal embora não aparece no site.

Já está em testes…

A dúvida que ainda não tirei é se passa a informação relativa aos equipamentos que estão lá ligados… As lâmpadas do IKEA não passam :thinking:

@tmarquespt
Qual o preço disso? Sempre são os 9,90€?

É. Mas se não me passar a informação dos equipamentos ligados, volta ao dono original. Mesmo que tenha bom range

E as tomadas do IKEA? Passam a info dos equipamentos ligados?

Continuo na dúvida entre as tomadas ou o repeater.

Sim, as tomadas passam a info. E se comprares a tomada de 15€ ainda ganhas um botão para utilizares para o que quiseres.

1 Curtiu

Bom, já estou em condições de dizer, embora preliminarmente, que os repeatears funcionam bem. Substitui o CC e a OSRAM por dois repeatears do ikea e não noto falhas. Pelo contrário, até parece que tudo funciona à primeira (interruptores).

Quanto ao mapa, também é gerado. Ainda não completou, mas já vejo bastantes dispositivos ligados.

2 Curtiram

Boas malta, essa tomada do ikea também funciona com os gateway da xiaomi ou só funciona com a pen?

Funciona de certeza com a gateway do IKEA e com o CC2531. Com a gateway da Xiaomi ainda não ouvi relatos da ninguém a confirmar o funcionamento.

1 Curtiu

@j_assuncao obrigado pelo esclarecimento.

e os senssores da xiaomi ( tipo o de humidade ) funcionam no gateway do ikea por exemplo ?

Boas, comprei um repeater e uma tomada com esperança de expandir a minha rede zigbee aos restantes pisos da casa, mas mesmo depois de emparilhar ambos com a CC2531 e o RPi com ZigBee2MQTT, nao comsigo que o repeater se ligue ao coordinator e mesmo a tomada apesar de ligada os sensores nunca vao por ela… ou seja fiquei na mesma! O que pode estar a faltar???


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade