Repetidor zigbee2mqtt

O reordenamento da rede Zigbee pode levar várias horas, dependendo da força do sinal e de se os equipamentos mudam de sítio ou não. Deixa ficar a rede sem alterações durante uns dias para ver o que acontece mas o mapeamento da rede nem sempre está totalmente correcta.

Ja esta a mais de 48h e nao vejo altera… existe alguma forma de forçar o routing?

Não há maneira de forçar o routing.

E fazer reset ao Zigbee do lado do HA? Se limpar a config e voltar a deixar propagar? qual a melhor forma de o fazer?

Se limpares a configuração vais ter de emparelhar tudo novamente. Mas tal como tinha dito antes, nem sempre o mapa da rede corresponde à realidade. O meu mapa mostra dois dispositivos órfãos mas eles reportam valores para o HA…

sendo assim como é que eu sei que o sensor esta a usar o repeater?

Nunca consegues ter a certeza. Na minha opinião o que interessa é que reporte valores e responda rápido a comandos. Por onde passa não tem muita importância.

é verdade, mas eu deixo de ter valores nos sensores… por isso acho que o repeater nao esta a ajudar ou a ser usado de todo… alguma sugestao?

Coloca os sensores que perdem sinal junto ao router durante um ou dois dias e depois volta a po-los no sítio.

Uiii… estou a ver que o zigbee é um protocolo um pouco imprevisivel… mas vou testar…
Obrigado Jorge!

A questão não é o ser imprevisível, é não haver ferramentas fiáveis (e fáceis de utilizar) para analizar a rede Zigbee.

Além disso, o facto da.grande maioria dos equipamentos não poderem ser configurados directamente impede que se crie uma rede personalizada como se faz com o wifi por exemplo.

É verdade, deveria ser possivel establecer rotas default por dispositivo, mesmo que depois o protocolo tratasse da optimizacao…

Sim mas para isso era preciso poder configurar os dispositivos e neste momento é impossível pois a lógica está toda no firmware de cada um (embora o protocolo defina um conjunto base de regras).

Que firmware tens no cc2531?

Estou com problemas a tentar colocar a funcionar este repetidor.
Adicionei à rede já o vi no zigbee2mqtt mas no state ele aparece off

Será que ele já está a fazer a função dele ?

Qual é a forma de coprovar isso ?

  zigbee2mqtt:info 3/29/2019, 6:54:48 PM Ikea_repeater_binary (0x000d6ffffe9c2401): E1746 - IKEA TRADFRI signal repeater (Router)

 zigbee2mqtt:info 3/29/2019, 6:54:51 PM MQTT publish: topic 'homeassistant/sensor/0x000d6ffffe9c2401/linkquality/config', payload '{"unit_of_measurement":"-","value_template":"{{ value_json.linkquality }}","state_topic":"zigbee2mqtt/Ikea_repeater_binary","json_attributes_topic":"zigbee2mqtt/Ikea_repeater_binary","name":"Ikea_repeater_binary_linkquality","unique_id":"0x000d6ffffe9c2401_linkquality_zigbee2mqtt","device":{"identifiers":"zigbee2mqtt_0x000d6ffffe9c2401","name":"Ikea_repeater_binary","sw_version":"Zigbee2mqtt 1.2.1","model":"TRADFRI signal repeater (E1746)","manufacturer":"IKEA"},"availability_topic":"zigbee2mqtt/bridge/state"}'

E onde viste que isso está offline? Não te guies pelo Zigbee Map porque eu tenho uma tomada do IKEA que diz sempre que está offline mas funciona sempre sem problemas…

No log do zigbee2mqtt nao vejo nenhuma citação ao extender a nao ser no inicio quando reenicio o zigbee2mqtt. Entao pergunto que forma tenho para saber que ele esta a funcionar

a grande certeza é pelo funcionamento dele. Se antes tinha um sitio com problemas e agora funciona é porque está a funcionar.

Tens de perceber que o zigbee fora dos gws dos fabricantes é ‘marado’. Cada fabricante implementa o protocolo à sua medida. Ultimamente temos assistido a duas coisas: Alguns fabricantes permitem a utilização dos equipamentos, compatibilizando de alguma forma as plataformas, ou então alguém faz um hack e consegue por a funcionar. Infelizmente tanto um como o outro trazem problemas. E posso-te dar vários exemplos:
1 - Dim (repetido) a lâmpadas zigbee bloqueia a rede zigbee2mqtt
2 - Existem equipamentos que embora funcionem estragam a rede zigbee, por exemplo porque se apresentam como router, mas depois não funcionam corretamente
3 - Existem routers que passam toda a info de roteamento, e outros que não.
4 - Fora do z2m, tenho lampadas ikea e philips ligadas a uma hue bridge. As do ikea por x piscam sem motivo aparente.

e podia ficar aqui a noite toda. Não existindo dois setups iguais, é praticamente impossível trocar experiências. A minha rede inicialmente era composta por lampadas do IKEA. Rapidamente percebi que o facto de ‘ver’ 5 routers, em nada melhorava a minha rede (pelo contrário). Mais tarde retirei todas as lâmpadas e coloquei 1 CC2531 como router. A coisa ia funcionado bem, com algumas falhas esporádicas. Acabei por adicionar uma OSRAM à rede, que se apresenta como ROUTER, mas é faz routing quando tem o relé ligado. Caso contrário só cria confusão na rede.

Tirei o CC2531 router e a OSRAM da rede, e coloquei dois repetidores do IKEA nos sitios onde estavam o CC e a OSRAM respectivamente. A rede continua a funcionar, e notei melhorias significativas. Tinha um interruptor zigbee (a 3mts linha de vista da OSRAM) que falhava 2 em cada 3 vezes que era clicado. Com os repetidores do IKEA funciona sempre à primeira.

O simples facto de adicionares 1 router à rede pode melhor ou estragar a rede toda. É dificil de gerir e obriga muitas vezes a testes práticos como colocar um sensor fora do alcance do coordenador, e depois colocar o router no meio para ver se ele ‘aparece’.

Se fizeres um graphviz à rede zigbee consegues ver se os pacotes estão diretos ‘sensor->coordenador’ ou se passam por um router. Isto se o router mantiver a info, senão aparecem como orfãos. É uma doença :slight_smile: neste momento só me interessa a percepção de utilizador. Quando adiciono um device à rede, melhora/piora/fica na mesma? Infelizmente diz-me a experiência que não há muito mais a fazer, e querer controlar a rede é uma luta perdida.

1 Curtiu

Como vês na minha rede aparecem sensores orfãos. Tirando o coordenador, todos os routers neste momento são do IKEA (sem lâmpadas na rede zigbee). Tendo eu a certeza de que todos os sensores estão a funcionar, e sendo a base igual, seria de esperar que tivessem o mesmo comportamento a nível do mapa zigbee. Infelizmente não é assim :expressionless:

2 Curtiram

Viva.
nao consigo instalar o zigbee map. podes ajudar tiago
@tmarquespt


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade