Remodelação de Casa - Protocolo de Comunicação

Boas a todos,

Estou em fase de planeamento da remodelação da minha casa e queria algumas opiniões sobre o melhor protoloco para a parte elétrica, focado em iluminação e tomadas.

Uso Home Assistant desde 2016 e ao longo dos anos através de tentativa e (muito) erro acabei por migrar a esmagadora maioria dos meus dispositivos para Zigbee. Uso ZHA (SkyConnect) com cerca de 70 dispositivos preferia não ter de migrar para Zigbe2mqtt (nota importante para algumas opções em baixo). O meu setup de momento é:

  • Lâmpadas - Um misto entre Philips Hue e Ikea Tradfri
  • Interruptores - Ligação directa nos fios e interruptores Aqara wireless
  • Tomadas - Xiaomi Smart Plugs (zigbee)

Parte da remodelação passa por: novo quadro eléctrico, instalação de Neutro nos interruptores, instalação de caixa ATI e fichas RJ45 (ethernet) em todas as divisões. Com fio Neutro nos interruptores tenho possibilidade de melhorar o meu setup e tenho visto algumas opções, mas nenhuma perfeita até agora:

  • Aqara - Interruptores com neutro (exemplo). Tem a vantagem de ser Zigbee, mas pelo que li para estes interruptores funcionarem com lâmpadas inteligentes precisam de usar decoupled mode que não está disponível em ZHA, só com zigbee2mqtt. Teria talvez de comprar o hub da Aqara e ter os interruptores adicionados pelo hub e não por ZHA.

  • Shelly WiFi - Instalar shellys 2PM em todos os interruptores e manter os interruptores Aqara wireless que tenho. Neste caso os shellys seriam quase um future-proofing e permitiam também power monitoring, mas manteria Zigbee como protocolo principal entre os interruptores e as lâmpadas. Outra opção mais radical seria substituir todas as lâmpadas e interruptores zigbee por outros ‘normais’ e usar os shelly para tudo, mas perdia muitas das minhas automations que tiram partido das lampadas RGB, além de que a despesa seria mais elevada. A desvantagem é que sendo WiFi não sei se é possível usar estando offline.

  • Shelly Wave - Descobri que a Shelly vende desde há uns meses uns módulos ZWave. Tenho alguns dispositivos ZWave (uso um stick Aotec Stick Gen 5 velhinho) mas confesso que não li muito sobre estes módulos, portanto não sei o quão bons ou maus são. Se alguém tiver opinião que possa partilhar, agradecia. À partida Zwave interessa-me mais que WiFi.

Um ponto importante para mim, que consigo com Zigbee, é que a iluminação funcione mesmo sem internet/com sistema offline. O objetivo é manter um setup confiável que funcione em qualquer situação. Ideias e opiniões são bem vindas. Obrigado a todos.

Da minha experiência, vou só deixar uns pontos:

  • Dispositivos WIFI, só uso e recomendo sistemas que integrem sem cloud (no meu caso, Tasmota). Tenho ideia que os Shelly integram diretamente…

  • Gosto dos dispositivos Zigbee, mas já por mais que uma vez tive que desmontar um interruptor para clicar no botão de “pair”. Uso Zigbee2mqtt e de vez em quando desaparece-me um ou outro dispositivo e tenho que carregar no botão de emparelhamento, voltando tudo a ficar OK, sem necessidade de mais reconfigurações

  • Para colocar módulos por trás dos interruptores, é importante verificares se tens caixas fundas. Nas mais pequenas é quase impossível colocar os módulos.

  • Ultima nota, nos dispositivos WIFI, mesmo que integrem diretamente como os Tasmotas, configurar sempre um servidor NTP interno. Fiquei em casa quase uma semana sem internet e os Tasmotas começaram a não fazer a sua função por perderam as horas. Tinha que ir acertando os relógios de todos… Resolvi aplicando um RTC ao Rpi4 e criando um servidor de NTP e todos os dispositivos sincronizam com este.

Obrigado pela resposta, @Peixeiro! Concordo com o primeiro ponto, também desgosto de depender de dispositivos WiFi (aliás, cheguei a ter lâmpadas Lifx (wifi) em toda a casa e mudei para Philips Hue (zigbee) exactamente por ter problemas de conexão quase todos os dias).

Shelly WiFi podem funcionar offline se for configurado um servidor SNTP interno, uma pesquisa rápida levou-me ao Chrony que penso ser uma solução ‘nativa’ em HA via Add-on.

Quando à fiabilidade da rede Zigbee, por acaso não tenho razões de queixa, com 70 dispositivos tenho um disconnect da rede talvez 1x a cada 2 meses, nada de grave. E vivo numa zona de apartamentos com bastantes redes wifi portanto alguma possibilidade de interferência. Daí esta ser a minha opção de preferência para o projecto, mas esbarrei de frente com o facto de os interruptores Aqara não funcionarem em decoupled mode nativamente com ZHA.

A questão das caixas fundas é um bom ponto, de qualquer forma era algo que pretendo mudar na renovação do apartamento.

E porque interruptores Aqara e não modulos zigbee por trás do interruptor?
Desta forma, mantinhas o visual dos interruptores e dava mais liberdade de escolha… Pelo preço de um Aqara, dá para comprar 3 ou 4 módulos no Aliexpress!

Olá.
Não vou adientar muito ao que já foi dito é também porque o fórum está repleto de ideias, sei e assumo que está um pouco desorganizado e algumas coisas ultrapassadas, mas isto são dores do nosso crescimento.
Adiante …

Primeiro que tudo acho que fazes muito bem na iluminação não dependeres do HA nem de nenhum outro sistema , a casa tem que funcionar como se nada disto existisse

Não recomendo medidores de consumo como shellys nos interruptores, por uma razão.
Não faz sentido.

Isto porque tens addons que te permitem teres dados de consumo dessas mesmas lâmpadas que tens na divisão …uma lâmpada de 10w vai sempre gastar 10w , duas de 20w vai sempre gastar 40w e por aí vai.

Considera ter uma boa infraestrutura WiFi que não depende de routers de operadores, considera também ter spares isto é mais que um interruptor ou qualquer coisa que compres que possas substiruir em caso de avaria se não vais ter no futuro um interruptor de cada nação em casa.

WiFi vs zigbee diria que zigbee faz todo o sentido para sensores , já interruptores …depende de muita coisa para estar a assumir um compromisso certo .

Uma vez que vais remodelar a casa considera ligar tudo no quadro invés de atrás do interruptor, pois será muito mais fácil operar em caso de falhas .
Eu faria isso e optaria por usar interruptores normais de mola como uma opção .
Não sei o teu orçamento mas tens também opção de knx ou PLC.

Obrigado mais uma vez, @Peixeiro, não tinha posto essa opção. A Aqara também tem uns relays com Zigbee, não sabia mas descobri dois modelos. Porreiro!

Obrigado pela opinião, @RodolfoVieira. O ‘probelma’ aqui (que é meu, claro :grinning_face_with_smiling_eyes:) é que já tenho dinheiro investido nas lâmpadas e interruptores Zigbee e preferia não ter de gastar mais em material ‘burro’ novo. Também porque quero manter as lâmpadas por serem RGB e tirar partido dessas funcionalidades para automations. E assim sendo, as minhas opções são limitadas: ou relays ou interruptores inteligentes. Se há outra opção, não conheço.

Nunca ouvi falar das opções da KNX ou PLC. Existe algum site onde possa ver preços? Ou pergunto, sabes quanto em média fica meter uma solução dessas?

se vais fazer tudo de origem e tens possibilidade de fazer as coisas bem, então na minha opinião tudo KNX. comunicação por cabo 99% de garantia que não tens problemas.
se quiseres uma solução mais económica, podes sempre usar shellys pro no quadro a diferença é que terás de levar um tubo do interruptor para o quadro e outro tubo da iluminação para o quadro de cada divisão, mas isto também já irias ter de fazer no KNX.

Obrigado pela resposta, @Duarte_Santos. Por não conhecer as soluções da KNX pergunto: sabes um valor estimado para uma instalação/obra? Neste caso o apartamento é um T3, portanto 5 divisões total contando com sala e cozinha.

Não procuro um orçamento ao cêntimo, mas queria perceber se é algo para ficar por exemplo na ordem dos 1500 ou dos 5000€, logo aí há bastante diferença.

Parte da remodelação vai passar também por instalar caixa ITED com ethernet em todas as divisões, algo que não tenho de momento (até coax só existe na sala).

preços vai depender do que queres controlar, mas a instalação base do knx fica por 2000€ (1 fonte, 1 gateway tcp, modulo de 12 saídas, 10 módulos de entradas, 100metros de cabo) á medida que vais querendo controlar coisas, estores, tomadas, AC, bombas de calor, o preço vai aumentando, no entanto o equipamento que já tens pode ser configurado para usar os novos equipamentos, por exemplo: os interruptores podem ter varias opções para controlar luzes estores e tomadas.
para poupar no KNX aconselho sempre a não comprar os interruptores todos bonitos(exemplo), mas sim os modulos de inputs tipo shelly que ficam dentro da caixa de fundo (exemplo).
o preço do knx sobe muito quando começamos a comprar interruptores XPTO com luzes e merdas.

Parte da remodelação vai passar também por instalar caixa ITED com ethernet em todas as divisões, algo que não tenho de momento (até coax só existe na sala).
em relação ao ITED aconselho sempre a passar cabos para o tecto, seja para Acess Points para wifi, ou para cameras. também aconselho a passar tubos para audio eu tenho isso tudo passado na minha casa, custou me bastante em termos de preço e tempo/trabalho, mas já lá estão, também passei tubo para luzes e controlo de cortinas, e os tubos no tecto são todos de 20mm para poder passar mais que 3 condutores (no caso das luzes posso controlar independente varias luzes). também deixei um tubo no tecto por divisão para KNX, já que posso ligar os aparelhos ao bus em estrela ou em serie que não faz diferença.

em geral, faz um desenho no Autocad e planeia bem isto para que mais tarde seja mais fácil automatizares a casa sem teres de voltar a partir paredes ou tectos para o conseguir fazer.

Bons pontos para pensar, obrigado @Duarte_Santos. Vou investigar melhor os preços, mas pelo que vejo poderá não ser uma opção. Tenho um orçamento com ‘hard stop’ nos 30k e já vai levar muita coisa (canalização, quadro de electricidade, o tal ITED, renovacão total da cozinha, etc etc.) pelo que dificilmente conseguirei libertar capital extra para esse nível de investimento.

Por comparação, e tendo já HA a correr há bastantes anos, a minha solução inicial passava pela instalação de interruptores Aqara (com neutro) que ia sair por ~30€ por interruptor, um investimento de ~350€. É dia e noite, a diferença.

A questão de passar cablagem no teto também não é opção, a não ser que me esteja a escapar algo teria de instalar teto falso e o pé-alto do apartamento já é bastante baixo (~2.4m), com teto falso pior ficaria. Por curiosidade eu tenho 2m de altura, não queria andar às cabeçadas ao teto :joy:

tem sempre a hipótese de passar os tubos todos pelo chão e subir a parede, só vai dar mais trabalho, mas no final vale a pena. aproveite também e invista na impermeabilização das casas de banho e num sistema de ventilação(VMC) para a casa, é algo importante em muitas habitações e nunca é feito.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade