Boas a todos,
Estou em fase de planeamento da remodelação da minha casa e queria algumas opiniões sobre o melhor protoloco para a parte elétrica, focado em iluminação e tomadas.
Uso Home Assistant desde 2016 e ao longo dos anos através de tentativa e (muito) erro acabei por migrar a esmagadora maioria dos meus dispositivos para Zigbee. Uso ZHA (SkyConnect) com cerca de 70 dispositivos preferia não ter de migrar para Zigbe2mqtt (nota importante para algumas opções em baixo). O meu setup de momento é:
- Lâmpadas - Um misto entre Philips Hue e Ikea Tradfri
- Interruptores - Ligação directa nos fios e interruptores Aqara wireless
- Tomadas - Xiaomi Smart Plugs (zigbee)
Parte da remodelação passa por: novo quadro eléctrico, instalação de Neutro nos interruptores, instalação de caixa ATI e fichas RJ45 (ethernet) em todas as divisões. Com fio Neutro nos interruptores tenho possibilidade de melhorar o meu setup e tenho visto algumas opções, mas nenhuma perfeita até agora:
-
Aqara - Interruptores com neutro (exemplo). Tem a vantagem de ser Zigbee, mas pelo que li para estes interruptores funcionarem com lâmpadas inteligentes precisam de usar decoupled mode que não está disponível em ZHA, só com zigbee2mqtt. Teria talvez de comprar o hub da Aqara e ter os interruptores adicionados pelo hub e não por ZHA.
-
Shelly WiFi - Instalar shellys 2PM em todos os interruptores e manter os interruptores Aqara wireless que tenho. Neste caso os shellys seriam quase um future-proofing e permitiam também power monitoring, mas manteria Zigbee como protocolo principal entre os interruptores e as lâmpadas. Outra opção mais radical seria substituir todas as lâmpadas e interruptores zigbee por outros ‘normais’ e usar os shelly para tudo, mas perdia muitas das minhas automations que tiram partido das lampadas RGB, além de que a despesa seria mais elevada. A desvantagem é que sendo WiFi não sei se é possível usar estando offline.
-
Shelly Wave - Descobri que a Shelly vende desde há uns meses uns módulos ZWave. Tenho alguns dispositivos ZWave (uso um stick Aotec Stick Gen 5 velhinho) mas confesso que não li muito sobre estes módulos, portanto não sei o quão bons ou maus são. Se alguém tiver opinião que possa partilhar, agradecia. À partida Zwave interessa-me mais que WiFi.
Um ponto importante para mim, que consigo com Zigbee, é que a iluminação funcione mesmo sem internet/com sistema offline. O objetivo é manter um setup confiável que funcione em qualquer situação. Ideias e opiniões são bem vindas. Obrigado a todos.