Recomendação Aspirador (c/auto esvaziamento)

Boas!

Fui consultar a lista de integrações e a lista de hardware compatível do ValeTudo mas continuo com algumas dúvidas sobre qual aspirador escolher.
Necessitava essencialmente de um 100% compatível com HA (óbvio :smiley: ) e compatível com a minha senhora :smiley:
Se tivesse “auto esvaziamento” era o ideal, vi este na Amazon: https://www.amazon.es/-/pt/dp/B0B46TK2PX/ref=sr_1_4?crid=12E7YU9PH3QLC&keywords=aspiradora+robot+vacunado+automatico&psr=EY17&qid=1669289079&qu=eyJxc2MiOiIyLjQ3IiwicXNhIjoiMC4wMCIsInFzcCI6IjAuMDAifQ%3D%3D&s=black-friday&sprefix=aspirador+robot+vaciado+automatico%2Cblack-friday%2C89&sr=1-4 o preço está bom, tem mopa e depósito, mas segundo percebi não permite integração com o Valetudo/HA.

Corrijam-me se estiver enganado, pelo que tenho lido, o pessoal gosta muito dos Xiaomi, mas algum dos modelos tem o depósito para esvaziar automaticamente? posso ter visto mal mas creio que não :expressionless:

Resumindo, que recomendam até um máximo de 400€?

Obrigado!!

Eu tenho um Roborock S7 que custou 460€ ao qual fiz root para conseguir meter Valetudo. Foi um filme porque tive de o desmontar todinho mas não sei como consegui. Mas depois de o ter feito o dev do Valetudo disse aqui que o S7 não é nem nunca será suportado e desaconselha porque quem sabe no futuro deixe de funcionar. Por isso não aconselho.

Mas para todos os efeitos o Valetudo funciona bem no S7. A única funcionalidade que perdi (que eu saiba) foi uma função para aspirar silenciosamente à noite. Era bem fixe por acaso mas pronto, não é o fim do mundo. A minha mulher também preferia o firmware original porque acha o interface da app mais intuitivo do que o Valetudo. Mas não me agradava nada a ideia daquilo falar com a China por isso não estou arrependido. Vamos lá a ver se num upgrade não deixa de funcionar.

Entretanto queria comprar outro para outra casa e não sei qual hei-de comprar exactamente porque a lista de compatibilidades do Valetudo é um bocado miserável. Também estou sem saber o que fazer. Se chegares a alguma conclusão avisa!

Olá @yaba

Comprei na semana passada o Aspirador Vacuum Mop 2 Ultra (Preto) - XIAOMI na Castro Electrónica por 372.99 Euros e estou SUPER SATISFEITO com ele, 100% integrado com o HA, e funciona maravilhosamente bem o xiaomi-vacuum-map-card, tudo a funcionar a 100%.

Está abaixo do teu preço, mas não tem a Base de Carregamento e Esvaziamento Automático, que podes comprar em separado, mas acredita que vale a pena, e pensa assim: podes comprar agora o robot e investir na base mais tarde, repartindo a despesa.

Espero ter ajudado,
Abraço

Obrigado @nununo e @RuiDias

Vou estudar ambos, mas a opção do Xiaomi parece bem, sendo que funciona a 100%. Usa o mesmo firmware do valetudo? posso abdicar completamente da app da Xiaomi?

Na Amazon está bem mais caro, estranho :expressionless: em compensação a base está mais barata :smiley:

1 Curtiu

@yaba

O Xiaomi funciona a 100% e eu só usei a APP da Xiaomi para emparelhar o aparelho para primeira vez, mas isso é mais que obrigatório. Depois disso, não usei mais.

Até coisas mais complexas, como criar pisos, apagar pisos, criar divisões da casa, dar o nome às divisões, etc… consigo tudo através da integração no HA.

Tens o mapa da casa e podes indicar onde queres que ele limpe e mais uma série de coisas giras, como indicar um caminho para ele limpar, criar zonas, etc… (vê o cartão xiaomi-vacuum-map-card para teres uma ideia do que é possível fazer, ie: tudo o que lá está, eu consigo fazer)

Quando ao firmware do valetudo não faço ideia, não conheço, nem sei quais as vantagens em relação ao que já vem de origem e que me permite fazer tudo o que pretendo (e ainda mais alguma coisa)

Abraço

1 Curtiu

Depois diz aqui o que acabaste por fazer.

Ardeu :slight_smile: fizeste muita publicidade e estão sem stock nem previsão de reposição. Noutras lojas o preço é bem diferente. Vou esperar mais um pouco.

Acabei por comprar sim, passado dois dias já tinham stock de novo.

@RuiDias, é um bocado “burro” o meu :smiley: tenho vidraças grandes e o mapa nunca fica concluído, creio eu que seja porque ele acha que ainda existe mais área, mas depois não consegue ir para lá como seria de esperar :slight_smile:

Ainda estou a explorar o bicho e entretanto a instalar o HACS + cartão que recomendaste.

Obg.

2 Curtiram

@RuiDias como é que se cria divisões da casa pelo HA com esse cartão?
Tenho um roborock s6. Provavelmente não será suportada essa função.

@maskiopt no meu caso, quando o aspirador vai mapear a casa ele deteta algumas divisões ( no meu caso da primeira vez só detetou uma)
Depois, à media que foi fazendo mais limpezas ele foi reconhecendo outras divisões

Sempre que deteta uma nova divisão, é adicionado um novo sensor, que podes consultar em Configurações > Dispositivos e Serviços > Vaccum, aqui também podes dar um nome à divisão, embora a lista de nomes sera muito reduzida na minha opinião.

Fica assim:

image

Depois das divisões detetadas e configuradas, para poderes usar na UI é muito simples, vais à configuração do cartão e tens lá uma opção Generate rooms config, é só clicar lá, gravar e já está…

Boas limpezas,
Abraço

Obrigado.
O meu tem a opção “generate rooms config.” a cinza, o modelo não deve suportar essa função.
Eu basicamente mapeei as divisões via coordenadas x1y1x2y2 e separei cada uma em scripts mas já fiz isso há uns 3 anos e provavelmente já há melhores opções daí a pergunta.

É engraçado ver os nomes que a malta dá aos aspiradores, Jarbas, haha. O meu é o RoboCop.

Dreame z10…

Comprei o L10 que é bom e compatível com há (valetudo root), arrependi-me por causa de não ter a doca de vazamento.

@RuiDias desculpa lá, ando a adiar isto ao tempo porque reformulei a rede cá em casa e o próprio HA.

Tenho o card que mencionas e consigo mandar o bicho aspirar a casa toda ou voltar para a estação de carga, mas já dei 30 voltas e não consigo mandá-lo para uma zona especifica (elas aparecem no mapa com a identificação que tenho na app). Tens ideia do motivo?

Ignora, faltava-me o template :smiley:

O problema é que ele dá a mensagem que vai limpar a zona; vai ao local mas assim que chega volta para a base, ou, pior, fica burro e não faz o percurso que normalmente faz pela app original, parece que vai na diagonal e chega a bater nos obsctáculos, coisa que nunca aconteceu.

Obrigado!

Boas

Desculpa a demora na resposta mas tem andado dificil…

Para a limpeza de zonas, o proprio cartão faz isso magnificamente, mas antes tens de cria/ajustar as zonhas pela app oficial (sei que existe uma forma de o fazer no HA com os serviços, mas nunca experimentei)

Se pretendes criar as tuas próprias configurações, podes usar o serviço dreame_vacuum.vacuum_clean_segment para mandar limpar uma zona, por exemplo:

tap_action:
  action: call-service
  service: dreame_vacuum.vacuum_clean_segment
  target:
    device_id: 8eb66xxxxxxxxxxxxxxxxxx72528bbbd
  service_data:
    entity_id: vacuum.jarbas
    segments: 11

Espero ter esclarecido ou então não percebi bem a pergunta…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade