Raspberry PI 4 - Hassio - SSD

O update à EEPROM pode até não ser preciso… eu fiz, pois li que era aconselhado, no entanto se o cabo SATA USB que tiver for compatível, não é preciso o update…
No meu caso, com o 1º cabo que testei, nem com update, nem sem update, nem com o modo quirks, … não funcionou. Ou melhor, ele arrancava a primeira vez, mas bastava fazer reboot ou shutdown, e já não voltava a arrancar.

Força nisso!

Este vídeo é uma boa referência…

Boa Noite,

Ainda não coloquei nenhum feedback, pois ainda estou à espera dos acessórios certos.

Obrigado @Luis_Andrade, o video complementa bem todos os outro tutoriais.

Para já o unico adaptador/caixa que tinha era de um outro disco e foi a que para já consegui experimentar, mas sem sucesso.

@Peixeiro Era exatamente um ASMedia Technology Inc. ASM1053. :slight_smile:

@Peixeiro Hoje tive acesso a outra caixa SATA para USB 3 e também não resultou.

Bus 002 Device 002: ID 152d:0578 JMicron Technology Corp. / JMicron USA Technology Corp. JMS567 SATA 6Gb/s bridge

Diz-me uma coisa, tendo que fazer o Quirk. Este é feito antes de continuar o resto do tutorial, correto?

Ou seja, o ficheiro /boot/cmdline.txt, no final deverá ficar assim?

usb-storage.quirks=174c:55aa:u console=serial0,115200 console=tty1 root=PARTUUID=d34db33f-02 rootfstype=ext4 elevator=deadline fsck.repair=yes rootwait

Com - usb-storage.quirks=174c:55aa:u
E com a mudança no PARTUUID - root=PARTUUID=d34db33f-02

Estou a achar estranho, mais uma caixa e com chipset diferente e mesmo assim não funciona.

Já resultou.

Mudei a caixa, mas o disco era o mesmo e ainda tinha definições guardadas, da tentativa anterior.

Por isso voltei a flashar o Rasp e efetuei os passos todos e resultou.


@j_assuncao Qual a melhor maneira para instalar agora o HA e poder utilizar os addons?
A unica experiencia que tenho é mesmo a instalação do Hass.io no sdcard.

1 Curtiu

Sim, eu tinha visto esse ontem a noite.

Mas o tutorial usa este script:

https://raw.githubusercontent.com/MadDoct/hassio-installer/master/hassio_rpi3.sh

E eu precisava para o pi4.

@Maddoctor
Reparei no último comentário do tutorial, que já usaram este script no Pi4. Aconselhas, ou é melhor usar um outro específico para o pi em questão?

sudo apt-get install apt-transport-https
sudo apt-get install ca-certificates
sudo apt-get curl
sudo apt-get avahi-daemon
sudo apt-get dbus
sudo apt-get install apparmor-utils
sudo apt-get install jq
sudo apt-get install network-manager
sudo apt-get install socat
sudo apt-get install software-properties-common

curl -fsSL https://download.docker.com/linux/raspbian/gpg | sudo apt-key add -

echo "deb [arch=armhf] https://download.docker.com/linux/raspbian stretch stable" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/docker.list

sudo apt-get update
sudo apt-get install docker-ce

Verificar se o Docker ficou:
docker --version

Otimizamos o sistema para executar o Home Assistant com o Docker. Digite o seguinte command:
 sudo nano /boot/cmdline.txt
Inserir no final:
cgroup_enable=memory cgroup_memory=1

 sudo reboot


curl -sL https://raw.githubusercontent.com/home-assistant/hassio-installer/master/hassio_install.sh | bash -s -- -m raspberrypi4


Como gosto de usar o Portainer para ver e gerir os vários containers:
sudo usermod -aG docker pi
docker pull portainer/portainer:linux-arm
docker run -d -p 9000:9000 -v /var/run/docker.sock:/var/run/docker.sock -v portainer_data:/data portainer/portainer:linux-arm

Acho que está aqui o básico que fiz…
Para além disto, penso que só configurei o IPfixo e o resto já são configurações dentro do HA, tais como Samba Share, Google drive backup, influx, graphana, …

Fui agora verificar o conteúdo do script e parece que vai bater mais ou menos com os passos que indiquei, estando até mais completo.
A diferença está no parâmetro machine “-m raspberrypi3” -> “-m raspberrypi4” na instalação do HA, mas não sei se na prática resulta em alguma diferença.
No entanto podes fazer o download do script e editá-lo antes de executares, alterando só o 3 pelo 4.

Bem pessoal um muito obrigado a todos mesmo.

Arrisquei em correr o script do @Maddoctor no PI4 e correu tudo muito bem.

Neste momento estou então com o Pi4 + Raspbian + HA em SSD KINGSTON KC600 (250GB) + Caixa SATA to USB 3 (Chipset JMicron JMS567) com Quirk.

O resultado do SSD foi de 6230 correndo este teste:

sudo curl https://raw.githubusercontent.com/TheRemote/PiBenchmarks/master/Storage.sh | sudo bash

Depois do Snapshot carregado, apenas tive de desinstalar e instalar novamente o addon Zigbee2Mqtt, mas foi sem problemas. E deu para perceber a diferença do tempo de instalação e do reinicio do HA. Não tem comparação.

Agora só me falta perceber se irá se manter estável. Vamos indo e vendo.

Mais uma vez obrigado.

1 Curtiu

O tempo de reboot só se irá degradar caso instales umas dezenas de addons ou cries muitas automações que estejam constantemente a analisar condições.

Lembro-me assim por alto que quando passei cerca de 70 automações de yaml para NR reduzi o tempo de reboot do Rpi 3 com SSD de 3 minutos e 30 segundos para 35 segundos.

1 Curtiu

5 posts were merged into an existing topic: Aconselhamento NUC

Bom dia a todos.
Tenho o Hassio a correr num RPi4. Li que no longo prazo poderia ter problemas com o cartão SD. Tenho outro RPi4 com o Raspian lite instalado que utiliza o cartão SD apenas como bootloader correndo o restante sistema num SSD.
Gostava de sugestões da comunidade para instalação do Home assistant neste Pi para um noob como eu com poucos conhecimentos de Linux e que tire partido da maioria das funcionalidades do Hassio que já disponho.
Obrigado

@sanmagalh podes ler os comentários mais acima.

Obrigado pela resposta rápida.
Segui o tutorial e tenho neste momento o Home assistant a funcionar. Estou com dificuldade em ligar com o Samba para fazer o upload do snapshot.
Problema: ao correr o script o Home assistant fica num IP diferente do RPi4. Com o filezila consigo aceder ao ip do RPI4 na porta 22 mas não ao ip do Home assistant nessa porta e utilizando as credenciais do config do samba.
é possivel utilizar o comando scp? e qual o directório de destino?
obrigado mais uma vez

Boa Tarde @sanmagalh,

Pelo que percebi já conseguiste colocar o SSD a funcionar, por isso o ideal em termos de questões sobre a instalação do Raspassio, era melhor colocares aqui:

Eu não tive o teu problema, mas fiz uns passos antes do tutorial:

1 - Mudar a password do pi
2 - Ativar o SSH e iniciar
3 - Colocar o IP estático. (No meu caso só mesmo assim. O router da NOS não me deixa fazer reservas) A mim não me apareceu 2 ip’s. Ficou na rede apenas o estático.
4 - Continuação do teu Tutorial.

Será melhor apagar a instalação e voltar a instalar? como desinstalar sem afectar o Raspian?

@dcnilas11 estou com o mesmo problema a tentar com um adaptador que tenho em casa…
Ao fazer Quick, a alteração do “/boot/cmdline.txt” é so no sd e não no ssd também?

A alteração é só no SD.

Pode ter mesmo a ver com o adaptador. Experimenta mesmo sem o modo Quirk arrancar numa porta USB2.

O adaptador que cá tinha em casa era de um disco externo de 2.5", mas a ficha usb do mesmo está com problemas e aquilo por vezes bloqueava. Agora e até me chegar um novo, tenho um antigo USB2, e funciona bem. Não é tão rápido como seria via usb3, mas é melhor e mais fiável que o MicroSD.

Enquanto não melhorarem a compatibilidade com os adaptadores, o ideal é comprar um dos que já foram testados, ver em: https://jamesachambers.com/raspberry-pi-4-usb-boot-config-guide-for-ssd-flash-drives/
Deve haver por aí mais alguns, mas não encontrei. Se alguém já tiver tido sucesso com outros modelos (de preferência sem Quirk), seria bom divulgar aqui.

Por coincidência, chegou-me hoje uma encomenda que tinha feito no Ali em Janeiro (thks corona), com um adaptador SATA USB3.

Já testei e funciona, mas só com o modo Quirks activo.
O resultado com o setup: RPI4 2GB, SSD Lexar NS100 128GB, Adaptador JMS578 Chip (Quirks) e já com HA instalado e a correr conseguiu 5963 pontos no teste de benchmark.

O adaptador não é perfeito, pois obriga a Quirks, mas funciona. Para quem quiser, encomendei aqui:
UTHAI T35 HDD Adapter of SSD USB3.0 Type-C to SATA3 Converter Cable For 2.5 3.5 Inch SATA Hard Drive Disk SSD 5Gbps JMS578 Chip

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade