Raspberry PI 4 - Hassio - SSD

@sanmagalh podes ler os comentários mais acima.

Obrigado pela resposta rápida.
Segui o tutorial e tenho neste momento o Home assistant a funcionar. Estou com dificuldade em ligar com o Samba para fazer o upload do snapshot.
Problema: ao correr o script o Home assistant fica num IP diferente do RPi4. Com o filezila consigo aceder ao ip do RPI4 na porta 22 mas não ao ip do Home assistant nessa porta e utilizando as credenciais do config do samba.
é possivel utilizar o comando scp? e qual o directório de destino?
obrigado mais uma vez

Boa Tarde @sanmagalh,

Pelo que percebi já conseguiste colocar o SSD a funcionar, por isso o ideal em termos de questões sobre a instalação do Raspassio, era melhor colocares aqui:

Eu não tive o teu problema, mas fiz uns passos antes do tutorial:

1 - Mudar a password do pi
2 - Ativar o SSH e iniciar
3 - Colocar o IP estático. (No meu caso só mesmo assim. O router da NOS não me deixa fazer reservas) A mim não me apareceu 2 ip’s. Ficou na rede apenas o estático.
4 - Continuação do teu Tutorial.

Será melhor apagar a instalação e voltar a instalar? como desinstalar sem afectar o Raspian?

@dcnilas11 estou com o mesmo problema a tentar com um adaptador que tenho em casa…
Ao fazer Quick, a alteração do “/boot/cmdline.txt” é so no sd e não no ssd também?

A alteração é só no SD.

Pode ter mesmo a ver com o adaptador. Experimenta mesmo sem o modo Quirk arrancar numa porta USB2.

O adaptador que cá tinha em casa era de um disco externo de 2.5", mas a ficha usb do mesmo está com problemas e aquilo por vezes bloqueava. Agora e até me chegar um novo, tenho um antigo USB2, e funciona bem. Não é tão rápido como seria via usb3, mas é melhor e mais fiável que o MicroSD.

Enquanto não melhorarem a compatibilidade com os adaptadores, o ideal é comprar um dos que já foram testados, ver em: https://jamesachambers.com/raspberry-pi-4-usb-boot-config-guide-for-ssd-flash-drives/
Deve haver por aí mais alguns, mas não encontrei. Se alguém já tiver tido sucesso com outros modelos (de preferência sem Quirk), seria bom divulgar aqui.

Por coincidência, chegou-me hoje uma encomenda que tinha feito no Ali em Janeiro (thks corona), com um adaptador SATA USB3.

Já testei e funciona, mas só com o modo Quirks activo.
O resultado com o setup: RPI4 2GB, SSD Lexar NS100 128GB, Adaptador JMS578 Chip (Quirks) e já com HA instalado e a correr conseguiu 5963 pontos no teste de benchmark.

O adaptador não é perfeito, pois obriga a Quirks, mas funciona. Para quem quiser, encomendei aqui:
UTHAI T35 HDD Adapter of SSD USB3.0 Type-C to SATA3 Converter Cable For 2.5 3.5 Inch SATA Hard Drive Disk SSD 5Gbps JMS578 Chip

1 Curtiu

Viva,
Não sei se devo responder neste tópico, mas tenho andado aqui às voltas com a alteração de micro SD para SSD. Após ler algumas coisas vejo que existiu ou existe incompatibilidade com alguns cabos SATA para USB. Eu estava tentado a utilizar um disco SSD da Kingston A400 como indicado acima, agora a minha dúvida básica… Ainda existe limitação nos cabos adaptadores? Ou após este tempo já posso utilizar qualquer um? Pergunto isto porque todos os tópicos que tenho visto sobre cabos são antigos (2anos).


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade