Rádios com informação das músicas e álbuns

Boas caros membros.
Hoje deixo-vos um tutorial para ouvirem as vossas rádios favoritas com toda a informação disponível nos sites das mesmas, nome das músicas, o artista e as capas dos álbuns. Neste tutorial foram testadas as seguintes rádios: Comercial, Vodafone FM, M80 e RFM. Se quiserem mais e desde que a informação esteja disponivel no site dessa rádio podem pedir que eu tento ajudar.
Quero já deixar um especial agradecimento ao membro @pmfernandes por toda a dedicação e me ter ajudado com um python script para a RFM.
Vamos lá começar.
vamos então meter esta configuração no configuration.yaml

downloader:
  download_dir: www

Depois vamos copiar este conteúdo ( https://github.com/maxcalavera81/radios/tree/main/packages ) para a pasta packages, depois vamos criar uma pasta python_scripts ( https://github.com/maxcalavera81/radios/tree/main/python_scripts ) e vamos colocar dentro da pasta config. Dentro da pasta www vamos criar a pasta radio_logo e colocar as imagens ( https://github.com/maxcalavera81/radios/tree/main/radio_logo ) e criamos também uma pasta downloads. Apos terem feito isto podem reiniciar o vosso Home Assistant.
Agora só falta configurar os cards que podes encontrar neste link, são 4 porque eu tenho 3 google minis e um grupo para som ambiente ( https://github.com/maxcalavera81/radios/tree/main/Lovelace%20cards ).
Após isto feito e se tudo correr como esperado já têm as vossas rádios prontas a tocar nos vossos media players…

Vou deixar um vídeo exemplo para vocês verem o aspecto final.
Espero que gostem, este tutorial foi realizado sem recorrer a node red pois muitos membros ainda não o usam, o @pmfernandes já partilhou o projeto dele mas depende do node red. Este tutorial pode ser a solução para quem não quer usar o node red. Já agora aproveito e deixo a explicação pelo qual tivemos de usar o python script. Para obtermos a informação dos sites usamos o scrape e só consegue ler XML encoding UTF8 e como a RFM usa o encoding UTF16 o @pmfernandes tive de criar o python para fazer a conversão.
Espero que gostem.

5 Likes

Bom trabalho @maxcalavera , boa evolução.
:star: :star: :star: :star: :star:

1 Like

Boas Bruno;
Agradeço o otimo trabalho efectuado mas ainda não consegui instalar.
Instalei a poucos dias o Home estive fazendo as configuraçoes até a “e criamos também uma pasta downloads. Apos terem feito isto podem reiniciar o vosso Home Assistant.”, não sei onde colocar as Lovelace, segundo me parece falta-me colocar um leitor de media.
Agradeço a atenção dispensada.
cmp Julio

Boa tarde Júlio, bem vindo a esta fantástica comunidade. Esqueci-me de referir no tutorial que todo este tutorial está preparado para o sistema de packages. A pasta www tem de ser criada dentro da pasta config. As configurações no lovelace é só criar um card manual e meter lá o código disponibilizado.

Boa Tarde Bruno;

Agradeço a atenção, mas tenho ter um equipamento da Google ou Alexa?
Tenho uma Alexa, dentro da pasta www está vazia o que coloco la dentro?
No card manual tenho varios erros como por exemplo “mini-media-player.”


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade