Que PC escolher para Home-Assistant + Outros

Seria um NUC Intel i3 quad core de 1.8 GHz com 8gb de memoria por cerca de 80€ usado.

@LcLuis todos os i3 têm capacidade de virtualização. Qual é o modelo NUC?

Parece estar caro…mas, não sei qual o modelo do cpu e do nuc.

Contudo, tens opções com CPUs mais recentes com um acréscimo de preço não muito superior… com garantia e outras tecnologias mais recentes tipo m.2, ddr4, sata3, bluetooth 4,…

Sem falar dos consumos de energia que podem ser 2 ou 3 vez inferiores para a mesma performance.

A única info que tenho é que é um nuc intel i3 3217u… estou tentado a ir buscar mas não sei se os valores estão dentro do normal ou não, fica por 60€ mas n tem nem Bluetooth nem Wi-Fi… queria ver se me desenrascava com um nuc e deixar o rasp 3 mas tb n queria gastar muito pois se não me safar pode vir a ficar encostado, se me safar até devo investir numa coisa melhor mais para a frente…

Esse tem um consumo alto… Se queres testar, instala num portátil antigo… Se funcionar, compras um NUC em condições…

A Intel diz que esse equipamento suporta VT-x o que será o suficiente para instalar o promox e teres suporte do cpu para virtualização. Não tens VT-d … mas, não é crítico para instalar o HA.

Por 60€ e com 8GB de RAM já parece um preço razoável, independentemente do wifi e bluetooth.

Bom Dia,

Este mini pc Bmax B4 Pro Mini PC i3-8145U 8/256GB seria uma boa opção para o promox e HA?

Parece-me demasiado caro para o efeito, tens no OLX Thinkcenter com i5, 8GB e SSD por 200€

E proque proxmox e HA? se é só para ter HA o proxmox nao faz nada ai no meio. Se for para albergar mais serviços ai sim faz sentido o proxmox

Não faz nada?! Então e os snapshots da VM (não confundir com os do HA), os backups automáticos, o restore da VM com clique, o duplicar VMs para criar máquinas de teste, a possibilidade de clustering, de alta disponibilidade e muito mais que o Proxmox permite não fazem nada?

Sem duvida @j_assuncao mencionas factores que sao uma grande vantagem em ter o proxmox ou outro sistema de virtualizaçao, na minha opiniao,o proxmox para iniciados acresce um factor de dificuldade que nao acrescenta nada, pois nao lhe vao tirar partido e ainda consome alguns recursos, e na sequencia da pergunta entendo que nao é uma pessoa que va tirar partido de ter 1GB de ram consumido pelo proxmox :wink:

Tal como acho que para pessoas que nao estao a vontade com comandos e ambientes unix o HASSO é uma bela opção

E porque não criar uma máquina “às peças”?

Tinha um MiniPC Lenovo que avariou.
Decidi criar uma máquina comprando os componentes, gastei bem menos que comprando um MiniPC, ficando com bastante mais capacidade.
O consumo de electricidade passou de 24w (miniPC) para 27w

Entretando comprei uns discos Seagate IronWolf e substitui o Proxmox por o Unraid.
(ainda não medi o consumo depois de adicionar os discos)
Assim tenho um bom sistema de NAS, com vários serviços em docker (plex, sonarr, radarr, reverse-proxy com letsencrypt, mosquitto, mysql, etc) com uma interface fácil de utilizar e com bastante apoio de comunidade. Tenho também ainda uma VM do HA.

Sim a peças é outra hipótese, eu quando vi a maior dificuldade que tive foi uma caixa do tamanho das lenovo.

o unraid nao conhecia, vou ver

Em tamanho de caixa, nunca consegues tão pequeno, mas se isso não for um problema.
No meu caso até comecei com uma caixa mini-itx, mas já mudei para uma micro-atx para conseguir colocar 3 hdd 3,5" e 2 SSD.

Em relação ao Unraid, tens um trial de 30 dias e depois a licença tem um custo de 59$ mas acho que o vale bem a pena.
Eu também conheci o Unraid há pouco tempo.

O proxmox faz ainda mais sentido para aqueles que começam: a liberdade de fazer alterações sem consequências, com snapshots.

Um dos grandes problemas para aqueles que estão a começar (e até os mais avançados) é poder fazer alterações sem consequências de maior. No caso de algum erro, em poucos segundos, voltas ao momento anterior onde estava tudo operacional.

Relativamente ao overhead, sinceramente, não é nada de substancial que vá fazer diferença de maior… e, se formos colocar na balança o que acresce de oportunidades… acho difícil algum de nós representar tanto valor com tão poucos de recursos consumidos de outra forma.

Eu comprei este: Intel NUC NUC7i5DNHE
Até à data estou satisfeito.

Sim, percebo e até concordo com isso. Usei o proxmox durante algum tempo e nunca desiludiu.

Mas quis expandir o meu armazenamento de NAS (tinha apenas um WDMyCloud 3TB) e comecei a procurar opções e foi então que o amigo me falou no Unraid, porque inicialmente as minhas opções eram manter o Proxmox adicionando uma VM com SO de NAS, ou trocar para o FreeNAS que em termos de VMs ainda está muito verdinho.

Podes mandar por PM a lista de material que compraste.

Posso colocar aqui diretamente

  • Processador AMD Ryzen 3 3200G
  • Fonte de Alimentação Kolink Core 500W 80PLUS
  • Motherboard Micro-ATX Gigabyte B450M DS3H
  • Caixa Micro-ATX Cooler Master Silencio S400
  • Memória RAM Crucial Ballistix Sport AT 16GB (1x16GB) DDR4-2666MHz
  • 2 x Disco Rígido 3.5" Seagate IronWolf 3TB
  • SSD 2.5" Gigabyte 240GB

Já tinha um disco rigido WD RED 3TB de um WDMyCloud que coloquei também no Unraid.
Entretanto comprei uma placa pci->sata (Syba SI-PEX40064 SATA III 4 Port PCI-e x1 Controller Card) para adicionar mais 4 portas sata e adicionei outro SSD para ficar com a cache também protegida em caso de falha do SSD.

1 Curtiu

Parece uma excelente opção. Depois dá feedback da tua experiência desse hardware com o unraid e a gestão da VM do HA.

Tenho-o há cerca de 1 mês, aliás comprei ontem a licença porque os 30dias trial estavam a terminar.

Até agora, impecável.
A gestão de VMs não é tão avançada como o Proxmox, mas é mais que suficiente para o HA.
Tenho também um VM Windows (normalmente desligada, uso quando estou fora de casa e apenas tenho o tablet e preciso de fazer algo em Windows)

A gestão dos dockers por outro lado, 5*.
A UI é bastante amigável, até que passei tudo o que tinha no Hassio (zigbee2mqttassistant, mosquitto, grafana, influxdb, esphome, tasmoadmin, etc) para dockers do Unraid.

A substituição de discos em caso de falha é tão simples como retirar o disco avariado, colocar o disco novo e indicar na UI do unraid qual o disco que foi substituido.
Esperar umas 6 a 12h (depende do tamanho do disco) e ele vai reconstruir todos os dados que estavam no avariado.

De referir ainda que é possível configurar em que disco queremos armazenar determinados dados, para que não estejam sempre todos os discos a trabalhar.
Ex:

  • Backups diários do PC e biblioteca filmes/series tenho para o disco 2.
  • Downloads/torrents, no disco 1
  • Sistema/Dockers/VMs, na cache (SSDs).

Assim, o disco 2 só trabalha quando vou ver algum filmes/series ou faço um backup.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade