Que hardware escolher

Boas!
Não possuo nada muito complexo. Apenas uns sensores, aquecedores, Ir para ligar televisores , lampadas e pouco mais…uns 10 aparelhos no total.
Acima de tudo quero ter uma aparelho eficaz e que não me dê muitas dores de cabeça, mas fico indeciso quando vejo as possibilidades que existem.
Entre o Odroid N2+, RPi 4b e o Homeassistant green qual será o mais adequado para as minhas necessidades? Obrigado!

se tens um portátil antigo o mais económico é reutilizar equipamentos antigos, não importa se tem o teclado ou o rato estragado ou sem bateria.
se quiseres gastar dinheiro a malta costuma aconselhar os NUCs, no entanto são sempre 100€. se pesquisares no OLX encontras vários.
Podes também usar um servidor ou Nas caso tenhas, tanto o meu unraid como o meu synologi aceitam a instalação do home assistant.
o raspberry pi completo custa tanto como um NUC eu não aconselho comprar o Rpi unicamente pelo preço, em termos de consumo o raspberry consegue superar o NUC.
do odroid N2 não tenho qualquer feedback porque nunca usei.

fica a tua escolha.

1 Curtiu

Por acaso até tenho um Nas ds 224+ , mas segundo eles já não suportam dongles e usb hubs e pelo que pesquisei, instalar um simples zigbee parece ser muito confuso.
tambem estva a ver o nuc 11 essential

Buy cheap tools until you know what you really need from that tool, then buy the best version you can afford.

- Adam Savage

Se já tens um NAS, instala lá, que foi o que eu fiz. Ou como o @Duarte_Santos sugeriu, um PC antigo. Experimenta, testa, vai usando. Não há qualquer barreira para começar, não é preciso comprar hardware específico.

Conforme vais adicionando coisas e ficando mais exigente, podes notar que já não é suficiente, mas aí já vais saber o que é que te está a limitar e o que é que precisas.

1 Curtiu

Tb encontras aí uns mini PC’s com processador I5 e SSD abaixo dos 150€.
Eu já usei um pi 3, mas agora estou a usar uma box Android. Na altura a box Android ficou abaixo de 50€.

1 Curtiu

Obrigado a todos !
Acabei por encontar no OLX um Mini PC PN41 novo a um preço razoavel.
Instalar no Synology está a começar a ser uma confusão. O que encontrei no youtube já é antigo e sem supote da parte deles para wifi ou zigbee nem me atrevo porque é preciso mexer em muitos codigos e nada percebo do assunto.

porreiro, se precisares de ajuda a instalar o home assistent diz. aconselho a instalar o HAOS.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade