Qual roteador usar?

Pessoal, atualmente uso em casa um roteador TP-link 841N, até então, ele me atendia muito bem, mas estou tendo alguns problemas desde que comecei a usar o Home Assistant.

O TP-link, não esta conseguindo entregar mais IPs (DHCP) consegue entregar até 16…se entra mais alguma conexão ele não entrega um novo IP, mesmo eu já configurado para entregar até 100 IPs no range que ele está.

Numa rápida pesquisada na internet, vi que isso é normal para esse tipo de roteador, e vi também que isso pode ser devido a minha banda da minha internet (15 Mbit/s).

O que devo fazer para conseguir mais conexões DHCP?
eu não gostaria de instalar o OpenWrt no meu roteador…acho a configuração um saco de ser feita…, mas entre instalar o OpenWrt e comprar um novo roteador, eu fico com a opção de instalar.
Alguém usa OpenWrt em um roteador simples consegue mais que 16 IPs no DHCP?

Muito obrigado

O problema é estranho mas resta saber uma coisa: dá para instalar o openWRT no teu router?

Sim! da pra instalar OpenWrt sim!
Obrigado

Se não queres instalar o openwrt pela complicidade que podes achar. O ddwrt é mais user friendly, vê esse link: https://download1.dd-wrt.com/dd-wrtv2/downloads/betas/2018/05-07-2018-r35898/

1 Curtiu

Boas Osmar,

O sintoma que descreste é um pouco estranho…
O DHCP com uma pool te 16 ip’s?? Cheira-me que o que o serviço de DHCP pode estar menos bem configurado…
Dá la uma vista de olhos em particular na máscara de sub-rede ou intervalo de ip’s distruidos

Em relação se deves colocar ou não ter o OpenWrt ou DDwrt, eu só tenho a dizer bem do OpenWrt.(o DDwrt não experimentei) mas o OpenWrt não é nenhuma “silver bullet” para o problema que descreves.
A mim deu-me a capacidade de me abstrair do meu ISP. Sendo que tenho dois routers um meu, e outro do ISP.
(Teorias da conspiração à parte para justificar os 2 routers, só tenho a comodidade se quiser mudar de ISP(e consequentemente de router) não tenho que reconfigurar a rede toda.

Ficam ai dois exemplos da configuração:
(Router ISP)

(OpenWrt)

Pedro, muito obrigado pela ajuda.
hoje a noite vou tentar aqui olhar a minha configuração.

Muito obrigado pela ajuda.

Viva.
Estava a pensar comprar um router aqui para casa e estava a pensar neste.
O que me dizem?
http://www.mercusys.com/en/product/details/AC12

Há uma coisa que me faz confusão, pois diz que suporta velocidades de 800 e tal mbps, mas a porta wan só tem até 100.

A porta WAN é a que faz a ligação ao router do provedor, pelo que se tiveres uma ligação ao provedor inferior a 100 Mbps não haverá problema.

Pior é que as portas LAN também são apenas de 100 Mbps. Para mim já inviabilizava, caso tenhas um servidor com placa gigabit ligado, ou disco de rede, etc…

Os 800 e tal são para Wifi e as placas terão de suportar 11ac o que não é assim tão comum. Caso suporte 11n, já consegue ir aos 300Mbps.

Mas tenho sérias dúvidas que o equipamento tenha capacidade de processamento que consiga suportar de facto o processamento a 800Mbps, caso contrário, também teria LAN gigabit.

Não conheço o equipamento, mas a julgar pelo preço, é difícil dizer que vai ser uma grande melhoria face ao equipamento do operador. Mas tudo depende das necessidades e das eventuais limitações que tens atualmente.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade