Projeto KNX + DALI com integração Home Assistant na minha moradia

Boa tarde a todos,

Estamos a planear a automação da nossa moradia de piso único e gostávamos de partilhar o projeto com a comunidade CPHA para obter opiniões, sugestões e experiências de outros membros. Segue um resumo do que pretendemos implementar:

  1. Contexto da habitação e tipos de instalações
  • Instalação elétrica trifásica.
  • Infraestruturas de telecomunicações (ITED).
  • Automação residencial com KNX .
  • Iluminação com DALI .
  • Integração e coordenação através de Home Assistant .
  • Controlo da VMC , climatização do piso radiante com bomba de calor (que assegura também AQS), e carregamento de veículo elétrico.
  • Preparação futura para instalação de painéis fotovoltaicos.
  • Controlo de estores, cortinas, iluminação, climatização e ventilação.
  • Sistema de videovigilância.
  • Estrutura de quadros: quadro geral e dois quadros parciais (garagem e casa das máquinas).
  1. Objetivos do sistema de automação
  • KNX como base de todo o sistema, essencialmente para controlo de estores, cortinas e piso radiante.
  • DALI para controlo completo da iluminação.
  • Home Assistant para agregação e supervisão: automações, integração da VMC, câmaras, iluminação, climatização e outros dispositivos.
  • Controlo de portões de garagem e entrada, e videoporteiro, integrado no HA.
  1. Estado atual do projeto
  • Tubagens em colocação.
  • Dois quadros já instalados nos respetivos locais.
  • Definição da iluminação em curso e preparação para seleção do hardware KNX e DALI.
  1. Equipamentos e soluções em consideração
  • Actuadores: Zennio (com possibilidade de recorrer a MDT para alguns pontos, mas preferência para Zennio).
  • Interfaces de utilizador: paineis Interra IX4 (uma unidade por divisão principal) e Zennio Tecla 1/2/4/6/8 para zonas com menos exigências.
  • Sensores de presença e movimento em zonas de passagem e WC.
  • Sensores de inundação em zonas húmidas.
  • Sensores de abertura em todas as portas e janelas de vãos exteriores.
  1. O que procuro do fórum CPHA
  • Opiniões sobre a arquitetura prevista.
  • Sugestões de atuadores KNX / gateways e controladores DALI.
  • Conselhos sobre configuração ETS e integrações no HA para evitar problemas.
  • Experiências e boas práticas de outros membros com projetos semelhantes.
1 Curtiu

Aposto que o teu background é automação industrial :slight_smile:

Mas poupa-te a ti proprio o trabalho e evita o KNX e o DALI (dito por mim que mantenho o https://github.com/dgomes/dali2mqtt) assim como esse HMI industrial

No fim do dia uma solução Shelly Pro é muito mais pratica e um tablet como HMI mais funcional e costumizavel

Deixa sim tudo cablado para quadros de dimensões generosas e caixas fundas para os comandos e para as derivações.

Por acaso não tenho nenhuma ligação a automação industrial, sou só curioso, a minha formação é engenharia topográfica, técnico de construção civil e design de iluminação.

A gama shelly pro fica mais cara que a solução que apresentei e não acredito que seja tão resiliente quanto o KNX, mas na parte de monitorização energética devo ir para os shelly.

Já tenho as tubagens praticamente colocadas, caixas fundas devia ser regra, também usei tubo de 25 em tudo.

Entretanto partilho os planos do que tenho planeado

1 Curtiu

A instalação da minha casa é bastante semelhante à tua. Tenho como base KNX e com HA para automações/integrações fora KNX mas não tenho DALI.

Posso partilhar algumas lições aprendidas.

  • Instalação eletrica monofasica - Foi a melhor coisa que fiz, tenho tudo eletrico, EV, placa, 2 EVs, BC e nunca precisei mais do que 6.9kvas. Investia mais facilmente em certificar 10,35kvas do que num quadro trifasico.
  • KNX - Não conhecia o sistema antes de construir e fui eu a configurar e implementar, foi a melhor coisa que fiz. Incomparável a outras soluções como shelly na minha opinião. (Tenho alguns WIFI, nunca testei os novos mas pelo preço não me atrai)
  • DALI - Não tenho mas sinceramente não sinto qualquer necessidade de controlo adicional de iluminação. A grande maioria das luzes são on/off e tenho 4 zonas dimmable (corredores, mesa de jantar, WCs) apenas para não ter luz maxima durante a noite.
  • Controlo VMC - A VMC deve garantir no minimo uma renovação a cada 2h para fazer o seu trabalho correctamente logo a possibilidade de controlo é minima. Tenho apenas controlo de velocidade e recolha de dados mas tudo “manual” no homeassistant.
  • Controlo do PRH/BC - Isto foi onde gastei mais dinheiro desnecessariamente. Para o sistema ser o mais eficiente possível todas as zonas devem estar ligadas e a temperatura deve ser definida usando a curva climatica da BC. Quando estava a tentar controlar as coisas por HA tinha um scop de 4, agora que tenho basicamente tudo aberto e curva climatica bem configurada está a 6. Tenho 2 atuadores da shneider a gastar eletricidade basicamente :slight_smile:
    Instalei agora o ESPAltherma para monitorizar mais facilmente e aumentar a temperatura das AQS quando a bateria está cheia
  • Fotovoltaico - Tenho um sistema victron, com 10kvas de PV instalados e 48kwh de bateria lifepo (DIY). Na minha opinião o melhor investimento que fiz em casa. Precisas de um cabo do quadro para o inversor e outro de volta para a casa para garantires que a casa toda fica operacional em caso de ficares sem rede eletrica (Deixa um tubo de grandes dimensões)
  • Sistema de video vigilancia - Tenho 2 cameras hikvision e 2 reolink e um video porteiro com frigate ligado ao homeassistant (super facil). Tenho um video porteiro da reolink que diziam ser bastante simples mas ainda não conseguir ligar ao HA (não consigo falar da aplicação para fora)
  • Sensores de presença (não falaste) - tenho da Shneider e fazem o seu trabalho, dão bastante jeito também para fazer um alarme de HA.
  • Sensores de abertura - Deixei cabo BUS e tinha já os sensores escolhidos mas o serralheiro disse que os cortes necessários faziam perder a garantia de fabrico e podiam comprometer a rotura termica. Não instalei nem sinto que valha a pena com PRH
  • Abertura da porta principal - Dediquei muito mas muito tempo para garantir que conseguia um trinco eletrico que funcionasse de forma manual para a porta de casa, com chave que desse para rodar para a porta que tinha escolhido. Não encontrei de forma nenhuma. Instalei uma nuki e um keypad externo e estou bastante satisfeito.
  • Atuadores - Inicialmente fui para shneider (porque nos foruns diziam ser o melhor) mas rapidamente mudei para MDT. Tenho um misto dos 2.
  • Teclas KNX - Em minha casa as teclas são normais com a excepção se serem de click apenas, dentro da caixa tenho binary inputs que recebem a infomação do contacto. Principalmente na zona social fico contente com a decisão porque não tenho de explicar a ninguém como ligar uma luz, parecem interruptores normais.
  • Integração KNN <-> HA - As luzes são controladas em KNX normalmente (com toggles e endereços normais), isto faz com que não tenha dependencia do HA para funções basicas. Quando há uma trovoada por exemplo e o HA desliga consigo na mesma ligar a desligar luzes. (Poderia ter logicas mais complexas baseadas na presença por exemplo)
  • Interfaces - Tenho também uns pequenos ecras em todas as divisões, no meu caso da shneider. Que uso bastante pouco no dia a dia. Estou agora para configurar um tablet na parede para tratar de coisas mais complexas e não andar no telemovel.

Vou certificar para 20.7kva (trifásico) depois posso sempre pedir monofásico, mas sei que estou preparado para o futuro, temos um EV mas com 2 já não conseguia usar só 6.9kva (os carros cá em casa andam muito)

Também é a primeira vez que vou fazer KNX, vou ser eu a fazer tudo, já uso shellys à uns anos e outras coisas WIFI e é a experiencia com eles que me faz querer KNX/DALI.

A minha escolha pelo DALI foi o facto de ficar mais barato em termos de fiação, e da flexibilidade que me dá no futuro, KNX ficava-me muito mais caro em atuadores também (tenho muitos pontos de luz) o facto se ser o melhor para controlar iluminação também é um plus.

A VMC vai trabalhar 24/7 e garantir 0.5 renovações por hora, o que vou controlar é com os sensores de humidade e qualidade de ar se necessário aumentar a velocidade, a VMC vou controlar por WLAN e HA porque o modulo KNX segundo vi em vários fóruns internacionais ele entupia o bus com telegramas exageradamente.

Eu ai só vou ter controlo das valvulas do piso com base nos sensores de temperatura dos interruptores, a BC vai gerir tudo com curva climatica, vou so controlar as entradas SGReady da Daikin para quando tiver solar forçar a bomba para aproveitar os excedentes.

Deixei 3 de 40mm e 1 de 25mm

Vou deixar tudo preparado para câmeras PEO em todas as esquinas da casa e alguns pontos especificos, estou a pensar colocar o sistema da Unifi, uma vez que a rede de internet vai ser unifi e já tenho algumas coisas. O vídeo porteiro também penso em Unifi. Com unifi acho que dispensa o frigate, mas se necessário concordo com a tua abordagem. Do video porteiro fiz um topico sobre isso a uns tempos (Campainha Akuvox onde usava o tablet do vídeo porteiro para dashboard do HA, mas com o tempo tenho vindo a abandonar a ideia, quero um dashboard maior (tipo 14/15’’).

Deve ter sido por lapso, mas vou ter tanto de presença como movimento, tenho zonas como WC’s, lavandaria que vão acender iluminação com os sensores de presença. A ideia é ter sensores de presença em todas as divisões e de movimento nos corredores, não sei ainda quais usar, porque a ideia era usar isto para o alarme, mas sendo KNX acho que não ligam na central de alarme.

Eu vou colocar em todas as janelas e portas da casa (expecto as de madeira interiores), vão ficar embutidos no perfil de pvc e praticamente não se vêm, fica entre a parte móvel e a fixa que vai ser furada para passar o cabo, o meu serralheiro não viu qualquer problema técnico (e eles são picuinhas com isto da térmica)

Não vou ter nada além da tradicional chave, as entradas vão ser quase sempre pela garagem, não achamos que fosse necessário para as nossas vivencias. Mas a ideia do keypad não está má pensei usar no portão da rua, mas com o videoporteiro da unifi consigo reconhecimento facial e consigo abrir por ai.

Estou ainda indeciso entre MDT e Zennio

É uma boa abordagem, mas como quero que a casa trabalhe para mim as visitas quase não têm de usar interruptores e as que lá dormirem têm de aprender :grinning: mas como tens é uma boa solução para manter isso mais analogico.

Tenho o mesmo pensamento, as funções core da casa têm de funcionar sempre e sem falhas, coisas mais complexas faço no HA e NodeRed.

[quote=“wnn, post:4, topic:15488”]
Interfaces - Tenho também uns pequenos ecras em todas as divisões, no meu caso da shneider. Que uso bastante pouco no dia a dia. Estou agora para configurar um tablet na parede para tratar de coisas mais complexas e não andar no telemovel.
[/quote]Eu tenho a ideia de colocar um dashboard “principal” na sala com o HA , video porteiro e outras coisa que sejam precisas, mas queria evitar tablet por causa da bateria, queria algo alimentado direto, estou a pensar colocar um Rpi e um ecra.
Como tinha dito vou ter um painel em todo o lado que vai servir para controlar tudo.
Os acessos remotos serão feitos pelo HA e talvez por vpn (ainda em estudo)

Colocas-te estação meteorológica? vale a pena o investimento?

Podes mas não deve ser direto principalmente por causa da secção do neutro. Ainda tens 10kvas e 13kvas se a E-Redes te permitir.
Se quiseres manter-te off-grid poupas bastante em ter monofasico.

Isto é exatamente o que tinha no inicio. Para maxima eficiente não deve ser feito.
É aqui que tenho 2 controladores que desde há 1 ano estão 100% do tempo em ON sem parar. A curva climatica e a regulação dos caudalimetros é o que faz a temperatura estar constante.

Se ainda assim quiseres regular faz ao contrario do que fiz para que as valvulas estejam normalmente abertas

Isso é uma não questão, os 20.7Kva corresponde a 30A por fase (corresponde a 6.9Kva por fase), se quiser ir para os 10.35Kva monofásico dá 45A e é por esta razão que vou colocar cabo de 16mm2 na entrada da casa e entre quadros parciais.

Mesmo para os 13Kva pelas minhas contas o cabo de 16mm2 ainda consegue garantir uma quebra de tensão abaixo dos 1.5v.

Têm-me dito isso do solar em monofásico ser mais simples e mais barato

Explica lá melhor isso, elas só vão fechar se estiverem fora do valor de histereses do set point da temperatura, se a bomba conseguir manter a temperatura ambiente sempre certinha elas certamente nem fecham.

Nos meus orçamentos, quadro trifasico era mais caro e até 30A por fase não precisava de projeto eletrico.
Daí em diante precisa de projeto e de certificação. Depois de estar feito e pedires para trocar para monofasico, fazem-te automaticamente até 6,9kvas mas não mais do que isto.
Para pedires este aumento vais ter de trocar diferenciais (acho que 1 shunt já não é permitido), projeto eletrico, pedires certificação.

Estou apenas a tentar dar-te o meu exemplo e a dizer-te que provavelmente, se não precisares de nenhum equipamento trifasico, ficas mais bem servido com uma potencia superior em monofasico.

Faço-te a pergunta ao contrario.
Se a BC com curva climatica e regulação dos caudalimetros garantem que tens uma temperatura uniforme em casa para que precisas de manobrar as valvulas?

As minhas estão sempre ativas (a deixar passar agua) e por isso tenho 2 atuadores em KNX que não fazem nada.

Vai ter projeto e certificação, tudo que for acima de 10.35KVA necessita de projeto e certificação.

Só tenho um diferencial trifásico (do carregador do carro) e a mudar para mono tenho de trocar esse sim, de resto não tenho de mexer nada, basta o shunt das fases.

Concordo e discordo, potencias maiores têm percas maiores, ser só uma fase tem as suas vantagens sem duvida, no meu caso só o carregador necessita de trifásico, e mesmo monofásico não sei se seria suficiente atualmente tenho 6.9kva e tenho dias que não chega, a casa nova vai ter consumos elétricos maiores da a minha questão de certificar para trifásico.

se não for preciso elas não são manobradas, mas tenho casos que vai ser preciso, por exemplo desligar o frio dos wc no verão, sendo zonas mais húmidas pode criar condensação.
Mas é como dizes, é 1/2 atuadores que ficam ali meio parados, mas tens de controlar as válvulas de alguma forma (o instalador se não for KNX vai colocar termostatos dedicados). Prefiro ter a opção de controlo na mesma .

Sobre a eletricidade, acho que partilhei a minha realidade.

Não trato nenhuma zona de forma diferente no arrefecimento.
Estando o passo do tubo bem projetado não deves ver qualquer tipo de condensação, ainda mais com a VMC a trabalhar 24/7.

Tenho a possibilidade mas se fosse hoje ligava as valvulas directamente à fonte sem controlo e poupava 400€ nos atuadores.
Se quiseres ter, não vem mal ao mundo claro, só estou a comentar isto porque pediste experiencias e esta é a minha :slight_smile:

Assim espero, mas ter o seu testemunho já é positivo.

E agradeço e vai ser algo que vou discutir com o instalador do PRH.

já agora em termos de som/tts tem alguma coisa?

É um projeto e tratar agora nas ferias de dezembro :slight_smile:

Eu comecei a ver sistemas cablados com amplificador centralizado, mas assustei-me com os preços.

Depois vi colunas da sonos que integram no HA e não me pareceram má solução.

Se a BC com curva climatica e regulação dos caudalimetros garantem que tens uma temperatura uniforme em casa para que precisas de manobrar as valvulas?

posso te dar o meu exemplo, infelizmente ou felizmente a minha casa nova é muito bem isolada (R5) e sobre aquece muito facilmente inclusive agora nesta altura do ano, então o que acontece é que zonas com boa exposição solar tendem a aquecer facilmente para valores altos 25ºC enquanto que outras zonas estão mais frias, ao meteres tudo a climatizar num só circuito, primeiro, é impossível porque a maioria das saídas do autómato knx de climatização limita um maximo de 4 válvulas por saída (existe limite para o numero de electrovalvulas a controlar por saída), depois os autómatos knx sabem que a válvula tem de “descansar” sempre de X em X tempo de uso para não ficar presa, se tiveres tudo no mesmo circuito vais desligar tudo de uma vez para fazer a pausa, o que não é ideal. segundo deixas de ter um controlo preciso da climatização… por exemplo quando vamos tomar banho é o suficiente para a casa de banho sobre aquecer também. ou quando usamos o forno na casa é muito fácil sobre aquecer a cozinha, sem pontos de medição e controlo arriscas te a ter a casa muito quente num lado e muito fria no outro, a não ser que tenhas muitas perdas térmicas na casa que façam com que o sistema tenha de estar sempre a trabalhar para conseguir manter a temperatura estável.

  1. Contexto da habitação e tipos de instalações
  • Instalação elétrica trifásica.
    erro grande, instalações trifasicas tendem sempre a ser difíceis de equilibrar com equipamentos monofásicos, mais caras, e se te arrependeres implica uma revisão geral ao quadro. é bom que tenhas um bom (mesmo bom) electricista nisto, fiz a instalação toda eléctrica da minha casa nova (1ano) monofásica. potencia contratada 6,9kVA. consumos 1,2MW mensais. só em equipamento gastei mais de 2k€ em material da efapel para dois quadros.

  • Infraestruturas de telecomunicações (ITED).
    fiz o que estava no projecto e depois fiz o que queria adicionar á casa á parte para um bastidor meu, se soubesse o que sei hoje teria feito tudo em projecto num bastidor, no entanto isto não fica barato e o que está no projecto é para cumprir e nisto as coisas tambem não ficam nada baratas. adicionei, cabos para CCTV, Audio, sistemas de acesso a portas da casa eléctricas, cabos para CCTV interior, Cabos 10Gb para APs na casa, num total de 5 APs. cabos para os sistemas do assistente de voz do home assistant, etc… tudo o que leva cabo tenho o cabo passado.

  • Automação residencial com KNX .
    a minha domotica base é KNX, tudo o que é estores, luzes, portas, portões, VMC, Bombas de calor, AC, Sensores, é tudo KNX, mais uma vez isto não fica barato e se gastares o mesmo que eu não fica por menos de 10K€ em material. depois tenho tudo ligado ao Home assistant onde faço automações mais complexas.

  • Iluminação com DALI .
    eu fiquei por iluminação dimmer por TRIAC, funciona bem, mas se calhar deveria ter ido para DALI, como na altura não ponderei DALI não sei se teria ficado mais barato, as luzes dali não são propriamente baratas, e eu tenho 12 circuitos dimmer na casa com 4 downligths por circuito o que não fica propriamente barato.

  • Integração e coordenação através de Home Assistant .
    sempre, home assistant é um grande complemente ao KNX principalmente em automações e para poupar nos modulos de lógica do KNX, por exemplo se quisesses controlar os estores com automatizações de controlo solar, precisava da estação metereologica mais o modulo de lógica para o controlo solar, o que incrementava mais o custo dos equipamentos.

  • Controlo da VMC , climatização do piso radiante com bomba de calor (que assegura também AQS), e carregamento de veículo elétrico.
    tenho comunicação directa ao VMC por gateway modbus/KNX, funciona bem, mas ainda não está bem limado porque o fabricante da VMC recusa se a fornecer a tabela Modbus, e tenho de andar a partir pedra com a pouca informação que encontro. a bomba de calor tem um gateway ebus que comunica com a bomba de calor vaillant e faz a gestão de tudo, com algumas limitações que é a temperatura de impulsão da bomba, infelizmente o único gateway que comunica com a bomba não permite alterar temperaturas de impulsão para arrefecimento ou aquecimento, só deixa alterar o setpoint para AQS que não me interessa porque está sempre nos 70ºC.
    o carregamento de carro eléctrico está com o circuito preparado, tenho pinças amperimentricas em mais de 20 circuitos a fazer medições constantes aos consumos da casa para perceber o que cada coisa gasta, incluido os 3 postos de carregamento de carros eléctricos, no entanto ainda não tenho nenhum carro eléctrico para já. tambem controlo o sistema fotovoltaico por modbus tcp e o sistema backup. no entanto ainda não o liguei ao knx e tenho ligado ao home assistant directamente.

  • Preparação futura para instalação de painéis fotovoltaicos.
    se não queres deixar 250€ mensais em electricidade, e acredita que tenho tudo do mais eficiente mais isolado e do melhor na casa e mesmo assim consumo 1,2MW de energia mensal, onde no verão isto é praticamente produzido pelo sistema fotovoltaico, mas agora no inverno só produzo metade de acordo com o ultimo mês. tu com carros eléctricos é bom que planeis muito bem o sistema fotovoltaico e não o deixes como opção por muito tempo porque vais te arrepender.

  • Controlo de estores, cortinas, iluminação, climatização e ventilação.
    basicamente tudo controlado por KNX com automatizações no homeassistant, ainda a trabalhar nestas automações porque existe N cenários possíveis e somos novos na casa.

  • Sistema de videovigilância.
    muito importante nos tempos que corre, eu tenho um sistema Unifi com cameras deles ou de outras marcas como hikvision e Reolink, as Reolink foram mais baratas e não têm grande qualidade mas como toda a casa é iluminada acaba por ajudar. se tivesse dinheiro, metia câmaras todas da unifi, no futuro é o que vai ser.

  • Estrutura de quadros: quadro geral e dois quadros parciais (garagem e casa das máquinas).
    a estrutura de quadros tem de ser bem estudada depois de um bom desenho técnico de todos os equipamentos a instalar na casa agora e no futuro, não interessa dizer agora quantos quadros porque pode não valer a pena, eu sou da opinião de ter tudo centralizado, mais simples e mais fácil.

  1. Objetivos do sistema de automação
  • KNX como base de todo o sistema, essencialmente para controlo de estores, cortinas e piso radiante.

  • DALI para controlo completo da iluminação.

  • Home Assistant para agregação e supervisão: automações, integração da VMC, câmaras, iluminação, climatização e outros dispositivos.
    o VMC é um sistema independente não existe muito para controlar mas mais para observar, depois de instalado e a funcionar bem é algo que só vais mexer para trocar filtros.

  • Controlo de portões de garagem e entrada, e videoporteiro, integrado no HA.
    isto deve estar integrado no KNX, a base da tua casa é knx deves ligar tudo ao KNX só as coisas mais difíceis é que podes ligar directamente ao home assistant. amanha o home assistant cracha e tu ficas a arder. em sistema de extrema importância é necessario redundâncias, em caso de problemas as coisas têm de funcionar na mesma. posso te dar o exemplo do meu sistema de portas eléctricas: https://www.youtube.com/watch?v=9zUHMcKCmLE
    mesmo que falhe a luz a porta abre, mesmo que o router avarie a porta abre, mesmo que o home assistant avarie ou desligue a porta abre, mesmo que o meu Telemovel fique sem bateria a porta abre, etc… o sistema tem de funcionar, e tem de existir redundâncias ou podes te ver com problemas no futuro caso algo aconteça.

  1. Estado atual do projeto
  • Tubagens em colocação.
  • Dois quadros já instalados nos respetivos locais.
  • Definição da iluminação em curso e preparação para seleção do hardware KNX e DALI.
    tens o projecto disso para mostrar?
  1. Equipamentos e soluções em consideração
  • Actuadores: Zennio (com possibilidade de recorrer a MDT para alguns pontos, mas preferência para Zennio).
    MDT tem uma boa qualidade performance eu ficava me por MDT, ainda mais em actuadores.

  • Interfaces de utilizador: paineis Interra IX4 (uma unidade por divisão principal) e Zennio Tecla 1/2/4/6/8 para zonas com menos exigências.
    na minha experiência, isso é um sistema dispendioso e inutil. se tens de ter um comando centralizado por divisão algo está errado no teu plano, o objectivo da domotica é descomplicar, demasiados paineis só vao deixar as coisas mais confusas quando são muito simples, dou te o exemplo dos meus interruptores de estores: deixei os interruptores de estores para situações esporádicas, e o que acontece? os miúdos estão sempre a abrir os estores durante a noite e a fechar durante o dia, nos durante os últimos meses nunca precisamos de mexer no funcionamento dos estores e sempre automatizaram correctamente como esperado, basicamente os interruptores são inúteis e agora só dão problemas, vou ter de os programar novamente por causa disso.

  • Sensores de presença e movimento em zonas de passagem e WC.
    tenho e ainda estou a trabalhar neles, tenho uns da MDT PIR mas acho que no futuro vou trocar por outros mmWave.

  • Sensores de inundação em zonas húmidas.
    tenho, para já tudo ok, mas é uma boa maneira de evitar problemas, só o sensor não faz nada, é necessario a electrovalvula no circuito principal ou em seccionamento.

  • Sensores de abertura em todas as portas e janelas de vãos exteriores.
    tenho, interior e exterior, janelas, portas ou portões, a funcionar como alarme junto com outros sensores.

  1. O que procuro do fórum CPHA
  • Opiniões sobre a arquitetura prevista.
    sem desenho tecnico é dificil ajudar no que for, porque isto é um projecto muito grande e dificil, falo por mim que andei dias a projectar tudo e mesmo assim no terreno tive de fazer modificações.

  • Sugestões de atuadores KNX / gateways e controladores DALI.
    eu actuadores fiquei por ABB por já trabalhar com a marca em ambiente industrial e gostar da marca e da fiabilidade, mas MDT tambem é boa e em algumas situações é metade do preço. gateways e sensores fiquei por MDT.

  • Conselhos sobre configuração ETS e integrações no HA para evitar problemas.
    tirar o curso do KNX no site oficial que depois dá desconto para comprar a licença do ETS, ver muitos videos sobre KNX e como fazer a instalação das coisas, existe regras a cumprir se não queres mais tarde andar a ver problemas aleatórios na instalação.

  • Experiências e boas práticas de outros membros com projetos semelhantes.
    para já o meu sistema KNX está a funcionar como um relógio suíço, o home assistant tambem, mas ainda tenho muita coisa para automatizar e para fazer, no futuro quando tiver tudo mais organizado poderei mostrar por video.

Fico contente por ouvir que já está a usar a sua casa nova!

Não vou estar aqui a discutir térmica, cada casa tem o seu projeto com a sua inercia calculada.
O que dei foi o exemplo da minha que posso comprovar com dados.

No meu caso o meu instalador deixou a BC com um setpoint fixo e eu controlava a temperatura com base na temperaturas da divisão.
Com esse modelo o SCOP da bomba de calor era de 3,7 (excluindo AQS).

Comecei a ver os videos do HeatGeek e a perceber que o que precisava era de calcular as necessidades térmicas de cada divisão.
Como diz, as divisões voltadas e sul (e a poente no meu caso) têm menos necessidades térmicas do que o escritório que está virado a norte. Isto bem calculado é apenas reduzir o fluxo nos caudalimetros manualmente.
Desta forma tenho uma temperatura uniforme em toda a casa sem precisar de andar a fechar circuitos e obrigar a BC a fazer ciclos (consequentemente baixando o SCOP).
Neste momento o SCOP está superior a 6.

Sobre banhos e forno em funcionamento, com a VMC a funciona de forma continua a temperatura baixa aos valores anteriores em aproximadamente 30min, isto mais uma vez, em minha casa.

Se fosse hoje, pouparia o dinheiro dos atuadores das cabeças termostáticas.

qual é que foi o valor do setpoint fixo que o instalador deixou na bomba de calor para aquecimento?
tens termostatos e todas as divisões para conseguir saber se estão sempre á mesma temperatura?
a VMC não é feita para climatizar, ela reduz a temperatura interior por causa da eficiência dela associada aos m3h de caudal, pode ser os 80% como pode ser só 50% depende de muitos factores, 30 minutos pareces ter muitas perdas térmicas…

quanto é que gastas de energia eléctrica para climatizar a casa e que setpoint tens na casa?
eu sem a bomba a funcionar durante a noite perco 1ºC durante a noite toda, inclusive nestes dias mais frios em que estão 2ºC lá fora. a minha VMC troca o ar todo de casa de 2 em 2 horas continuas, em modo normal, em boost faz em 1H

33

Sim

Só com este dado conseguiste calcular as perdas termicas do WC? :slight_smile:
A VMC não climatiza mas ajuda a uniformizar o calor por toda a casa principalmente com essas fontes de calor de baixa massa térmica

Em que mês? Qual é o tamanho da casa? qual é a localização?
O Janeiro passado gastei 180kwh mas isto é apenas um numero. A temperatura objectivo são 20º

Acho que a discussão já não é o que o @Tiago_Afonso quer saber.
Se fosse hoje, não metia de todo controladores de temperatura KNX mas é completamente válido que vocês os queiram colocar. Aliás os meus estão cá, só que um distribuidor de 230v fazia o mesmo trabalho por menos dinheiro :slight_smile:

eu sei que isto é uma questão de gosto, mas 20ºC na casa para mim não funciona. eu tenho a casa durante o dia nos 24ºC durante a noite arrefeço para os 23ºC as casas de banho estão a 25ºC como tenho o duche italiano e gosto de sair do banho quentinho sabe bem ter as temperaturas desta forma, o arrefecimento durante a noite é porque os miúdos soam muito durante o sono e tambem fica desconfortável se estiver mais de 23ºC

180/31=5,806kwh não está muito mau, a bomba trabalha sempre em continuo? quantos m2?

yah eu sei que não é a discussão que o Tiago queria mas a minha curiosidade nestas coisas é incansável, ele perdoa me :wink:

Só com este dado conseguiste calcular as perdas termicas do WC?

pensava que te estavas a referir á casa toda ou zonas com fontes de calor com cozinha, casa das maquinas, lavandaria, WC, etc…sendo só o WC normal os 30minutos. a eficiencia do VMC está sempre associado aos m3h da maquina, quanto mais lento o ar passar no permutador maior a eficiência da maquina. se tiveres a maquina sub dimensionada para o caudal que precisas a maquina pode não estar a trabalhar nos 70-80% de eficiencia.

Não vivo nessas temperaturas simplesmente :slight_smile: Principalmente 23º de PRH.
No carro com o AC tenho quase sempre nos 22º por exemplo

Sim a BC trabalha constantemente.
260m2 climatizados.

Com essas temperaturas quando estás a gastar em kwh e quantos m2? Sabes é o scop que estás a fazer?


Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade