estou a fazer aproximadamenten 6 kwh dia para climatizar 250m2. tens uma bomba de quantos kW? o COP não sei, não tenho essa informação no home assistant. mas a vaillant tem uma tabela para controlar a eficiencia da máquina e eu tenho aquilo nos 0,8 se não me engano.
edit: em climatização tenho um SCOP de 3,7 do que vi no painel hoje.
em AQS tenho um SCOP de 2,2
O instalador sou eu próprio, a minha ideia é ter a casa preparada para o futuro (que desconheço) é mais simples ter instalação trifásica a trabalhar em mono que fazer o contrario, não é preciso rever todo o quadro, basta duas ou três mudanças, concordo na questão do custo e no equilíbrio das fases, mas não é nada que com tempo não consiga ir afinando.
[quote=“Duarte_Santos, post:16, topic:15488”]
Infraestruturas de telecomunicações (ITED).
fiz o que estava no projecto e depois fiz o que queria adicionar á casa á parte para um bastidor meu, se soubesse o que sei hoje teria feito tudo em projecto num bastidor, no entanto isto não fica barato e o que está no projecto é para cumprir e nisto as coisas tambem não ficam nada baratas. adicionei, cabos para CCTV, Audio, sistemas de acesso a portas da casa eléctricas, cabos para CCTV interior, Cabos 10Gb para APs na casa, num total de 5 APs. cabos para os sistemas do assistente de voz do home assistant, etc… tudo o que leva cabo tenho o cabo passado.
[/quote]Eu o que tenho é projetado o bastidor com as tomadas exigidas por lei o resto como o CCTV e coisas que não interessa para o ITED ficam fora do projeto do ITED, eu acho que fazer logo um bastidor como ATI é uma mais valia e não tenho a certeza se fica mais barato, porque o custo dos quadros praticamente dá para o bastidor, se como no seu caso tiver os quadros e o bastidor até fica mais caro. Mas tem ai um sistema muito completo.
Automação residencial com KNX .
a minha domotica base é KNX, tudo o que é estores, luzes, portas, portões, VMC, Bombas de calor, AC, Sensores, é tudo KNX, mais uma vez isto não fica barato e se gastares o mesmo que eu não fica por menos de 10K€ em material. depois tenho tudo ligado ao Home assistant onde faço automações mais complexas.
[/quote]Quero tentar gastar um pouco menos que isso mas tenho noção dos custos, depois partilho aqui a lista de equipamentos e assim.
Não precisa de ter luminaria dali, basta ter o controlador antes que por norma fica mais em conta, se for um sistema on/off a dias vi interruptores dali de 2 canis por 25€, mas mesmo que seja mais caro fica uma instalação mais robusta.
Concordo totalmente
Nessa parte não estou muito a vontade também, mas vai ficar preparado para KNX e Ethernet, ligo isso ao sistema seja por KNX ou HA.
o carregamento de carro eléctrico está com o circuito preparado, tenho pinças amperimentricas em mais de 20 circuitos a fazer medições constantes aos consumos da casa para perceber o que cada coisa gasta, incluido os 3 postos de carregamento de carros eléctricos, no entanto ainda não tenho nenhum carro eléctrico para já. tambem controlo o sistema fotovoltaico por modbus tcp e o sistema backup. no entanto ainda não o liguei ao knx e tenho ligado ao home assistant directamente.
[/quote]Que medidores está a usar, eu também gostava de medir os vários circuitos mas o custo dos medidores é elevado. A minha ideia é ter medição dos principais consumidores (VMC, BC, Carregador do carro, Geral e PV quando tiver) e a ideia é que o carro e a resistencia da BC gaste os excedentes quando existirem.
Eu já gasto 1.2-1.5 MW atualmente, e não tenho tantos equipamentos eletricos, sei que vou aumentar o consumo, a ideia era ser autosuficiente pelo menos no verão e como o carro consegue estar parte da tarde em casa consigo que carregue pelo solar, também quero baterias para os consumos noturnos.
Isto é dos primeiros investimentos a fazer quando a casa estiver pronta.
Eu vou para unifi quase de certeza, mesmo que seja faseadamente.
Que medidores está a usar, eu também gostava de medir os vários circuitos mas o custo dos medidores é elevado. A minha ideia é ter medição dos principais consumidores (VMC, BC, Carregador do carro, Geral e PV quando tiver) e a ideia é que o carro e a resistencia da BC gaste os excedentes quando existirem.
Eu já gasto 1.2-1.5 MW atualmente, e não tenho tantos equipamentos eletricos, sei que vou aumentar o consumo, a ideia era ser autosuficiente pelo menos no verão e como o carro consegue estar parte da tarde em casa consigo que carregue pelo solar, também quero baterias para os consumos noturnos.
Isto é dos primeiros investimentos a fazer quando a casa estiver pronta.
eu sou autosuficiente no verão com as baterias, mas a partir de outubro deixei de ser quando começou a haver muitas nuvens e pouco sol, passei em outubro de 1MW produzidos para 600kW produzidos em novembro. no entanto se tiver um bom dia de sol consigo produzir 40kW num dia. eu vou ter de comprar mais baterias para a minha casa e mais paineis para ser auto-suficiente no inverno e mesmo assim nos dias de chuva não vou conseguir produzir tudo o que preciso para a casa.
Eu vou para unifi quase de certeza, mesmo que seja faseadamente.
eu recomendo a unifi, tenho varios produtos deles, no entanto os preços são tipo knx, facilmente deixas 5K€ em material, só na dream machine pro mais switch de 24 portas para os dois bastidores que tenho, mais cameras fica perto dos 4K€
WC a 80ºC não é o melhor exemplo, uma diferença de 2/3ºC acredito e os ganhos não são tão exagerados, mas a longo prazo normal que equilibre a temperatura.
os equipamentos para já são bons, e a assistência tambem, das poucas vezes que tive de falar com a assistência foi 5 estrelas, inclusive trocaram me um Access door dos primeiros por um gen3 novo.
tenho um exemplo do sistema unifi Access door: