Projecto Solar Fotovoltaico

Após deixar aqui no forum a ideia deste projecto, foi-me pedido que o partilha-se e aqui estou!!!
Acima de tudo, espero que o tópico venha a ajudar todos aqueles que venham a optar por este investimento, mas também que me dêem ideias de melhorar o projecto com novas ideias.

Aqui vai:

Tudo começou com o planeamento, com uma pinça amperimétrica fui fazendo várias medidas durante o dia e obtendo o consumo. Claro está, que temos que ter presente o orçamento disponível.
No meu caso optei pela compra de 5 painéis Jinko de 400W, um inversor Hauwei 3KTL, um modulo smart power sensor e respectivos suportes para os painéis. Num total de 2000€ arredondados. Loja online espanhola, uma vez que com a crise do covid o mercado português ficou muito limitado com os painéis disponíveis e só lá encontrei o que queria, posso disponibilizar o endereço da loja para evitar publicidade. De referir, o inversor já está preparado para funcionar com baterias na esperança que um dia o custo destas venha a baixar.

Passemos ás fotos do trabalho:

Neste momento tenho dois Shelly EM instalados, um no quadro principal e outro no quadro parcial dos painéis. Os shelly já estão a trabalhar no HA.

Pedia agora ideias para novas integrações/configurações no HA, gostaria de colocar graficamente a produção/consumo da rede com vista a optimizar os gastos cá de casa, bem como outras optimizações.

Aguardo as vossas ideias.

1 Curtiu

Sugiro a leitura deste tópico

e a leitura deste, nomeadamente da parte do Grafana, para criar gráficos de acompanhamento da produção/consumo de energia.

Se puder, pf, envie MP c/ o link da loja.

obg

1 Curtiu

Parabéns pelo projeto pois eu estou a preparar algo parecido também.

Uma das ideias que tenho e tendo em conta o meu caso particular é ativar um motor de aguas sujas quando existe produção de energia de forma a consumir o que estou a produzir. (quem diz motor ativas outras coisas que possam utilizar a energia em produção).

Depois também quero apresentar o que está a ser produzido no HA de forma a poder ver e ligar equipamentos por exemplo ou até mesmo ligar pelo HA os AC’s por exemplo.

Boas Nelson, o conselho que te dou é que tentes colocar os dispositivos que usares no quadro principal, no meu caso não foi possível e limitou-me um bocadinho. Para medir e integrar utilizei o Shelly EM e julgo que qualidade preço não deve de haver melhor. No meu caso , pus um shelly no quadro principal e outro tive que colocá-lo no quadro parcial do fotovoltaico, logo, quando o shelly do quadro principal passa a positivo quer dizer que estou a produzir mais do que estou a gastar logo fica fácil de automatizar as coisas é só dizer que a partir de x valor positivo liga isto ou aquilo. Se precisares de alguma coisa diz.

Para quem tem produção solar, este cartão do Lovelace é altamente recomendado:

a03dc108a8c20add606c6a63eb0835795c41d3b5 94029a3dd217c8f36f16281fd651ea6fde782bf2 1525c28994c64c919bd7a6c95d1a7a9f165c5f4d

@j_assuncao vou estudar…

Tenho a uns 20 dias painéis fotovoltaicos e estou a medir o consumo da rede e a produção também com um shelly EM, como a ligação dos painéis esta no quadro principal o mesmo shelly mede a rede e os paineis.

Tenho feito algumas experiências no HA para medida e por agora meu painel esta assim.

image
image
image

Também fiz alguns gráficos no grafana.

image
image

No momento tenho apenas um problema que não sei o motivo, o shelly mede por volta de 2W mesmo a noite nos paineis solares. Não sei de onde ele ver essa produção, e se desligo o disjuntor dos paineis a produção vai a 0W.

Esses 2W não serão o consumo dos equipamentos associados aos painéis solares.

Eu pensei nisso também a primeira vez que eu vi @j_assuncao, porém o Shelly mosta como positivo (produção) e não negativo, que seria o consumo.

E ao olhar para o manual do MicroInversor ele tem um consumo baixo. (acredito que seja isso o consumo)
image

Bom dia Rogério,

Se me permite duas perguntas:
Qual é o card que utiliza para a Potência da Casa e qual o template que usa para o calculo de Injeção na rede? Obrigado.

Bom dia Bruno.

O card é esse: https://github.com/JonahKr/power-distribution-card

E o template é esse.

  - platform: template
    sensors:
     potencia_injetada:
       friendly_name: Injeção na rede
       device_class: power
       unit_of_measurement: "W"
       value_template: >-
          {% if states('sensor.potencia_rede') | float < 0 %}
          {{ (states('sensor.potencia_rede') | round(1) * -1 | round(1)) | round(1) }}
          {% else %}
          0
          {% endif %}

Meu sensor de potência mostra valores negativos ao injectar na rede, então transforma negativos e positivos e ignora valores positivos.

Qualquer duvida é só avisar.

2 Curtiram

Bom dia Rogério,

Muito obrigado pela rápida resposta. :slightly_smiling_face:

Bruno

1 Curtiu

Boa noite.
Pode dar uma vista de olhos neste meu post por favor?

Acho que tenho dúvidas semelhantes a este post…
Mas s calhar, c este GitHub e card, que publicou aqui, talvez me ajude a mim.
Contudo, e sem querer ser muito “amador”, onde ponho ou como faço pra por isto a rolar?
É num PC, dá para telemóvel… Faço download do gitbhub e dps clico onde… E estes códigos do card… A sério desculpe se estou a abusar…

Obrigado

Oi Luís, não esta a abusar, normal ter duvidas. Comecei com isso a quase um ano e tenho mais duvidas que certezas.

Esse card é para Home Assistant que é a plataforma na qual todos ou a maioria aqui usa para fazer o controle dos equipamentos, ele suporta uma vasta gama de equipamentos, incluindo os Shelly.

No seu caso, você esta a utilizar a cloud da própria Shelly, então não vai conseguir utilizar o cartão a não ser que use o Home Assistant no lugar do Shelly Cloud. Essa seria uma óptima opção mas apesar de simples e com um vasto material aqui no Forum e na internet em geral, da trabalho, não é apenas instalar no telemóvel com o no Shelly Cloud.

Posso lhe dar algumas sugestões de como fazer a leitura no Shelly Cloud (utilizei ele duas semanas antes de integrar no HA) mas como o foco do fórum é o Home Assistant pode me mandar uma mensagem privada que marcamos no Discord ou em outro lugar.

obrigado por esta partilha! andei meses a tentar usar o returned energy do shelly mas sem grande sucesso, esta abordagem é muito melhor. raio do shelly com medidas esquisitas de w por minuto e afins é um pincel

1 Curtiu

Boas Rogério,
usei o código para calculo da injeção de rede e não me está a funcionar.

está a dar erro, podes ajudar? aqui fica o meu código

 - platform: template
    sensors:
      potencia_injetada:
        friendly_name: Injeção na rede
        device_class: power
        unit_of_measurement: “W”
        value_template: >-
           {% if states(‘sensor.shelly_shem_05dbfb_1_current_consumption’) | float < 0 %}
           {{ (states(‘sensor.shelly_shem_05dbfb_1_current_consumption’) | round(1) * -1 | round(1)) | round(1) }}
           {% else %}
           0
           {% endif %}

Erro

Configuration invalid CHECK CONFIGURATION

Invalid config for [sensor.template]: invalid template (TemplateSyntaxError: unexpected char ‘‘’ at 13) for dictionary value @ data[‘sensors’][‘potencia_injetada’][‘value_template’]. Got ‘{% if states(‘sensor.shelly_shem_05dbfb_1_current_consumption’) | float < 0 %} {{ (states(‘sensor.shelly_shem_05dbfb_1_current_consumption’) | round(1) * -1 | round(1)) | round(1) }} {% else %} 0 {% endif %}’. (See ?, line ?).

Da linha sensors: para baixo parece ter um espaço a mais à esquerda, o s de sensors de estar alinhado com o p de platform.

 - platform: template
   sensors:

Já consegui. Obrigado a todos.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade