Problemas no quadro elétrico

Aposto que é trifásico, as linhas de 6mm que se vê na saída do ID é a alimentação para o pente superior. O pente instalado também é trifásico.

1 Curtiu

Entrei em contacto com a EDP Distribuição e a resposta obtida é que estou com Monofásico.

Ao disjuntor da EDP apenas linha uma fase e um neutro, saindo depois desse mesmo disjuntor 3 fases (dois cabos pretos e um castanho) mais o neutro.

No contador exterior nota-se que tem dois cabos desligados e junto ao disjuntor da EDP tem esses mesmos cabos também desligados.

Qual é o disjuntor que vai abaixo, o diferencial da EDP ou o interruptor diferencial no quando eléctrico?

Unicamente o diferencial da EDP, nunca me mandou um disjuntor do quadro elétrico.

Reporta o problema à EDP para a eventualidade do equipamento estar defeituoso em desacordo com a tua potencia contratualizada. Com uma pinça amperimétrica seria possível certificar se no geral não estás a consumir mais que 25A (5.75 kVA) quando reproduzes o problema.

Vou entrar em contacto com eles na segunda feira, ver se me resolvem isto.
Obrigado pela ajuda :pray:

Boas, tenho o mesmo problema.
No meu caso no disjuntor diferencial (um GE NDP4) o Ir está marcado com 10, será esse o problema? A minha ligação é monofásica com 6,9kVA contratados e tenho um disjuntor Efapel de 40A.

Obrigado.

Com 10 amperes não consegue fazer quase nada, se ligar por exemplo uma placa dispara logo. Tambem não tem instalação monofasica, o diferencial é trifasico

Mas na fatura vem como sendo monofásica a instalação. Devo pedir à EDP para alterar?

Embora o disjuntor GE e o interruptor diferencial Efapel sejam aparelhos trifasicos, a instalação pode ainda assim estar ligada em monofafica.

Tens algum aparelho de medida (multimetro por ex) que nos possa ajudar a verificar que tipo de instalaçao tens?
Se tiveres um multimetro, coloca em VAC e no interruptor diferencial EFAPEL, mete entre os pontos 1 e 3 , e/ou 3 e 6 se for monofasico tem de dar 0V, se der mais de 380V a instalação é trifásica.

image

Estive a medir e do 1 ao 3 dá 0 e do 1 ao 5 dá zero bem como do 3 ao 5. Só dá 220V do N ao 1 ou do N ao 3 ou do N ao 5. É monofásico certo? Neste caso tenho é o disjuntor diferencial da EDP que está a limitar, correcto?

Sim , o quadro está em monofásico.
O disjuntor da EDP só estárá a limitar se estiver ligado apenas numa das fase o que não acredito.
Quase de certeza que devem ter juntado as três fases a montante desse disjuntor, ou seja no contador ou na chegada dos cabos ao disjuntor EDP (GE), Nesse caso temos 3 disjuntores de 10A em paralelo que será + ou - equivalente a ter um de 30A.

Quase de certeza absoluta que estará bem feito, no entanto para tirar todas as duvidas seria verificar o seguinte , se tiveres acesso ao bornes do disjuntor EDP ( duvido pk parece selado) podes fazer a mesma verificação que fizemos no Efapel.

Em que circustancias (o que tens ligado em simultaneo ) e qual o aparelho de protecção que dispara o da EDP?
Soma todas as potencias dos equipamnetos que tens ligado em simultaneo para verificar se ultrapassa os 6,9kVA ~~6900W <=> 30A que tens contratados.

O que dispara é o da EDP (GE). basta ter ligada a máquina de lavar roupa e a placa de indução que se ligar por exemplo o forno vai tudo a baixo. Mas não e parece que passe os 30A, até pelo simulador da EDP… Eficiência Energética - Qual a potência recomendada para si? | EDP

O simulador tem valores médios, tudo depende das potencias reais das maquinas que tens em casa , normalmente tem a potencia escrita na placa de caracteristisacas ou nos manuais. Em alternativa e para tirares duvidas é medir a corrente com pinça amperimetrica.
Pode haver maquinas da roupa com perto 2000W , fornos a passar dos 3000 e placas indução outro 2000W , não era te admires se passar dos 30A.

Não tenho pinça amperimétrica, mas tenho um shelly EM ao Neutro (vi isso em algum lado no forum que dava para ter a leitura total apenas com uma pinça nos casos como o meu que tem 3 fases mais um neutro) isso ajuda de alguma forma para saber a amperagem real?

Olha o seguinte exemplo da minha placa do fogão (vitro cerâmica) com tudo ligado no máximo. Apenas deixei uns segundos. E antes desliguei muita coisa.

Edit: Estive a ver a etiqueta da placa que é de 6600 w monofásica.
Bastava que ligasse mais uma ou duas coisas e lá ia o quadro.
Convém saber a potência nominal dos equipamentos.
No meu caso a etiqueta está por baixo. Meti o telemóvel com a gaveta aberta e deu para tirar uma foto à mesma.

Sim e não.
Não é uma resposta que possa dar com toda a certeza , pois num sistema trifasico equilibrado a corrente de neutro é praticamente “zero” , ou seja a corrente de neutro pode não refletir o consumo real.

PS: Mas espera a tua instalação já confirmamos que é monofasica certo? , sendo monofasica e não havendo defeitos à terra , sim é verdade, a corrente de neutro é igual à da fase.
Desculpa já estava a fazer confusão com as leituras de outros users e post´s

@lopitos Essa potência que tens aí é em Watts certo?
A minha placa normalmente não passa dos 3200w.

@PDM Sim é monofásica, por isso não deve variar muito da real, até porque não “vejo” perdas à terra.

Será que tentando “redistribuir” as fases pelos disjuntores dos equipamentos mais “gulosos” resolvo de alguma forma a questão?

Se é monofasica, não me parece que resolva.
Se tens o EM mete no neutro e verifica a corrente , ou antes a potencia consumida , uma vez que o o EM parece que não dá correntes cá para fora.

A leitura que tenho no Shelly EM é a da imagem que se segue:


Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade