Problemas com o mqtt (MQTT Server & Web client)

Boas, tho o Hass.io e instalei o Add-ons: MQTT Server & Web client no entanto não o consigo por a funcionar. Supostamente serve de servidor certo?

Na configuration tenho:

mqtt:
  broker: a0d7b954-mqtt
  username: !secret mqtt_username
  password: !secret mqtt_password
  client_id: home-assistant    

na config do addon tenho:

{
  "ssl": false,
  "certfile": "fullchain.pem",
  "keyfile": "privkey.pem",
  "broker": true,
  "allow_anonymous": false,
  "mqttusers": [
    {
      "username": "hassio-mqtt",
      "password": "hassio-mqtt",
      "readonly": true,
      "topics": [
        "#"
      ]
    }
  ]
}

Nos log’s aparentemente corre tudo bem mas não consigo ligar por exemplo um sonoff S20.

O Hassio devia descobri-lo automaticamente.
o que me faltará?

Primeiro que tudo uma questão: se existe um addon oficial (Mosquitto Broker) para quê usar um da comunidade? Existe alguma função nesse que o outro não tenha?

Segundo, no configuration.yaml que endereço é esse em frente a broker:?

1 Curtiu

Obrigado @j_assuncao, pois tambem é verdade, o que eu pretendia era utilizar o hassio como servidor de mqtt assim associo os equipamento a ele sem necessitar de recorrer a cloud’s (em questões anteriores já decidi retirar clouds) :slight_smile:

Então opta pelo addon oficial, o meu já funciona à dois anos aproximadamente sem problemas.

Basta só colocar no configuration:

mqtt:
  broker: IP_ADDRESS_BROKER
  user:
  pass:

E depois nos equipamentos (estão por tasmota) colocar os respectivos dados?

A minha maior questão é como é que só colocando o “mqtt” ele sabe que é servidor?

Inicialmente para testar podes deixar só isso. O endereço IP é o da máquina onde corres o HA (sem http e sem porta, apenas broker: xxx.xxx.xxx.xxx)

Então alem do codigo no configuration tenho que instalar o addon oficial (Mosquitto Broker) certo?

Sim, isso mesmo. As configurações do addon são praticamente iguais.

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade