Tenho 2 sensores de movimento Zigbee em cada extremo de uma escada. Além disso, tenho uma fita LED ligada a um controlador Gledopto, também ZigBee. No Zigbee2MQTT consigo ver o estado dos sensores, e consigo controlar o LED, no entanto queria ligar o Led quando sentisse movimento em qualquer um dos sensores e desligar passado 1min.
A automação “funciona”, porque a entidade LED aparece ON e OFF, no entanto o LED em si continua desligado. Clicando no botão virtual do Home Assistant ela liga e desliga normalmente.
Não é preciso debug nenhum, os tópicos de MQTT não podem ter espaços entre palavras e preferencialmente tudo em minúsculas. Ou agrupas tudo como ledstripstairs ou como led_strip_stairs.
Não esquecer que tens de alterar tanto no equipamento como no HA.
Fiz essa alteração no zigbee2mqtt, alterei também as entidades, mas o problema mantem-se. No Home Assistant a entidade muda para ON, mas a luz em si não liga…
Experimenta com o MQTT.explorer “ouvir” o tópico dessa luz quando a ligas e desligas através do HA. Assim ficas já a saber se está correcto ou não. Depois dá feedback.
Isto é o que “ouço” quando o sensor deteta movimento. Na entidade do home assistant ele aparece ligado, mas a luz continua desligada. https://imgur.com/a/xw6Z6D4
aí vejo um grave problema que são as aspas encadeadas. Ou tiras as aspas das pontas (a primeira e a ultima) ou transformas em plicas '. E muito possivelmente é aí que está o erro…
Já tinha reparado numa das outras imagens e isto está a fazer-me alguma confusão mas se o payload para ligar é 1 e para desligar é 0 porque é que estás a mandar aquelas coisas todas no payload??
Experimenta lá na automação meter só isto, testa e dá feedback.
Não faz nada dessa forma… nem o estado no HA muda.
Se fizer {“state”: “ON”} muda o estado, mas a luz não liga.
Acho que vou mudar a action da automação e passo a fazer pelo “Device” em vez de “call.service”. Queria mesmo testar por MQTT para aprender mas isto não está a colaborar.