Problema com automações de sensores de movimento

Viva

Tenho 2 sensores de movimento Zigbee em cada extremo de uma escada. Além disso, tenho uma fita LED ligada a um controlador Gledopto, também ZigBee. No Zigbee2MQTT consigo ver o estado dos sensores, e consigo controlar o LED, no entanto queria ligar o Led quando sentisse movimento em qualquer um dos sensores e desligar passado 1min.

A automação “funciona”, porque a entidade LED aparece ON e OFF, no entanto o LED em si continua desligado. Clicando no botão virtual do Home Assistant ela liga e desliga normalmente.

Alguém me consegue ajudar a dar debug nisto?

Obrigado

Não é preciso debug nenhum, os tópicos de MQTT não podem ter espaços entre palavras e preferencialmente tudo em minúsculas. Ou agrupas tudo como ledstripstairs ou como led_strip_stairs.

Não esquecer que tens de alterar tanto no equipamento como no HA.

Fiz essa alteração no zigbee2mqtt, alterei também as entidades, mas o problema mantem-se. No Home Assistant a entidade muda para ON, mas a luz em si não liga…

Experimenta com o MQTT.explorer “ouvir” o tópico dessa luz quando a ligas e desligas através do HA. Assim ficas já a saber se está correcto ou não. Depois dá feedback.

Isto é o que “ouço” quando o sensor deteta movimento. Na entidade do home assistant ele aparece ligado, mas a luz continua desligada.

Isto é o que “ouço” quando ligo diretamente no home assistant

Eu disse para “ouvires” o que acontece quando ligas e desligas pelo HA e não pelo sensor…

E coloca aqui também o código que tens na publicação inicial mas em texto.

Quando ligo pelo HA era a segunda imagem que meti.

Ouço isto:

{
    "brightness": 254,
    "color": {
        "x": 0.526676280311873,
        "y": 0.41329727450763
    },
    "color_temp": 500,
    "linkquality": 47,
    "state": "ON"
}

Na Automation chamo o service mqtt.publish com

topic: zigbee2mqtt/stairs_led_strip
payload: "{\"brightness\": 251, \"color\": {\"x\": 0.229,\"y\": 0.185},\"color_temp\": 1,\"state\": \"ON\"}"

Desse preciso de ver a página toda sff.

aí vejo um grave problema que são as aspas encadeadas. Ou tiras as aspas das pontas (a primeira e a ultima) ou transformas em plicas '. E muito possivelmente é aí que está o erro…

Alterei para plicas novamente. quando faço o publish

Em relação ao que ouço quando ligo pelo HA (que funciona)

Já tinha reparado numa das outras imagens e isto está a fazer-me alguma confusão mas se o payload para ligar é 1 e para desligar é 0 porque é que estás a mandar aquelas coisas todas no payload??

Experimenta lá na automação meter só isto, testa e dá feedback.

topic: zigbee2mqtt/stairs_led_strip
payload: 1

Não faz nada dessa forma… nem o estado no HA muda.
Se fizer {“state”: “ON”} muda o estado, mas a luz não liga.

Acho que vou mudar a action da automação e passo a fazer pelo “Device” em vez de “call.service”. Queria mesmo testar por MQTT para aprender :stuck_out_tongue: mas isto não está a colaborar.

Isso é estranho mas sim, é mais fácil mandar fazer um turn_on/turn_off.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade