Posicionamento de persianas (manuais)

Boa noite malta da automação.

O meu setup com HA consiste basicamente de módulos feitos por mim com chips ESP, flashados com ESHome.
Ando com ideias de meter algumas cenas zigbee que não compensam estar a fazer de raíz (sensores de portas e janelas, por exemplo) mas por agora, tudo à unha.
Nesta onda, pus-me a fazer um módulo para detetar o posicionamento da persiana de uma janela. O objetivo principal é saber se o posicionamento corresponde a um 1 de 3 estados (Totalmente fechado, a tocar no fundo ou aberto), embora tinha esperança de conseguir saber o posicionamento exato.

Para tal coloquei um sensor ultrasónico na caixa da persiana a apontar para o eixo. A ideia é que, à medida que a persiana é aberta, o eixo vai ficando cheio reduzindo a distancia entre ele e a tampa onde está o sensor.
Mas isto não deu prova: Os buracos da persiana e as irregularidades das placas quando estão a ser esticadas para enrolar baralham as contas.

Alguém tem alguma ideia de como fazer isto de forma mais ou menos elegante?
Já me lembrei de por um reed switch no parapeito, um íman no fundo da persiana e pronto, ao menos fico a saber se há risco da gata se armar em paraquedista. Mas preferia algo mais capaz.

Nota: São persianas de enrolar, tipo isto:

Obrigado.

Bom dia,

Não dará para adaptar um motor elétrico nesse estore?
Os motores nem são muito caros e pelo que já vi, os motores tubulares são fáceis de adaptar na maioria das caixas.

Depois bastava adicionares um modulo tuya zigbee que custa cerca de 10€ no AliExpress e ja abres, fechas e sabes a posição em que está!

Boas Rui.

Possivelmente dá, o eixo é daqueles hexagonais, e já vi motores que deverão dar ali praí por 60 ou 70€, mais um eixo de metal (os meus são de madeira ainda, não dá para aplicar motor diretamente).

A ideia é no futuro fazer isso, mas são várias janelas, e ainda acaba por ficar carote. No meio tempo, queria evitar que a minha esposa passe a vida preocupada se deixou a persiana aberta, com medo que a gata caia (apartamento alto, historial de já 2 gatos que morreram na queda, imagina o medo dela).

É um bocado por isso que ando à procura desta solução intermédia.

Sim, numa janela sai em conta, várias já é um investimento significativo…

Se gostas de ESPs, eu iria por dois Reed Switchs na calha do estore. Um junto à pedra e o íman na última ripa do estor, para ver se está aberto ou a tocar no fundo. Outro reed switch no cimo da calha, com o íman na ripa superior (onde o outro íman nunca chegue) que indicaria se está todo fechado.

Programação, seria simples:
imagem

1 Curtiu

a maior parte dos sistemas de controlo de posicionamento do estore é feito por tempo… o próprio motor tem fim de curso máximo e mínimo , no entanto não conheço nenhum que permita usar isso externo ou tenha esses sinais disponíveis para uso. podes tentar comprar o sistema eléctrico(motor) e arranjar uma forma de conseguir derivar esses sinais para usares.

Se mexeres na caixa de estore, lembra-te de colocar isolamento térmico na caixa, isso parece ser antigo e uma das maiores pontes térmicas das casas.

1 Curtiu

Está aí, não me tinha lembrado de usar dois reeds para avaliar os três estados. Tinha pensado num cá em baixo, mas só isso. Acho que vai ser por aí.
Até posso aproveitar e no mesmo ESP meter a controlar os 2 reed para a persiana, e um para a própria janela, fazendo um contact sensor. Eles são baratos em zigbee, mas se vou lá ter o ESP, mais vale aproveitar os recursos e deixá-los a fazer tudo.

Obrigado pela dica.

Por acaso é algo que tenciono tratar, já que vou mexer nas caixas. Não é em todas, mas há 2 ou 3 que o isolamento é miragem. Passa frio para dentro como se estivesse a janela aberta. :+1:

não precisas de colocar os reed switch, mais uma vez, se comprares o motor para o estore vais reparar que o sistema já deve ter dois switch para controlar o fim de curso do estore, facilmente podes usar isto usando reles de interface e ligando ao esp tudo escondido dentro da caixa de estore. Pensa nisto.

Sim, mas no momento comprar o motor não é opção. São várias janelas, e o orçamento para isso não pode ser para já. :wink:
Isto é uma solução temporária, só para garantir que não há uma gata voadora a tentar bater a barreira do som.

então posso sugerir outra opção, o rolo do estore quando está dentro da caixa tem um diâmetro maior do que quando está fora da caixa, com dois swiths bem posicionados dentro da caixa do estore consegues saber se ele está todo fechado ou todo aberto.

tipo isto
pode ser necessario algumas modificações para isto funcionar mas penso que depois de ajustado consegues algo bastante fiável e escondido por de trás da caixa.

Também é uma solução interessante para saber se a persiana está totalmente aberta, mas não estou a ver como verificar a posição intermédia (quando a persiana ainda não está toda fechada mas já toca em baixo). Uma vez iniciado o fecho, um switch destes dentro da caixa irá dizer que já não está a tocar, mas não quer dizer que já tenha chegado lá abaixo… Ou estou a ver mal a coisa? :thinking:

numa questão de posição intermedia ou posições especificas este sistema é um pouco difícil de controlar já que os switch tem sempre um campo de actuação que pode corresponder a alguns centímetros de diferença. para algo mais especifico secalhar o melhor é um encoder encostado ao estore ou ligado ao veio onde trabalha o estore.

encoder com isto e uma impressora 3d és capaz de conseguir um posicionamento 100% fiável e muito preciso.

1 Curtiu

O encoder também parece uma opção interessante. Se conseguisse ligar isso ao eixo, era capaz de funcionar.
Obrigado Duarte, vou estudar isso. :wink:

se não tiveres impressora 3d avisa que aqui no fórum alguém tem e pode construir o que precisas para montar isso.

:+1:obrigado pela dica.

Porque não instalas uma esp-cam voltada para a janela. Em QQ momento constatas o estado da persiana e de alguma forma ganhas na segurança?

Eu e o ESP32-CAM temos uma relação de amor/ódio. Ele ama lixar-me o juízo, e eu odeio que ele me lixe o juízo. :grin:
Já fiz 30 por uma linha e não consigo que o ESP32-CAM me funcione como deve ser no HA (acho que até fora do HA). Fica de tal forma lento que se torna inutilizável. Tenho aqui um que comprei para uma outra ideia, e neste momento está a servir para testar o ESPresense, porque como camara, não me safei.
E já é o segundo, isto tinha-me acontecido num primeiro que comprei ainda antes de ter HA, para usar como standalone camera, e já fazia isso. Devolvi-o como avariado, e quando comprei este, pensei que não iria ter problema, que tinha sido um defeituoso antes, mas este faz exatamente o mesmo.

Há algum ‘truque’ para aquilo funcionar? Acho estranho ser só eu com estes problemas, mas com a minha sorte, às tantas sou mesmo. :laughing:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade