Boa noite malta da automação.
O meu setup com HA consiste basicamente de módulos feitos por mim com chips ESP, flashados com ESHome.
Ando com ideias de meter algumas cenas zigbee que não compensam estar a fazer de raíz (sensores de portas e janelas, por exemplo) mas por agora, tudo à unha.
Nesta onda, pus-me a fazer um módulo para detetar o posicionamento da persiana de uma janela. O objetivo principal é saber se o posicionamento corresponde a um 1 de 3 estados (Totalmente fechado, a tocar no fundo ou aberto), embora tinha esperança de conseguir saber o posicionamento exato.
Para tal coloquei um sensor ultrasónico na caixa da persiana a apontar para o eixo. A ideia é que, à medida que a persiana é aberta, o eixo vai ficando cheio reduzindo a distancia entre ele e a tampa onde está o sensor.
Mas isto não deu prova: Os buracos da persiana e as irregularidades das placas quando estão a ser esticadas para enrolar baralham as contas.
Alguém tem alguma ideia de como fazer isto de forma mais ou menos elegante?
Já me lembrei de por um reed switch no parapeito, um íman no fundo da persiana e pronto, ao menos fico a saber se há risco da gata se armar em paraquedista. Mas preferia algo mais capaz.
Nota: São persianas de enrolar, tipo isto:
Obrigado.