Portões automaticos + portão elétrico -> HA

Estas certo. já abre mas eu queria integrar também no HA :slight_smile: é que assim pondero seriamente controlar tudo via HA e deixar o RF da board só para uma emergencia.

Opa, segundo está aqui no manual:

Só falam em 15v… mas nada como testar, obviamente. Também não é fácil arranjar uma fonte com 18v 4a… já procurei e não encontrei grande coisa… só este:

no limite compro esta que encontrei ou então avanço para a fonte que tenho na imagem pois sempre dá 15v 2a…

deixa-me ser feliz por umas horas :rofl: :rofl: :rofl:
Sim, tens razao, não tinha reparado no chip… as boards são parecidas looool.

Ok, o mestre diz, nós seguimos… o que preciso para implementar a tua sugestão?

Atenção de 15VA é diferente de 15V! O equivalente de 15VA são 15W.

Viva @nbranquinho
Duas folhas
Epá estou mesmo loiro com a cena do abrir as duas folhas :rofl:
Explica lá uma coisa , se já abres as duas folhas via botão de porteiro, porreiro , não precisas ligar mais nada lá e dava o ponto como encerrado.

Abrir as duas folhas via HA , já está previsto no esquema e não passa nem tem de passar pelo porteiro. O wemos através de um Gpio vai dar ordem a um rele (que pode ser um dos reles do modulo de 4 reles que tens para ai o link) cujo contacto seco vai actuar directamente no controlador do portão.

Fonte alimentação,
O que mostra o extracto que colocasate é que a potencia da fonte , tem de ser no minimo de 15VA . Se algures diz que tem de ter 18V , então 15VA implica fonte com 0,833…A (A=15VA/18V).
A fonte do esquema 15V- 2A dá 30VA de potencia disponivel, embora tenha potencia e amperes suficientes , faltam 3V para os 18V… Conclusão sobre a fonte pode ser que dê, só testanto.

GPIOS
O “maximo” que tenho num wemos(sem recurso a expansores) são 4out e 4 in , os 4 out escolhidos não piscam qd a energia volta, apenas corro um risco algo remoto de qd faltar a luz o wemos não fazer boot, isto porque tive de usar botoes em INPUT´s de “risco” , mas como são botoes para acender a luzes é pouco provavel que estejam primidos qd a luz volta :wink: . Na tua aplicação os INPUT podem muito bem estar “primidos” ou seja contactos fechados dos estados dos portões, daí ter-te dito que é preciso testar e emular em todos os cenários possíveis.

Isto já está orientado :joy: eu é que se calhar te induzi em erro na imagem… sorry.

Sim, eu vou testar e validar se funciona bem. Se assim fica senão tenho q arranjar outra :face_with_monocle:

Eu so queria era ter a certeza se aquilo que desenhei para a parte do trinco eletrico está correcto e claro colocar aquilo que falaste do

:wink:

Que é para eu comprar o material que preciso para por isso em prática :blush:

Certo. Mas o @PDM saberá isso muito melhor do que eu :rofl:. Mas obg pelo alerta :+1:

È quase isso , mas vê antes o meu ultimo desenho que tem os contactos de reles em paralelo.
Tirando a cena marcada com “?” , que pelos vistos está a mais e ultrapasada e tb a questão da definição dos Gpios a usar , o desenho deve estar quase OK e pronto para prototipagem e teste:slight_smile:

oh… epa eu estou a dormir… não tinha reparado no teu desenho (estava no tlm :roll_eyes: )
O reles em paralelo é alguma proteçao em especial (é um rele de 24v correto?)

tira-me outra duvida: os fios que vêm da campaínha não tem qualquer ligação a esses reles em paralelo, é com o tal " Freewheeling" que se interliga?

desculpa a minha burrice se perguntei coisas implicitas mas pá… esta área quem domina és tu :laughing: :laughing: :laughing:

falta-me comprar um reles duplo de 24v e o tal “freewhell” (ja pesquisei na net mas preciso de ajuda na escolha do material )
Entretanto compro o resto do material e assim que me chegar tudo passo aos testes.

Do que entendi que pretendes fazer , esta imagem deve estar praticamente a refletir o que necessitas, para o projecto. Talvez necessites acrescentar uma fonte no minimo de 5V 1A para alimentar wemos e o modulo de 4 reles.

O rele de 24V serve para isolar e evitar misturas de tensões de diferentes fontes. Passa a receber o impulso que vem do porteiro , o impulso deixa de ir directamente ao trinco ok?
Se vires no esquema há 2 contactos de dois reles em paralelo, um é do rele de 24VDC ligado ao porteiro , outro do rele que faz parte do modulo de 4 reles. A fonte extra (15V espero que chegue) e esses dois contactos é que vão dar ordem ao trinco , quer a ordem venha do porteiro ou do wemos , o trinco vai abrir.

Vê com atenção o meu esquema, só há um rele de 24V , não é como fizeste no extracto acima, o rele que marcaste com 24V faz parte do modulo de 4 reles que normalmente é alimentado a 5V,.
Nota só para informação : há no mercado modulos de reles que podem ser alimentados com outras tensões por ex. 12 ou 24V… , neste teu caso não vejo necessidade andar a inventar com mais tensões.

O “freewhell” ou “freewhelling” não passa de um diodo barato (pode ser por ex.um 1N4007 , montado na bobine do relé 24VDC. Os reles dos modulos não precisam, pk normalmente já trazem esse diodo incorporado no PCB.

ja tenho 1 hi link de 5v.

Ok, bem me parecia que era o que eu estava a pensar. Mas esse rele de 24v tb vai ligar ao wemos e depois o wemos comunica com o outro de rele de 5v para abrir o trinco correto? Neste caso esse rele de 5v vai apenas “manobrar” o negativo… porque a fonte de 15v vai ligar direto ao trinco …

ok, obg :+1:

É mesmo conforme está no esquema, os contactos ficam a cortar o positivo que vai ao trinco.

Actuando no botão no porteiro activas o relé de 24V, que vai actuar o trinco atraves da fonte, independentemente de teres ou não o wemos funcional.
Este rele nada teria a haver com wemos nem HA, apenas vai garantir isolamento de fontes e que tudo continue a funcionar tal como tens agora. Se montares só este rele de 24V e fonte tudo deve ficar a funcionar , depois disso adicionas o wemos e modulo com o resto dos reles. Um dos reles do modulo vai ficar com o contacto em paralelo com o contacto do rele 24V, ou seja o trinco abre quer primas o porteiro quer o wemos dê ordem via HA.

O RF, embora não seja essencial, podes sempre manter em paralelo, é sempre uma alterantiva para abertura dos portoes em caso de falha do wemos ou HA, cá em casa tb tenho assim.

Ok, com a tua explicação percebi agora o objetivo.

Acaba por ser uma segurança adicional, caso o HA esteja em baixo, o video porteiro atua sempre. Ok, isso fica bom assim.
Só uma pergunta porque como não sou da area, é normal não saber como funciona looool. Se está assim é porque sabes como funciona mas só para eu perceber e com base no que disses-te

ou seja o rele em paralelo, de 5v vai deixar passar o que se injetar nele que neste caso serão so 15v, e isto não terá qualquer problema correto? Porque a parte importante é a sua operação (abertura ou fecho) é via wemos com a alimentação de 5v… é isso não é?

Nem mais, e é esse o meu objetivo/ideia

Um rele é basicamente composto por bobine e por contactos electricos ( imagina os contactos como interruptores) , quando metes tensão na bobine o contacto fecha e a luz acende. Este é o principio basico de funcionamento.
Depois temos reles com bobines de diversas tensões , no nosso caso temos com 24V e 5V , a bobine de 24V vai receber comando do porteiro em 18V , o rele de 5V vai receber comando do wemos . Os respectivos contactos é que vão “buscar” os 15V à fonte e fazer “acender” o trinco.
Atenção não confundas isto, as tensões da bobine nada tem a haver com as tensões que podem ser aplicadas aos contactos, no limite um rele com bobine de 5V pode comandar circuitos com tensões de 400 ou mais Volt, depende da caracteristicas dos contactos.

Senhor professor @PDM percebido a explicação.
Agora vou preparar o material e depois passar à ação!!!

Epá, uma palavra muito especial @PDM: muito obrigado pela ajuda, orientação e até ensinamentos! Obrigado pela paxorra :slight_smile:

2 Curtiram

No que puder e souber, estou cá para ajudar :wink:

1 Curtiu

bem, @PDM agora vou começar os testes de bancada e já estou a preparar para o prototipo :rofl:

Isto ainda sou eu a montar as peças na board para ver como vou ligar

Boa vejo que tens ando ocupado tem bom aspeto. :+1:

Obg. Na realidade o que montei é so a placa do meio :slight_smile:
Para ser sincero nem tenho tido muito tempo para dedicar a este projeto. Mas quero ver se consigo iniciar os testes, se a chuva deixar!!!

@PDM Lá vou requisitar a tua ajuda :slight_smile:

Após testes, confirmo que a fonte e 15v que vou por, consegue abrir o trinco eletrico conforme pretendido. A minha dúvida agora reside é qual a correta forma de ligar isto, face ao esquema que me indicaste

Face a isto, qual destas ligações que tenho aqui é a correta (ligar a campainha, fonte de alimentação e trinco)?

Opção 1:

Opção 2:

Ambas as opções funcionam, embora eu ache que seja melhor o esquema 2 pois assim o rele está sempre alimentado, no esquema 1 o rele liga apenas quando a campainha é acionada e consequentemente aciona o rele em si… não sei até que ponto é que este “liga/desliga” poderá danificar…

Obg

Viva
Tenho andado off, não sei se vou a tempor de dar uns bitaites.

• O esquema de ligação dos contactos secos está rebuscado , mas parabens até é uma opção de um tipo inteligente, que sem perceber muito do assunto chega lá por outra forma até mais complicada. E pode-se dar um caso muito pouco provavel de acontecer que é dares ordem exactamente ao mesmo tempo e a tensão de abertura pode nunca chegar ao trinco.
  • de resto se funciona e não queimou está tudo ok até queimar :wink:
  • O primeiro esquema parece-me mais “seguro” pois não há misturas de tensões

Esquema simplificado da ligação contactos secos

Boas… Mister! sempre a tempo! faça chuva ou sol!!! :rofl:
Isso vai lá com um bom wiskey velho de preferencia ou entao uma aguardente velha logo pela manhã todos os dias… ficas ON logo :rofl:

Opa, foi o que se arranjou e que me pareceu mais lógico… lembrei-me das ligações (luz) das comutações de escada e aqui achei que faria mais sentido

Obg mas isto não seria de todo possível sem a tua ajuda @PDM !
Tu é que estás de parabéns e claro eu vou agradecer-te sempre por me teres dado a orientação!!!

Consulta um médico pois não estás mesmo bem!

Ainda não está em funcionamento porque ainda me falta chegar a caixa para o exterior onde vou por estes equipamentos.

Compreendo, eu só fiquei “um pouco com duvidas” por causa do liga/desliga logo… mas vamos por a funcionar e ver como se comporta o sistema :rofl:

Entretanto já estou a preparar os sítios para por os reed switchs… estou a ver o comportamento deles pois os gajos mesmo a 1.5 cm de distancia um do outro acusam-se. mas vamos ver :slight_smile:

1 Curtiu

Já te safas bem, isso é bom pk já podes ajudar o proximo e eu já posso pensar em reformar :wink:

Depende das caracteristicas dos reed switch´s e dos iman´s , geralmente qt mais proximos melhor (sem prejudicar o fecho do portão) , conta sempre com folgas e dilatações do metal :wink: .
Geralmente funcionam melhor na direcção “A” , tive alguns montados na direccção “B” e faziam dois impulsos.
image

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade