Portões automaticos + portão elétrico -> HA

mas por exemplo, teria também que ter uma fonte de 18v para este caso… porque se mandar abrir a partir do HA, vai precisar de injectar corrente…
mas olha uma duvida minha, estes 4 reles precisam de ter corrente para funcionar? É que para fazer a ligação à board do portão não terá corrente.

deve ser este :slight_smile:

Até estava a pensar em ter um módulo destes de 1 rele de 24v para o trinco eletrico… (para poder lidar com os 18v…). Neste caso o esquema de ligação é o mesmo?

parecem iguais aos meus :slight_smile: Isso tb não tem muita tecnologia :wink:

Se o contacto “seco” do rele estiver em paralelo com o botão qi faz abrir o trinco … é como se carregasses no botão , o botão é como um contacto seco que fecha qd carregas , é tal e qual o que faz o contacto do relé , entendes?
O modulo de reles leva com os 5VDC que podem vir directos do wemos (não recomendado) ou de uma fonte de 5VDC que vai alimentar o wemos e o modulo de reles, Depois o gpio é que vai fazer atracar o rele

Sim estou a Perceber mas o que me está a deixar dúvidas é quando eu mandar abrir pelo HA onde é que vai buscar os 18v? é que o botão da campaínha só injecta 18v quando abre tirando isso não tem corrente.

O HA, só vai fechar o contacto do rele , estando este ligado ao botão ,é como se estivesses a carregar fisicamente no botão , o resto do teu "problema com injecção dos 18V " ocorre da mesma forma qd carregas no botão.

Desculpa a minha burrice mas não percebi. Se calhar eu também não me expressei bem ou a imagem que fiz induziu em erro. O que pretendo saber como fazer é o que tenho na imagem a seguir (o que está selecionado a verde). Eu não fiz isto na imagem inicial porque não sabia como seriam as ligações :wink: até tu me ensinares.

O que pretendo é isto ou parecido a isto, claro está com as ligações corretas, eu só aproveitei o que já me tinhas indicado e fiz copy&paste para explicar o que pretendo relativamente ao trinco.

Afinal quem não está a perceber sou eu :slight_smile:
Qd carregas no botão o trinco não abre? ou ainda vais implementar essa função?

Se calhar a difuculdade está em interceptar os contactos do botão para lhe por o contacto seco do rele em paralelo

ahahahah, tamos todos baralhados :rofl:

O “botão” que referes não é individual, está incorporado no sistema de video-porteiro e eu não tenho acesso fisico ao mesmo, o meu video-porteiro é este kit:
image
Como podes ver, os botões de abertura do trinco eletrico e do portão estão no ecrã interior :wink:

Como referi inicialmente, eu já tenho o video porteiro a abrir o trinco eletrico e o meu portão.

A questão do portão já está resolvido. Eu quero agora é fazer o mesmo para o trinco, o imbroglio aqui é o facto do video-porteiro enviar 18v quando eu mando abrir o trinco. Assim, para implementar o sistema, basta tal como desenhei?

Ver se agora eu me expliquei bem, senão estás tu a perder o teu tempo e a chamar-me maluco :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: porque já me explicas-te quinhentas mil vezes o mesmo :rofl: :rofl:

É + ou - isto o esquema ? Torna o caso mais bicudo para um tipo não “electrico” :rofl:

Loool, sim é isso. uso o DOOR (L-, L+) para o trinco eletrico que injecta 18v.

Paralelo de fontes … Isso já exige uma engenharia electrónica :rofl:
São 18VDC?

Sim, o trinco aceita até 18.

Isto é o que está no manual do Trinco:
Screenshot_20210415-230909_Drive

e isto são as características que o manual diz.

Nos detalhes do vídeo-Porteiro fala em 18v e é o que está a funcionar atualmente por isso, é tranquilo.

Boas,
Alguem sabe se alguma destas soluções pode ser integrada no home assistant? ou se algum produto parecido que possa ser integrado?

Não da so parar abirir e fechar, como tambem seria possivel sabes o estado do portão

Desde já obrigado,

Cumprimentos

Podes comprar um shelly 1 e um reed switch.

É uma opção e eu testei o funcionamento a 12v mas o meu shelly começou a aquecer muito (a resistencia ) e acabei por ter que desligar isto.

E será que algum deste esquema é viável (shelly 1 e uma fonte para dar 15v) ?
Esquema 1 (parte do trinco eletrico):

Esquema 2 (parte do trinco eletrico):

trinco_eletrico_2

As minhas desculpas na falta de apoio , tenho andado KO e um pouco sem disposição.
Espero que alguem entretanto te possa dar melhor apoio nisso do trinco, assim de repente o Shelly não me parece o caminho, cuidado com misturas de fontes e tensões, tens de ter mesmo muito cuidado para não queimar o porteiro.
Acho que se faz tudo com o wemos, um rele de 18VDC adicional (o standard é 24V e deve dar) e uma fonte adicional, tens de ver o consumo do trinco e ter uma fonte com capacidade igual ou superior. No fim os contactos dos dois reles , o adicional e um dos reles do modulo de 4 reles a ligar ao wemos, ficam em paralelo.

Força nisso!

Alterei o esquema, e do que interpretei penso que seja isto…

adicionalmente aos 4 reles de 5v vou precisar de 2 de 24v…

Viva Nelson
Não está facil mas cá vamos tentando arranjar forças.


O paralelo dos reles que falava é isto que vês no esquema.
Não entendo para que precisas do rele que está marcado com “?”, teoricamente fazes essa função com rele que está no “GPIO 13”.

De resto é preciso ter atenção ao que já fui dizendo para trás:

  • capacidade da fonte para o trinco , tens de ver qts amperes consome o trinco, se a que tens desenhada já foi testada , fixe.
  • A escolha dos GPIO´s tem de ser feita de forma a que não escolhas um que dê impulso qd alimentas o wemos (é melhor testar antes de escolher os GIPOS definitivos), se não , já sabes, qd a energia retorna a seguir a uma falha podes ter os portões abertos sem quereres.

PS: O diodo que vês no rele 24V DC convem considerar , é o chamado “free whell” evita que a f.c.e.m. gerada ao desligar do rele possa afectar (ás vezes queimar) o porteiro.

esse é o que vai comandar a abertura do portão de 2 folhas a partir do video porteiro.

A fonte eu ainda não tenho mas escolhi essa por ser 15v e 2A (não encontro uma de 18v 4 A que é a voltagem que está especificação da campainha).

Sim, vou tentar montar em teste isto. antes de ser definitivo… no limite se precisar de outros GPIOS mudo para o nodemcu v3 que tem mais disponibilidade.

aqui mandas tu. o que achares melhor… eu vou atras!

Estou enganado ou o porteiro já não abre as 2 flhs sozinho? Se é assim nem precisas de mexer nisso e sempre é menos um Gpio ao barulho.

Quanto à fonte , tens de ver caracteristicas do trinco, se pede 18V 4A , no minimo o melhor é dar-lhe 18V 4A :wink: , até pode funcionar com menos Volts , mas Amperes … , nessas coisas só testando.

Qt aos Gpio´s , não tenho tanta certeza que o nodemcu dê mais que o wemos D1, pois são os dois baseados em ESP8266 , ou estaras a falar de nodemcu c/ESP32?

O diodo freewhell é aconselhavel , ter não faz mal nenhum (desde que bem montado, ou seja invertido relativamente à polaridade dos VDC), não ter , aumenta as hipóteses de haver azar.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade