Portões automaticos + portão elétrico -> HA

Pessoal, preciso da vossa ajuda para implementar um pequeno projeto.
O meu objetivo é:

  1. Abrir/fechar as 1 ou 2 folhas e verificar se o portão está aberto ou fechado
  2. Abrir o portão com fechadura eletrica e verificar se está aberto ou fechado
  3. Adicional ao ponto 1 e mediante os códigos enviados pelo controlo remoto decidir o que abrir (automação no HA) bem como acender as luzes de presença do meu caminho.

Atualmente tenho o meu vídeo-porteiro da BTCinio a comandar ambas as coisas e acho que é possível manter essa integração até porque me dá jeito por causa do controlo interior.

O que me sugerem para implementar isto?

O que eu até agora já devo conseguir fazer:

  • Para controlar tudo, usar um nodemcu ou D1 mini… e aqui configurar 2 GPIOs para interagir com a placa do portão pois existe 2 ligações que permitem diferenciar a abertura de 1 ou 2 folhas. E ter que configurar outros GPIOs provavelmente para “receber” o input por parte da campainha de Abertura/fecho.
  • Para verificar se está aberto ou fechado, os reed switch ligados ao nodemcu (usarei a configuração de reed switch como exemplo deste projecto Módulo para portão de garagem com sensores de fim de curso + Extras )

Irei precisar da vossa ajuda para:

  1. configurar o tasmota para simular o contacto para que o portão possa assumir o comando e a respetiva iteração por parte da campainha.
  2. para a fechadura eletrica, está ligado ao sistema da campainha (btcinio) que manda um “impulso” de 15v para acionar a fechadura eletrica. Como posso integrar aqui a comunicação para também abrir pelo nodemcu?
  3. Isto aqui estou a pensar em comprar um sonoff RF 433 com wifi ou algo parecido de forma a ler os comandos e depois mediante o código fazer a ação pretendida (a luz de presença já tem um shelly). Provavelmente irei usar NodeRed nisto!

O que eu não sei realmente é como fazer a interação entre a fechadura eletrica e o nodemcu para que possa ser acionado por ambos os sistemas (Video-porteiro e NodemCu (HA) ).

Podem iluminar o meu caminho? :bulb:

Ainda vou fazer um esquema e adicionar aqui

****EDIT - Adicionar o esquema atual da instalação:

Material Necessário:

… “pequeno projeto” :slight_smile:

Teoria é cmg , cá vai uma ideia para iniciar :

  • Acho que para o RF não precisas comprar nada, ou seja o RF já abre directamente o portão , com 1 , 2 ou 3 reed´s detectas o que abriu , depois no HA com esses triggers fazes o que quiseres .
  • tudo o resto há de ser possivel com recurso a contactos secos a actuar em paralelo com que já tens no Bticinio sem teres que alterar muito e não ficares totalmente dependente da “electronica”.

Para alem do portão duas folhas, parce que tens mais um portão com trinco electrico é isso?

Se não necessitares ver estados no tasmota (acho que não vale a pena) , se calhar mais vale poupares gpios e não definires pares de relays/switch como o @FSousa , usas decouple dos switch (estou a meter-te por caminhos que vou ver-me aos papeis para tentar ajudar)

Se bem entendi vais precisar configurar no wemos :

  • Relay 1 - cmnd para folha1
  • Relay 2 - cmnd para folha2
  • Relay 3 - cmnd para trinco do outro portão
  • Switch 1 - estado folha1
  • Switch 2 - estado folha2
  • Switch 3 - estado outro portão

O problema é que a board que controla o meu portao eletrico não permite abrir apenas uma folha… daí eu ter pensado no sonoff RF para dar essa funcionalidade em conjunto com o wemos… eu percebo o que sugeres e eu até concordo contigo mas enfim… limitações da placa eletrónica.

afirmativo.

Lembra-te que eu nabo nesta area, safo-me em algumas coisas :rofl: O meu objetivo era ter no HA a informação se o portao está aberto ou fechado e claro, poder mandar abrir/fechar qualquer um deles a partir do HA. Aqui tenho uma pequena grande questão que é: quando mando abrir o meu portao com trinco eletrico como injecto os 18v que ele precisa para abrir…

O que tenho visto para ai de portões de 2 folhas são de abrir as duas ao mesmo tempo.
E com o comando RF do portão consegues abrir cada folha individualmente ?
Qual era objectivo de abrir só uma folha , porta serviço? , tens o outro portão de trinco.

Se é só nesta, estás melhor que eu … :rofl:

Parece-me pacifico, o menos facil poderá ser “deslindar” onde dar os comandos nos portões.

Como é que abres agora? Talvez consigas interceptar os bornes ou botão e com contacto seco de um rele fazes isso.

Como sou nabo ( vá , só meio) costumo primeiro que tudo, tentar fazer levantamento dos equipamentos, cabos e das respectivas das ligações, depois de “esticar” o esquema no papel ( normalmente risco no nanoCAD que é free ) tendo perceber o que posso fazer, a seguir vou testanto situação a situação, vendo tensãoes fazendo uns shunts …etc , no fim tento reunir todos os componentes que usei nos testes (reles , wemos , stepdown´s optos… e pouco mais foge disto) numa protoboard que acaba por ficar uns anos pendurada por fios como produto “final”, ou antes “nunca acabado” que vai sendo actualizado (normalmente nunca) :rofl:

Lá consegui fazer algo muito simples para 3 portões (está em 2 wemos) , no HA apenas tenho isto

image

O portão da rua abro com RF, botão do Bitron ou pelo HA., os outros dois RF e HA … e claro, qd tudo falha dá para abrir manual.

Tenho um pequeno portao que tem trinco eletrico que instalei mas não permite entrar sair de mota ou bicla por exemplo e o meu portao de acesso com 2 folhas mas a board só via RF so permite abrir/fechar as duas ao mesmo tempo contudo via “chunt” pode abrir apenas 1 (ainda nem testei mas vou fazer!). Isto dá jeito para entrar/sair de mota, bicla etc… sem ter que abrir tudo… Era esse o objetivo.

looool :rofl:

Eu tenho o sistema de campainha que abre o trinco eletrico injetando os tais 18v… quando eu carrego no botão no interfone interior. Tal como também consigo abrir o portao (2 folhas) atraves da campainha (aqui deve ser isso do contacto seco (ou molhado loool))

lool, sim isso do esquema vou ter que fazer para ser mais facil interpretar o que preciso/pretendo.

Lá está a situação em que eu quero manter a “coabitação” com o sistema de campainha que tenho atualmente (video porteiro) e ter no HA a capacidade de abrir o portão de trinco e abrir/fechar o 1 ou 2 folhas do meu portao principal, e claro ter a indicação se estão abertos ou fechados (com o tal reed switch).

Eu já tenho o nodemCu e um d1 mini… (d1 mini é aceitável para este caso?)
Vou mandar vir o reed switch para já porque não tenho.

Mota? bicla? epá vende isso, para alem de correres menos riscos , deixas de ter o problema de abrir folha a folha :rofl:

Um levantamento e um esquema bem feito ajuda muito e para mim é o principio de tudo.:wink:
Com o esquema fica mais claro o que tens instalado e não precisas tantas palavras para tentar explicar o objectivo.

Está a fazer-me especie o portão abrir individualmete folhas via RF e não terr “entradas” na placa para o fazer com botoes por ex. , mas depois falas em “shunt” e que podes conseguir abrir as folhas individualmente, se for mesmo assim é meio caminho andado, para teres só a folha aberta para a :bike:.

Se a partir do sistema de intercomunicação já consegues abrir os portões , lá está, seria “só” (esta é uma a palavra à chefe que não imagina o trabalho :slight_smile: ) colocar contactos seco (molhado pode dar curto-circuito :slight_smile: ) em paralelo com esses botoes que existem , dessa forma continuas com o sistema existente independende do wemos e do HA.

O nodeMCU ou wemos D1 mini , para o efeito são a mesma coisa, muda o formato da placa e salvo erro a localização dos pinos.
Com um D1 mini , tenho usados 10gpios (4 reles , 4 botoes e + 2 gpios com i2c onde tenho um sensor BME temp./hum), por isso para o que queres vai dar na boa.
Com já tinha referido em cima , pelo que entendi , no wemos só precisas de usar 6 gpios:

  • Relay 1 - cmnd para folha1
  • Relay 2 - cmnd para folha2
  • Relay 3 - cmnd para trinco do outro portão
  • Switch 1 - estado folha1
  • Switch 2 - estado folha2
  • Switch 3 - estado outro portão

Parece-me que para detectares os estados individuais das folhas , vais ter de puxar pela imaginação para colocar os reed , ou pensar noutro tipo de detecção por ex. fim de curso.

Olha uma coisa , o meu portão da rua ( de correr) dá-me estado aberto e de fechado , tive de andar a fazer uns testes, medições e a inventar um pouco com opto-couplers , mas não precisei de meter nada de reed´s, tens de ver se nos teus tens isso.

Afirmativo e por isso anexei no meu post original (recorri ao paint.net por ser mais rápido :rofl: para mim, e com calma vejo o nanocad mas obg pela dica).

Eu apenas abro as 2 folhas ao mesmo tempo via RF. Apenas 1 folha é que não me é permitido, embora tenha essa opção na board com “shunt”.

Isso mesmo que pretendo, ou seja comandar pelo video-porteiro e pelo HA :slight_smile:

Pois mas o meu não tem nada disso. Vou ter mesmo que recorrer aos reed switch para tal…

Olha, isto será um draft do desenho onde tenho algumas dúvidas.

NOTA: Já testei a board do portão e no contacto “Abrir”, abro apenas 1 folha como pretendido, depois para fechar, aí tenho que acionar o contacto “FECHAR” para ele fechar a folha.


Desculpa resposta tardia, mas tenho andado abalado com noticias laborais
Penso que teria de ser algo assim com contactos “secos”
Ainda são alguns gpios, há que ter cuidado em escolher e testar antes, pois o uso de alguns deles, em caso de falta de energia podem comprometer o boot do ESP.
Os contactos dos relés comportam-se como “shunts”, se fizeres shunt´s no sitios onde estão desenhados os contactos o comportamento é o descrito?

Não tens que pedir desculpa, eu é que agradeço o tempo que estas a dispensar para ajudar um nabo como eu :rofl:

Não me diz respeito mas espero que tudo se resolva pelo melhor e cá estamos pro que for preciso!!!

Bem lembrado, e agora que falas nisso acho que até o @philder teve um problema parecido no projecto dele do sofá!

Correto. Não explode, é o que se quer :rofl:

Relativamente à imagem, onde tem +5v pressupoe ter mesmo corrente? É que atualmente não tem.

Uma outra questão, relativamente ao trinco eletrico (18v) como poderei interagir também com o wemos?

Depois tens que me traduzir um pouco os simbolos pois eu ainda não sei bem o que são :wink:

image

Por questão de representação e para evitar linhas por todo o desenho, o +5VDC e o GRD , representam dois pontos electricos distintos do wemos. O mesmo acontece qd represento uma seta com Gpio x , em vez de desenhar as linhas repectivas no esquema representa-se assim para não “poluir” o desenho.
Sendo contactados"secos" não ligamos a nenhum ponto do wemos , os contactos apenas ficam ligados ao portão.
Quanto aos simbolos, é coisa simples , no fundo os 4 transistores associados a reles espalhados pelo esquema, representam por exemplo um simples modulo de 4 reles como o da foto.

Ok. Quem Sabe, sabe! :joy:

olha e esta parte é possivel?

e esse exemplo dos 4 Relés dessa imagem seria um bom exemplo para comprar ou o que preciso é mais simples? (que possa eu fazer?)

Sim à partida dá, depende do que lá tiveres, será feita com um contacto seco (que já sabes o que é) de um dos reles, mais ou menos como está no esquema.

A cena dos reles podes fazer tu, uns reles , uns transistores, umas resistencias numa perboard , mas se calhar dá menos trabalho e fica mais barato comprar o modulo já feito.

O que precisas saber? para eu tentar responder. Aquilo injeta 18v quando eu carrego no botão para abrir o trinco.

Um, pois… feito é mais pratico de facto.Então antes de ver para comprar o quer que seja, só preciso que me ajudes a ver esta cena do trinco eletrico para depois por mão às compras :rofl: e depois na massa :brick:

Isto?

Quanto ao portão de duas folhas é possível abrir só uma das folhas, usando a função “pedonal” existe aqui imensos exemplos no fórum, usa um Shelly 1, mete ai o manual do motor.

No manual do motor, na parte das ligações deve haver uma ligação que diga “Pedonal”, essa ligação normalmente é “NA” (normalmente aberta) quando é junta com o neutro, fecha o circuito e abre apenas uma folha do portão.

Para te dar uma ajuda em saberes o que procuras vê aqui, vai até á parte “Esquema de ligações na central Q60S”, na figura 2 tens lá o exemplo do que procuras, ou aqui vê-se bem onde ligar o pedonal, em vez da “fechadura”, Abertura Pedonal (1 folha), é um usar um Shelly 1.

Se for de correr abre apenas uma percentagem da abertura.

Apenas um exemplo, outro aqui, mais outro, mais outro.

Isto já te deve dar uma ajuda.

Quanto ao saber se o portão está aberto ou fechado podes usar sensores de porta/janela como os da Xiaomi.

Para o trinco elétrico podes meter um Shelly em paralelo com a botoneira que deve haver perto do portão (se tiveres), senão nos fios que vão para o trinco, o que precisas é apenas algo que “imite” uma botoneira/próprio trinco do portão, algo que “imite” o teu carregar no botão de abrir.

@Nuno_pt Obrigado pelas dicas que foram uteis contudo, como referi logo no início, o meu portão só abre as 2 folhas via RF. Embora a board tenha capacidade para abrir apenas 1 folha, é so via botão/shunt e não via RF. Com a solução que o @PDM me está a dar permite-me abrir as folhas (1 ou 2) via HA que é o que eu pretendo (permite centralizar tudo) e assim deixo de usar o RF da board (fica só para ultimo recurso).
A opção que indicas-te também é viável, principalmente para o trinco elétrico mas se conseguir usar um rele fico com uma opção mais barata :slight_smile:

È algo do genero , gosto dos que tenho do Aliexpress,pois tem junpers para seleccionar activo high ou active low, isto é se o rele atraca por envio de +3V ou se atraca qd enviamos GND.
Mas esse deve servir

à partida seria por o contacto seco de um dos reles em paralelo com o botão que carregas para abrir


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade