Pessoal, preciso da vossa ajuda para implementar um pequeno projeto.
O meu objetivo é:
- Abrir/fechar as 1 ou 2 folhas e verificar se o portão está aberto ou fechado
- Abrir o portão com fechadura eletrica e verificar se está aberto ou fechado
- Adicional ao ponto 1 e mediante os códigos enviados pelo controlo remoto decidir o que abrir (automação no HA) bem como acender as luzes de presença do meu caminho.
Atualmente tenho o meu vídeo-porteiro da BTCinio a comandar ambas as coisas e acho que é possível manter essa integração até porque me dá jeito por causa do controlo interior.
O que me sugerem para implementar isto?
O que eu até agora já devo conseguir fazer:
- Para controlar tudo, usar um nodemcu ou D1 mini… e aqui configurar 2 GPIOs para interagir com a placa do portão pois existe 2 ligações que permitem diferenciar a abertura de 1 ou 2 folhas. E ter que configurar outros GPIOs provavelmente para “receber” o input por parte da campainha de Abertura/fecho.
- Para verificar se está aberto ou fechado, os reed switch ligados ao nodemcu (usarei a configuração de reed switch como exemplo deste projecto Módulo para portão de garagem com sensores de fim de curso + Extras )
Irei precisar da vossa ajuda para:
- configurar o tasmota para simular o contacto para que o portão possa assumir o comando e a respetiva iteração por parte da campainha.
- para a fechadura eletrica, está ligado ao sistema da campainha (btcinio) que manda um “impulso” de 15v para acionar a fechadura eletrica. Como posso integrar aqui a comunicação para também abrir pelo nodemcu?
- Isto aqui estou a pensar em comprar um sonoff RF 433 com wifi ou algo parecido de forma a ler os comandos e depois mediante o código fazer a ação pretendida (a luz de presença já tem um shelly). Provavelmente irei usar NodeRed nisto!
O que eu não sei realmente é como fazer a interação entre a fechadura eletrica e o nodemcu para que possa ser acionado por ambos os sistemas (Video-porteiro e NodemCu (HA) ).
Podem iluminar o meu caminho?
Ainda vou fazer um esquema e adicionar aqui
****EDIT - Adicionar o esquema atual da instalação:
Material Necessário:
- 3x Sensores de porta magnéticos com contacto NO → Reed switch normal ou Reed switch redondo
- 1 Wemos d1 Mini