Portões automaticos + portão elétrico -> HA

Pessoal, preciso da vossa ajuda para implementar um pequeno projeto.
O meu objetivo é:

1. Abrir/fechar as 1 ou 2 folhas e verificar se o portão está aberto ou fechado
  2. Abrir o portão com fechadura eletrica e verificar se está aberto ou fechado
  3. Adicional ao ponto 1 e mediante os códigos enviados pelo controlo remoto decidir o que abrir (automação no HA) bem como acender as luzes de presença do meu caminho.

Atualmente tenho o meu vídeo-porteiro da BTCinio a comandar ambas as coisas e acho que é possível manter essa integração até porque me dá jeito por causa do controlo interior.

O que me sugerem para implementar isto?

O que eu até agora já devo conseguir fazer:

• Para controlar tudo, usar um nodemcu ou D1 mini… e aqui configurar 2 GPIOs para interagir com a placa do portão pois existe 2 ligações que permitem diferenciar a abertura de 1 ou 2 folhas. E ter que configurar outros GPIOs provavelmente para “receber” o input por parte da campainha de Abertura/fecho.
  • Para verificar se está aberto ou fechado, os reed switch ligados ao nodemcu (usarei a configuração de reed switch como exemplo deste projecto Módulo para portão de garagem com sensores de fim de curso + Extras )

Irei precisar da vossa ajuda para:

1. configurar o tasmota para simular o contacto para que o portão possa assumir o comando e a respetiva iteração por parte da campainha.
  2. para a fechadura eletrica, está ligado ao sistema da campainha (btcinio) que manda um “impulso” de 15v para acionar a fechadura eletrica. Como posso integrar aqui a comunicação para também abrir pelo nodemcu?
  3. Isto aqui estou a pensar em comprar um sonoff RF 433 com wifi ou algo parecido de forma a ler os comandos e depois mediante o código fazer a ação pretendida (a luz de presença já tem um shelly). Provavelmente irei usar NodeRed nisto!

O que eu não sei realmente é como fazer a interação entre a fechadura eletrica e o nodemcu para que possa ser acionado por ambos os sistemas (Video-porteiro e NodemCu (HA) ).

Podem iluminar o meu caminho? :bulb:

Ainda vou fazer um esquema e adicionar aqui

****EDIT - Adicionar o esquema atual da instalação:

Material Necessário:

… “pequeno projeto” :slight_smile:

Teoria é cmg , cá vai uma ideia para iniciar :

• Acho que para o RF não precisas comprar nada, ou seja o RF já abre directamente o portão , com 1 , 2 ou 3 reed´s detectas o que abriu , depois no HA com esses triggers fazes o que quiseres .
  • tudo o resto há de ser possivel com recurso a contactos secos a actuar em paralelo com que já tens no Bticinio sem teres que alterar muito e não ficares totalmente dependente da “electronica”.

Para alem do portão duas folhas, parce que tens mais um portão com trinco electrico é isso?

Se não necessitares ver estados no tasmota (acho que não vale a pena) , se calhar mais vale poupares gpios e não definires pares de relays/switch como o @FSousa , usas decouple dos switch (estou a meter-te por caminhos que vou ver-me aos papeis para tentar ajudar)

Se bem entendi vais precisar configurar no wemos :

• Relay 1 - cmnd para folha1
  • Relay 2 - cmnd para folha2
  • Relay 3 - cmnd para trinco do outro portão
  • Switch 1 - estado folha1
  • Switch 2 - estado folha2
  • Switch 3 - estado outro portão

O problema é que a board que controla o meu portao eletrico não permite abrir apenas uma folha… daí eu ter pensado no sonoff RF para dar essa funcionalidade em conjunto com o wemos… eu percebo o que sugeres e eu até concordo contigo mas enfim… limitações da placa eletrónica.

afirmativo.

Lembra-te que eu nabo nesta area, safo-me em algumas coisas :rofl: O meu objetivo era ter no HA a informação se o portao está aberto ou fechado e claro, poder mandar abrir/fechar qualquer um deles a partir do HA. Aqui tenho uma pequena grande questão que é: quando mando abrir o meu portao com trinco eletrico como injecto os 18v que ele precisa para abrir…

O que tenho visto para ai de portões de 2 folhas são de abrir as duas ao mesmo tempo.
E com o comando RF do portão consegues abrir cada folha individualmente ?
Qual era objectivo de abrir só uma folha , porta serviço? , tens o outro portão de trinco.

Se é só nesta, estás melhor que eu … :rofl:

Parece-me pacifico, o menos facil poderá ser “deslindar” onde dar os comandos nos portões.

Como é que abres agora? Talvez consigas interceptar os bornes ou botão e com contacto seco de um rele fazes isso.

Como sou nabo ( vá , só meio) costumo primeiro que tudo, tentar fazer levantamento dos equipamentos, cabos e das respectivas das ligações, depois de “esticar” o esquema no papel ( normalmente risco no nanoCAD que é free ) tendo perceber o que posso fazer, a seguir vou testanto situação a situação, vendo tensãoes fazendo uns shunts …etc , no fim tento reunir todos os componentes que usei nos testes (reles , wemos , stepdown´s optos… e pouco mais foge disto) numa protoboard que acaba por ficar uns anos pendurada por fios como produto “final”, ou antes “nunca acabado” que vai sendo actualizado (normalmente nunca) :rofl:

Lá consegui fazer algo muito simples para 3 portões (está em 2 wemos) , no HA apenas tenho isto

image

O portão da rua abro com RF, botão do Bitron ou pelo HA., os outros dois RF e HA … e claro, qd tudo falha dá para abrir manual.

Tenho um pequeno portao que tem trinco eletrico que instalei mas não permite entrar sair de mota ou bicla por exemplo e o meu portao de acesso com 2 folhas mas a board só via RF so permite abrir/fechar as duas ao mesmo tempo contudo via “chunt” pode abrir apenas 1 (ainda nem testei mas vou fazer!). Isto dá jeito para entrar/sair de mota, bicla etc… sem ter que abrir tudo… Era esse o objetivo.

looool :rofl:

Eu tenho o sistema de campainha que abre o trinco eletrico injetando os tais 18v… quando eu carrego no botão no interfone interior. Tal como também consigo abrir o portao (2 folhas) atraves da campainha (aqui deve ser isso do contacto seco (ou molhado loool))

lool, sim isso do esquema vou ter que fazer para ser mais facil interpretar o que preciso/pretendo.

Lá está a situação em que eu quero manter a “coabitação” com o sistema de campainha que tenho atualmente (video porteiro) e ter no HA a capacidade de abrir o portão de trinco e abrir/fechar o 1 ou 2 folhas do meu portao principal, e claro ter a indicação se estão abertos ou fechados (com o tal reed switch).

Eu já tenho o nodemCu e um d1 mini… (d1 mini é aceitável para este caso?)
Vou mandar vir o reed switch para já porque não tenho.

Mota? bicla? epá vende isso, para alem de correres menos riscos , deixas de ter o problema de abrir folha a folha :rofl:

Um levantamento e um esquema bem feito ajuda muito e para mim é o principio de tudo.:wink:
Com o esquema fica mais claro o que tens instalado e não precisas tantas palavras para tentar explicar o objectivo.

Está a fazer-me especie o portão abrir individualmete folhas via RF e não terr “entradas” na placa para o fazer com botoes por ex. , mas depois falas em “shunt” e que podes conseguir abrir as folhas individualmente, se for mesmo assim é meio caminho andado, para teres só a folha aberta para a :bike:.

Se a partir do sistema de intercomunicação já consegues abrir os portões , lá está, seria “só” (esta é uma a palavra à chefe que não imagina o trabalho :slight_smile: ) colocar contactos seco (molhado pode dar curto-circuito :slight_smile: ) em paralelo com esses botoes que existem , dessa forma continuas com o sistema existente independende do wemos e do HA.

O nodeMCU ou wemos D1 mini , para o efeito são a mesma coisa, muda o formato da placa e salvo erro a localização dos pinos.
Com um D1 mini , tenho usados 10gpios (4 reles , 4 botoes e + 2 gpios com i2c onde tenho um sensor BME temp./hum), por isso para o que queres vai dar na boa.
Com já tinha referido em cima , pelo que entendi , no wemos só precisas de usar 6 gpios:

• Relay 1 - cmnd para folha1
  • Relay 2 - cmnd para folha2
  • Relay 3 - cmnd para trinco do outro portão
  • Switch 1 - estado folha1
  • Switch 2 - estado folha2
  • Switch 3 - estado outro portão

Parece-me que para detectares os estados individuais das folhas , vais ter de puxar pela imaginação para colocar os reed , ou pensar noutro tipo de detecção por ex. fim de curso.

Olha uma coisa , o meu portão da rua ( de correr) dá-me estado aberto e de fechado , tive de andar a fazer uns testes, medições e a inventar um pouco com opto-couplers , mas não precisei de meter nada de reed´s, tens de ver se nos teus tens isso.

Afirmativo e por isso anexei no meu post original (recorri ao paint.net por ser mais rápido :rofl: para mim, e com calma vejo o nanocad mas obg pela dica).

Eu apenas abro as 2 folhas ao mesmo tempo via RF. Apenas 1 folha é que não me é permitido, embora tenha essa opção na board com “shunt”.

Isso mesmo que pretendo, ou seja comandar pelo video-porteiro e pelo HA :slight_smile:

Pois mas o meu não tem nada disso. Vou ter mesmo que recorrer aos reed switch para tal…

Olha, isto será um draft do desenho onde tenho algumas dúvidas.

NOTA: Já testei a board do portão e no contacto “Abrir”, abro apenas 1 folha como pretendido, depois para fechar, aí tenho que acionar o contacto “FECHAR” para ele fechar a folha.

Desculpa resposta tardia, mas tenho andado abalado com noticias laborais
Penso que teria de ser algo assim com contactos “secos”
Ainda são alguns gpios, há que ter cuidado em escolher e testar antes, pois o uso de alguns deles, em caso de falta de energia podem comprometer o boot do ESP.
Os contactos dos relés comportam-se como “shunts”, se fizeres shunt´s no sitios onde estão desenhados os contactos o comportamento é o descrito?

Não tens que pedir desculpa, eu é que agradeço o tempo que estas a dispensar para ajudar um nabo como eu :rofl:

Não me diz respeito mas espero que tudo se resolva pelo melhor e cá estamos pro que for preciso!!!

Bem lembrado, e agora que falas nisso acho que até o @philder teve um problema parecido no projecto dele do sofá!

Correto. Não explode, é o que se quer :rofl:

Relativamente à imagem, onde tem +5v pressupoe ter mesmo corrente? É que atualmente não tem.

Uma outra questão, relativamente ao trinco eletrico (18v) como poderei interagir também com o wemos?

Depois tens que me traduzir um pouco os simbolos pois eu ainda não sei bem o que são :wink:

image

Por questão de representação e para evitar linhas por todo o desenho, o +5VDC e o GRD , representam dois pontos electricos distintos do wemos. O mesmo acontece qd represento uma seta com Gpio x , em vez de desenhar as linhas repectivas no esquema representa-se assim para não “poluir” o desenho.
Sendo contactados"secos" não ligamos a nenhum ponto do wemos , os contactos apenas ficam ligados ao portão.
Quanto aos simbolos, é coisa simples , no fundo os 4 transistores associados a reles espalhados pelo esquema, representam por exemplo um simples modulo de 4 reles como o da foto.

Ok. Quem Sabe, sabe! :joy:

olha e esta parte é possivel?

e esse exemplo dos 4 Relés dessa imagem seria um bom exemplo para comprar ou o que preciso é mais simples? (que possa eu fazer?)

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade