PIR Sensor ON OFF Interruptor

Boa noite povo.

Estou a tentar colocar na minha cama um sensor de movimento para ligar os meus cadeeiros de mesinha de cabeceira.

Visto que o que encontro no mercado são sempre sensores temporizados, para mim não faz sentido. Eu quero “passar a mão” e ele liga. Quero passar a mão e ele desliga…

Alguma sugestão ou opção viável?

Talvez o @RodolfoVieira possa dar uma mãozinha para ligar isso :thinking:

é possível… é mesmo uma coisa “simples” parece-me…

Existe por ai um sistema ja feito em Airduino… mas queria uma coisa o mais simples possível… por ex com um rele de contacto ou que…

Tens lâmpadas wifi ou zigbee na mesa de cabeçeira?

tenho uma tira de leds lol

ok, mas essa tira é wifi?

nop… axo n nao faz sentido… ta alimentada apenas por 1 transformador…

Eu não questionei, por fazer sentido ou não.
Podes colocar uma foto aqui, para nós vermos que candeeiros são esses? estás a ser vago nas respostas, e para te apresentarmos algumas soluções ou alternativas… é preciso saber mais detalhes.

com todo o gosto

Resumindo

  • 2 tiras de leds ligadas ao transformador (as mesmas ligam/desligam por comando, que será para desativar)

  • Quero colocar na zona onde esta a fita Led um sensor de movimento para passar a mao nessa zona e ligar leds (ou colocar o sensor junto ao chão e assim que me levantar liga)

  • Ou seja passa mão liga/passa mão desliga led

Ok… isso não são mesmo candeeiros :wink: estava a imaginar outra coisa…
Para cenário, visto que queres por movimento. Podes colocar um sensor PIR por baixo da cama em que apanhe a zona dos pés e junto com uma automação onde defines horas… ele ligue os leds e desliga passado alguns segundos… mas aqui fica sem controle… ou seja… podes querer que eles fiquem mais algum tempo ligados… e ao fim de um tempo eles desligam…

Ou então teres um botão de pressão junto a cama, ou clicas uma vez eles ligam e clicas outra vez desligam…

Contudo tens que ligar esse transformador a uma tomada wifi, ou algo do genero.

a ideia de colocar botão de pressão ja tinha passado pela cabeça… mas tinha mais sentido por movimento.

movimento tenho esse problema de desligar passado algum tempo…(posso demorar mais tempo no wc lol)

ligar a wifi para ?

Deduzo que essas fitas sejam controladas por IR certo? Como estarias a pensar em as fazer ligar pelo PIR?

sim controlada por IR… função que não me interessa… nao quero luzinhas a piscar… ou cor ou cenas… isso é engraçado para mostrar aos amigos…
é uma função a nao usar. Visto que por ex… deixo controlador ligado como quero… corto o power e volto a ligar … a programação que estava matem-se, inclusive leds se estava ligados… voltam a ligar assim k power volta.

ou seja um interruptor aqui no meio do circuito também funcionaria como queremos…
Eu apenas queria em vez de interruptor ter um sensor movimento…

Ainda não entendi onde o HA entra nesse cenário?!

Se o que pretendes é só ter um sensor de movimento a ligar uma fita led… o melhor é ires a uma casa de eletricidade que eles vendem isso.

1 Curtiu

Pessoalmente, utilizo algo idêntico.

Para tal tenho um controlador (MagicHome com o componente fluxled/magiclight) ligado na fita. Para controlar a mesma utilizo 3 devices distintos: um bhonofre no interruptor de parede (envia mqtt para uma automação para ligar/desligar a fita); um comando da LogitechHarmony (com emulação philips hue para controlar a entidade no HA) faz dim também; por fim, um dimmer do ikea zigbee.

Soluções com PIR não parecem ser muito fiáveis… mas, também podes utilizar um ou vários sensores desses com um controlador h801 na fita led.

O que aqui está em causa, é se queres “integrar” essa fita no HA.
Uma vez que a fita é comandada por IR, e queres anular os comandos IR, a única forma é transformares essa fita em smart. Para que depois o PIR ou o botão ao enviarem informação, os leds conseguirem ligar ou desligar.

Então dessa forma ou colocas uma tomada wifi, ou um controlador conforme te disseram mais acima.

Caso ainda assim, não pretendas ligar isso ao HA, este não será o local indicado para discutir esse assunto.

Tipo este https://www.banggood.com/DC5-24V-5A-60W-Hand-Wave-Infrared-Sensor-Control-Light-Switch-for-LED-Strip-Light-p-1287907.html?cur_warehouse=CN

Tenho um e além de on/off também regula a intensidade.

É certo que se calhar não se trata de um HA mas de uma “alteração ou programação”

Quanto ao link… sim parece ser algo tipo isso

Não percebi bem esse inglês do chinês mas…

@joseruisa

Podes dar a tua definição e para que serve o HA, fiquei sem entender o que pretendes.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade